top of page
  • EmiLou

O que fazer em Berna, a capital da Suíça em 1 dia

Atualizado: 21 de mai.

Bem-vindo à capital da Suíça! Você não pode fazer um roteiro de viagem pela Suíça sem incluir Berna como uma das paradas do seu roteiro. Esta incrível cidade remonta ao século XII e, como tal, está repleta de história. Berna é um ótimo lugar para fazer algo um pouco diferente, mas ainda sim totalmente Suíço.


Berna a capital da Suíça

Berna

Berna, cantão, centro-oeste da Suíça. É o segundo mais populoso e o segundo maior dos cantões suíços; cerca de 260 km quadrados são ocupados por geleiras. Fazendo fronteira com o cantão do Jura (até 1979 parte do cantão de Berna) e o cantão de Solothurn ao norte, é limitado a oeste pelos cantões de Neuchâtel, Friburgo e Vaud; ao sul por Valais; e a leste por Uri, Unterwalden, Lucerna e Aargau. É drenado principalmente pelo rio Aare e seus afluentes. A população do cantão é principalmente de língua alemã e protestante.


Berna foi palco de uma disputa em 1528 entre católicos romanos e reformadores que levou à sua aceitação e subsequente defesa das doutrinas protestantes. No século XVIII, Berna governava 52 territórios e os seus patrícios exerciam um poder considerável. Todo o sistema de governo patrício de Berna foi varrido pelos franceses em 1798; foi parcialmente revivido em 1815, mas terminou em 1831. Berna tornou-se a capital política da Confederação Suíça em 1848.


A Universidade de Berna foi fundada em 1834 e incorpora a Escola Teológica (fundada em 1528). A Biblioteca Municipal e Universitária (1528) contém muitos manuscritos e livros raros. A Biblioteca Nacional Suíça (1895) também fica em Berna, assim como a sede do Banco Nacional Suíço. O Museu de Belas Artes (Kunstmuseum), inaugurado em 1879, abriga a maior coleção mundial de obras do pintor suíço Paul Klee – um total de mais de 2.000 itens.


Além de ser a capital federal suíça, Berna é a sede dos sindicatos internacionais de correios, telégrafos, ferrovias e direitos autorais. Suas indústrias incluem a fabricação de produtos gráficos, chocolate, máquinas, equipamentos elétricos e produtos químicos e farmacêuticos. É também um mercado de produtos agrícolas e um movimentado entroncamento ferroviário.



Irmãs viajantes em Berna na Suíça

O que fazer em Berna, a capital da Suíça em 1 dia

As sinuosas ruas de paralelepípedos de Berna, ladeadas por icônicas arcadas ao ar livre, estão repletas de história e charme ocultos. Cercada em três lados por um deslumbrante rio azul-turquesa, toda Aldstadt (Cidade Velha/histórica de Berna) é um Patrimônio Mundial da UNESCO lindamente preservado, o complemento perfeito para qualquer roteiro na Suíça. Devido ao seu tamanho compacto, podemos entender por que alguém faria uma viagem de um dia para Berna vindo de outras cidades, porém, acreditamos que para você verdadeiramente conheça a cidade você deva passar pelo menos uma noite nela. E porque não usá-la como base para conhecer outros lugares? Pode ser um boa opção, não? Você pode conhecer a região de Bernese Oberland por exemplo e muito mais.


Nós decidimos passar 2 noites para explorar bem a cidade. Se você está se perguntando sobre o que fazer em Berna em um dia, bem como recomendações sobre onde comer, como chegar e até mesmo onde ficar se decidir ficar aqui durante sua estada na Suíça, continue lendo para mais!


Nota: Fizemos essa viagem em abril de 2024. Nós fomos de aeroporto de Zurique dirigindo até Berna, onde foi nossa primeira parada do cantão alemão da Suíça. Depois visitamos Interlaken, Lago Blausee, Lauterbrunnen e ainda conhecemos um novo país, o pequeno principado de Liechtenstein


Irmãs viajantes em Berna Suíça


Como chegar a Berna

Localizada no centro-oeste da Suíça, e é bem conectada. Berna pode ser facilmente alcançada de trem ou de carro.


