top of page
  • EmiLou

Como viajar para Londres sem falar inglês?

Se você tem o desejo de explorar Londres e/ou a Inglaterra, mas se sente inseguro por não ser fluente em inglês, saiba que não está sozinho. Muitos viajantes compartilham dessa mesma preocupação, e é por isso que nos as irmãs viajantes estamos aqui para fornecer algumas dicas valiosas sobre como se virar na cidade sem dominar o idioma. Confira abaixo todas as dicas de truque como viajar para Londres sem falar inglês!


Como posso viajar para Londres sem falar inglês?

A Riqueza de Idiomas em Londres

Ter domínio de um idioma — ou até mesmo conseguir se comunicar minimamente — é muito útil ao viajar para o exterior. Contudo, a falta de fluência no inglês não deve ser encarada como um obstáculo intransponível para realizar uma viagem.


Apesar do inglês ser a língua oficial de Londres, a cidade é um verdadeiro caldeirão linguístico, Londres abriga a diversidade de mais de 300 idiomas. Muitos dos habitantes não têm o inglês como sua língua materna. Essa variedade de idiomas contribui para a atmosfera cosmopolita única que caracteriza Londres.


Outro aspecto relevante a ser considerado é que Londres é uma cidade verdadeiramente cosmopolita, com o turismo desempenhando um papel significativo em sua economia. E certamente, você encontrará compatriotas no metrô ou em locais turísticos.


Dessa forma, as pessoas estão habituadas a ouvir e a tentar compreender uma vasta diversidade de sotaques. Além disso, não ficarão surpresas se você optar por se comunicar através de linguagem corporal, desenhos, entre outras formas de expressão.


Não faltam relatos de pessoas que se aventuram por Londres e pelo mundo afora apenas com coragem e gestos, retornando com histórias incríveis para compartilhar. Exige desprendimento e um espírito aventureiro, mas na maioria esmagadora das vezes, tudo se desenrola de forma positiva. O turismo é a maior indústria global, e você ficará surpreso com as diversas maneiras pelas quais será auxiliado.


Nossa sugestões e dicas para encarar uma viagem para Londres mesmo sem falar inglês:


Planejamento e Organização:

Imigração em Londres para quem não fala inglês

Ao passar pela imigração na sua chegada ao Reino Unido, é crucial ter em mãos todos os documentos que possam ser solicitados, incluindo:

  • Passaporte

  • Passagem de volta

  • Comprovantes de reserva de hospedagem

  • Todas as reservas/compras de ingressos, etc.

  • Comprovante da sua situação no Brasil

  • Comprovantes de que você tem condições de arcar com suas despesas no Reino Unido (dinheiro, cartão de crédito, extrato mostrando o limite, entre outros)

  • Seguro de viagem (embora não seja obrigatório no Reino Unido, é sempre recomendável).


Caso não saiba quais documentos são necessários, confira uma listinha aqui. Os agentes costumam ser cordiais e educados, fazendo esforços para se comunicar. Geralmente, tentam utilizar um "portunhol" com quem não fala inglês ou, em último caso, chamam um intérprete.


Possíveis perguntas feitas pelo agente incluem:

  • Qual é o objetivo da sua viagem (What’s the purpose of your trip)? Se a viagem for a turismo, responda simplesmente “tourism”.

  • Quanto tempo você pretende ficar no Reino Unido (How long are you staying in the UK)? Diga o número de dias que você ficará: “XX days”.

Como posso viajar para Londres sem falar inglês?

Como Explorar Londres sem falar inglês

Ao planejar sua chegada do aeroporto ou estação ferroviária até o local de hospedagem, é fundamental estudar o trajeto. Se optar pelo metrô, familiarize-se com o nome da estação de desembarque e verifique se é necessário fazer baldeação, entre outros detalhes. Em nosso site, fornecemos informações precisas para simplificar sua jornada. Consulte aqui as orientações para ir dos aeroportos ao centro de Londres. Ao chegar no hotel, tenha em mãos o comprovante de reserva, onde constam todos os dados necessários.


Tente comunicar-se com o concierge ou recepcionista do hotel, que provavelmente será estrangeiro, mas está lá para ajudar os turistas. Para aproveitar ao máximo a cidade, estude-a com antecedência, elabore roteiros para cada dia, definindo seus destinos e atividades. Tenha um mapa disponível, seja no seu telefone ou impresso. Além disso, baixe o aplicativo CityMapper, disponível em português, que facilitará o planejamento de rotas para qualquer lugar.


Adquira, se possível, os ingressos antecipadamente e imprima ou salve informações em português sobre os locais turísticos. Em Londres, várias atrações disponibilizam audioguias ou folhetos informativos em português ou espanhol. Aproveite esses recursos para enriquecer sua experiência!


Como ir nos restaurantes sem falar inglês

Durante as refeições, se sentir que o cardápio é incompreensível, procure um local onde possa visualizar os pratos antes de fazer sua escolha. Lembre-se também de que sempre pode apontar para o prato do colega na mesa ao lado!