De carro:

Você pode chegar a Berna de carro, pois a cidade está localizada no cruzamento de várias rodovias importantes, incluindo a A1, A6 e A12.


No entanto, gostaríamos de salientar que dirigir no centro da cidade pode ser um desafio devido às ruas estreitas e às opções limitadas de estacionamento.


Para evitar conduzir no centro da cidade de Berna, recomendo estacionar num dos muitos parques de estacionamento localizados nos arredores da cidade e utilizar o transporte público ou caminhar até ao centro da cidade. Nós não usamos o carro quando estávamos em Berna.


Lembrando que para dirigir nas auto-estradas da Suíça você precisa de um adesivo chamado de Vignette, que substitui o pedágio. Hoje em dia o selo é eletrônico e quando você for alugar seu carro na Suíça é provável, que já venha incluído, mas é sempre bom bom conferir com a locadora. Porém se você alugar o carro em outro país, você precisara comprar esse Vignette nos postos de gasolina próximos a fronteira.


Nós alugamos nosso carro com a RentalCars, uma plataforma líder de aluguel de automóveis que opera em mais de 160 países, oferecendo uma experiência fácil de usar com uma vasta seleção de veículos. A RentalCars oferece opções de reserva flexíveis e preços competitivos.




De trem:

Berna tem duas estações ferroviárias: Bern Hauptbahnhof (estação principal de Berna) e Bern Wankdorf. De Bern Hauptbahnhof, há trens frequentes para outras grandes cidades suíças, como Zurique, Genebra e Basileia, bem como para outros destinos europeus, incluindo Paris e Milão.


  • Genebra a Berna - 1 hora e 45 minutos (direção St Gallen)

  • Lucerna para Berna - 1 hora e 30 minutos (direção Genebra-Aeroporto)

  • Zurique a Berna - 1 hora (direção Genebra-Aeroporto)


Todos esses trechos são cobertos pelo Swiss Travel Pass, que permite explorar a Suíça de trem, ônibus e barco. O Swiss Travel Pass oferece viagens ilimitadas na rede Swiss Travel System, que inclui o extenso sistema de transporte público da Suíça, bem como algumas ferrovias, teleféricos e funiculares privados.


O passe está disponível para compra por três, quatro, oito ou 15 dias consecutivos. Como bônus, inclui entrada gratuita em mais de 90 museus e exposições em todo o país. Crianças menores de 16 anos viajam gratuitamente acompanhadas de um dos pais ou responsável que possua um Swiss Travel Pass.


Incluídos no passe estão algumas das viagens de trem mais pitorescas da Suíça, como o icônico Glacier Express, Bernina Express, Golden Pass Line, Jungfrau Railway e, entre outros, a Wengernalpbahn Railway.


Para melhor planeja suas viagens pela Europa, utilize o app gratuito da Omio. Com a Omio, você consegue reservar passagens, sejam elas de trem, ônibus, avião ou ferries em qualquer lugar além de pesquisar e comparar passagens em diferentes meios de transporte, tornando a sua vida muito mais prática.




Onde ficar em Berna

NH Bern The Bristol Hotel, em excelente localização, a poucos minutos a pé da estação no centro histórico. Muitos restaurantes, lojas e Zytglogge a uma curta distância a pé. O quarto e o banheiro são muito espaçosos e oferecem vistas lindas dos telhados de terracota de Berna.


O Best Western Hotel Bern tem uma localização fantástica e também foi recentemente renovado. A equipe multilíngue foi muito útil. O café da manhã continental era bem decente. Uma base muito conveniente na cidade, a menos de 10 minutos a pé da estação Hauptbahnhof Bern, com muitos restaurantes, lojas e principais atrações nas proximidades. Foi nesse hotel em que nós hospedamos. Para aqueles que vão de carro, vale lembrar que o hotel não tem estacionamento próprio, porém eles tem parceria com o estacionamento público da cidade e tem dão um desconto na tarifa do estacionamento.



Onde comer

Kornhauskeller

Se você quiser algo luxuoso, vá no Kornhauskeller é um restaurante histórico localizado numa adega com 500 anos no centro da cidade. O grande salão de jantar exala charme e romance do velho mundo.