Em cafés, por exemplo, sanduíches e saladas costumam ficar expostos em balcões refrigerados, permitindo que escolha o que mais lhe apetecer. Nas pizzarias, certamente encontrará nomes familiares como "margherita" e "peperoni".


Mantenha a mente aberta; afinal, são as surpresas que enriquecem as viagens e, por que não dizer, as tornam mais divertidas.


Mantenha-se Conectado: Seu Celular, Seu Melhor Aliado

Recomendamos que você chegue na cidade já conectado. Clique aqui para solicitar um chip eletrônico, para chegar na em Londres usando a internet. Após isso, adquira online um plano de dados acessível, e ao colocar os pés em solo londrino, sua internet estará pronta para uso. Saiba mais sobre esse chip aqui.


Explore ao máximo as facilidades oferecidas pela internet atualmente. Além de mapas da cidade, mapas do metrô, e aplicativos de transporte, não se esqueça do Google Tradutor, uma ferramenta que se revela indispensável em diversas situações. Nos sempre usamos em lugares como no Japao e Alemanha.


Baixe o Google Tradutor no seu celular

Desfrute da versatilidade do aplicativo gratuito Google Translate, disponível para Android e iOS, baixando-o em seu celular. Escolha os idiomas de origem (Português) e de destino (Inglês), podendo até especificar as variantes (Português brasileiro ou Inglês britânico) através das configurações de região.


No aplicativo, basta digitar qualquer frase para obter uma tradução imediata. Além disso, aproveite a função da câmera do celular para traduzir instantaneamente placas, rótulos, menus, folhetos, entre outros.


O diferencial? Você pode utilizar o microfone do celular para gravar ou reproduzir frases, obtendo traduções precisas. Uma verdadeira maravilha!


No aplicativo você tem:

1. Tradução de textos escritos: Digite o texto no aplicativo para visualizar a tradução. Se preferir ouvir a tradução, basta clicar no ícone do alto-falante (indicado em vermelho na tela acima).

2. Tradução por foto: Utilize o ícone da câmera para apontar para qualquer texto, permitindo que o aplicativo realize uma tradução instantânea. Na imagem abaixo, observe o folheto sobre tours no Windsor Castle. À esquerda, o texto original em inglês, e à direita, a tela do Google Translate exibindo a tradução.

3. Tradução de conversação: Para iniciar uma conversa, clique no ícone dos dois microfones na interface do Google Translate. Na tela seguinte, você verá um microfone vermelho e os dois idiomas selecionados. Quando ouvir um bip e o microfone começar a piscar, comece a falar em português e ouça a tradução em inglês. Seu interlocutor pode usar o mesmo recurso, bastando trocar o idioma clicando na palavra "English".

4. Tradução por voz: Se preferir não digitar, aproveite o recurso de tradução por voz. Basta clicar no ícone do microfone (o quarto da lista), pronunciar a palavra ou frase desejada e visualizar a tradução. Você também pode ouvir a pronúncia.


O Google Tradutor alcança seu desempenho máximo quando utilizado online, mas também oferece a opção de tradução offline. Para habilitar essa função, basta baixar os arquivos de idiomas. Quando estiver online, toque em um dos idiomas no topo da tela para visualizar a lista completa. Toque na seta ao lado do idioma desejado para iniciar o download.


Outro recurso valioso é a capacidade de salvar frases importantes ou frequentemente utilizadas. Basta tocar na estrela ao lado da tradução escrita para armazenar a frase. Para acessar suas frases salvas, clique na estrela localizada no menu inferior da tela, entre as opções "Início" e "Configurações". Essa funcionalidade pode ser um verdadeiro salva-vidas durante a sua viagem.


Dicas para uma Viagem Descontraída:

1. VÁ COM TEMPO SOBRANDO

Abandone a ideia de uma agenda cronometrada. É crucial ter tempo para lidar com pequenos imprevistos e corrigir eventuais erros. Uma abordagem mais tranquila diminui a tensão, permitindo que você supere qualquer ansiedade inicial.


2. ESTUDE O DESTINO ANTES DE VIAJAR

Imponha-se a tarefa de absorver o máximo de informações sobre o destino. Utilize o Google Maps para planejar suas atividades diárias e carregue guias de bolso em português, que servirão como seus companheiros informativos. No site voce encontra varios recursos comece sua pesquisa por aqui. (Obs.: Estamos sempre atualizando nosso site)


3. NÃO PENSE QUE OS OUTROS NÃO PAGAM MICO

Em uma viagem, imprevistos são inevitáveis, até mesmo para os poliglotas. Aceite com bom-humor situações como pratos incomíveis ou trajetos equivocados. Lembre-se, a língua universal das viagens não é o inglês, mas sim, um inglês adaptado.


4. USE E ABUSE DOS POSTOS DE TURISMO E AGÊNCIAS DE RECEPTIVO

Confie nos postos de informação e agências de receptivo, facilmente encontrados em sua hospedagem. Eles têm infinita paciência para lidar com turistas não familiarizados com o idioma local. Além disso, os tours organizados são uma excelente opção quando o tempo é escasso para corrigir possíveis desvios.


Aproveite e boa viagem!!!


Planeje sua visita a Londres

 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 


Comments


bottom of page