O menu oferece cozinha tradicional suíça, incluindo fondue, raclette e schnitzel, além de uma grande seleção de cervejas e vinhos locais. O ambiente é rústico e charmoso com tetos abobadados, paredes de pedra e mesas à luz de velas.


Restaurant Zur Krone

Restaurante simples, cozinha tradicional suíça e divino! O restaurante é pequeno, rústico nem um pouco turístico e comida deliciosa. Adoramos!


Roteiro do que fazer em Berna, a capital da Suíça em 1 dia

Com origens firmemente enraizadas no Sacro Império Romano durante o século XIII, Berna emergiu como uma cidade-estado independente. A maioria dos edifícios verde-terra que revestem as ruas estreitas e vielas tem mais de 800 anos. Imagine as histórias que eles poderiam contar!!!


Dica das irmãs viajantes: Berna é principalmente um cantão de língua alemã, no entanto, você ainda pode esperar ouvir moradores locais e atendentes falando inglês, francês e até italiano.

Explore a deslumbrante Cidade Histórica

Ao sair da estação, siga para leste em direção a Marktgasse. Esta é uma das principais ruas de Berna e levará você à maioria das principais atrações da cidade.


Caminhe sob as sinuosas arcadas medievais e talvez faça algumas compras. Afinal, Berna é o lugar para fazer compras, com mais de seis quilômetros de galerias cobertas para protegê-lo de ventos fortes e neve!


Embora existam algumas lojas internacionais que você certamente reconhecerá, como H&M, Vero Moda, Sephora, Lush e muito mais, a maioria das lojas são pequenas boutiques de moradores locais. Especializado em artigos para casa, roupas, brinquedos infantis, livrarias e muito mais, o cenário de compras mantém um toque suíço muito local.


Procure as torres de Kafigturm

Como uma cidade emergente no século XIII, Berna era extremamente defendida por um fosso natural e altas muralhas do castelo; as suas três torres de guarda originais foram construídas como defesas internas.


Marcado como bem cultural de importância Nacional, Kafigturm é um dos dois remanescentes hoje (Zytglogge é o outro). Com torres finas e altas e decoradas com um mostrador de relógio vermelho, a torre foi convertida em prisão em 1402, quando um incêndio devastou a cidade.


Dica das irmãs viajantes: Barenplatz, uma praça ao ar livre ao lado do Kafigturm, está repleta de restaurantes de boa qualidade. Mais sobre isso na página

Fique maravilhado com o Zytglogge

Nenhum guia de viagem estaria completo sem a famosa torre do relógio de Berna. Você não poderá deixar de admirar os delicados detalhes antigos de Zytglogge, que ficou famosa por seus bonecos em movimento que aparecem a cada hora. Com sua face azul escura adornada com ferragens douradas em forma de sol e lua, esta torre do relógio astronômico do século XV desempenhou papéis importantes na história de Berna


Ao longo dos séculos, a estrutura serviu como torre de vigia, torre de vigia de incêndios e até prisão. Apresentando esculturas de personagens medievais no seu exterior, bem como um mostrador zodiacal, Zytglogge lembra-nos muito o seu homólogo semelhante em Praga.


Zytglogge é uma homenagem a uma época diferente, quando a Suíça era conhecida pela sua relojoaria. Esta torre do relógio exibe tudo o que há de maravilhoso e extravagante na relojoaria dos séculos passados. Na verdade, tem 800 anos e continua a funcionar tão bem agora como antes, graças ao cuidado extensivo que lhe foi prestado ao longo dos anos. Confira você mesmo ou faça um tour para aprender e conhecer seu mecanismo nos bastidores. De qualquer forma, definitivamente considere passar algum tempo aqui.



Torre do relógio de Berna Suíça


Admire as belas pontes de Berna

Cercada pelo rio Aare em três lados, a Aldstadt de Berna está bem conectada aos subúrbios por pontes em arco icônicas.


Nydeggbrucke, no leste, levará você ao Rosengarten; Kornhausbruke, na periferia norte, oferece excelentes vistas sobre os telhados cobertos de neve no inverno; enquanto Kirchenfeldbrucke, no sul, oferecerá vistas panorâmicas do rio até o cassino e as cúpulas verdes da parte de trás do Edifício do Parlamento.


Não perca o Rosengarten (especialmente na primavera)

Uma das coisas que amamos na Suíça é a integração de quase tudo com a natureza. Rosengarten não é diferente. Este parque sereno começou como um cemitério e só se tornou um local público no século passado.


Aproveite a oportunidade para fazer um piquenique aqui, ou visitar o restaurante dentro do parque. Passe algum tempo em reflexão silenciosa e contemplação pacífica. Rosengarten promete um suspiro de alívio e uma lufada de ar fresco para quem optar por passar aqui alguns de seus preciosos momentos na Suíça. Fique perto do lago, explore as mais de 400 espécies de flores e respire o ambiente tranquilo do lugar.


As ruas sinuosas com telhados de terracota de Aldstadt são claramente visíveis deste ponto de vista, o Rosengarten (Jardim de Rosas) é uma parada obrigatória se você gosta de vistas deslumbrantes.


Como o nome sugere, durante os meses mais quentes o jardim apresenta 400 variedades coloridas de rosas. Também é um ótimo local para ver a mudança das estações de outono à medida que o tempo esfria.


Visite a Catedral

A famosa catedral de Berna é conhecida por muitos nomes. O Berner Munster, a Catedral de Berna, a Catedral de São Vicente. Foi construída ao longo de 470 anos, entre 1421 e 1893. Você será saudado por esculturas, pinturas, arquitetura e pela história que está impregnada neste edifício muito antigo. Devido ao longo e prolongado período de tempo durante o qual foi construída, a catedral de Berna também possui uma grande variedade de arte dos séculos. Igualmente impressionante é o Órgão Barroco do início do século XVIII. O terraço da catedral, com todas as suas árvores e vistas, é quase tão impressionante quanto a própria catedral.


Visite os ursos de Berna

A capital da Suíça sempre teve uma relação especial com os ursos. Segundo a lenda, o fundador da cidade, Berchtold V. von Zähringen, capturou um urso pela primeira vez durante uma expedição de caça e deu à cidade o nome deste animal. Em 1224, um urso foi representado no selo de Berna. O primeiro poço de ursos foi criado em 1513, quando soldados berneses trouxeram um urso vivo da batalha de Novara. Este poço estava localizado em Bärenplatz até ser transferido para o Schanzengraben (fosso) em Bollwerkin em 1764, e então foi preenchido com ursos da floresta em Vaud. Com exceção de um período de sete anos anterior a 1810, os ursos sempre viveram na cidade de Berna.


Os ursos pardos que vivem atualmente no parque são uma família. É totalmente gratuito ver os ursos. É fácil caminhar até o parque dos ursos a partir do centro da cidade, ou pegar o ônibus número 12 (direção Paul Klee Centre) até a parada ‘Bärengraben’. Os caminhos ao redor do BearPark estão abertos 24 horas por dia, sete dias por semana, mas os tratadores só estão lá das 8h às 17h.


Ursos de Berna Suíça

Encontre as fontes de água em Berna

Berna é famosa pelas suas inúmeras fontes, que podem ser encontradas por toda a cidade. Muitas destas fontes datam do século XVI e são consideradas obras de arte. Você pode encontrar facilmente muitas das fontes caminhando pelo pitoresco centro histórico. Muitas das fontes estão localizadas em praças públicas e são fáceis de localizar.


Visite o Bundeshaus (edifício do Parlamento Suíço)

Horário de funcionamento: Os horários do passeio dependem do idioma em que você deseja fazer o passeio.

Preços: Grátis


O Edifício do Parlamento Suíço, também conhecido como Bundeshaus, é um marco importante em Berna. É a sede do governo suíço e abriga o Conselho Nacional e o Conselho de Estados, as duas câmaras do parlamento federal suíço. Os passeios duram 60 minutos e estão disponíveis em quatro idiomas, entre eles: inglês, francês, alemão e italiano.


Durante o passeio, você pode explorar os impressionantes salões e câmaras ornamentadas do edifício, incluindo a Câmara do Conselho Nacional, a Câmara do Conselho dos Estados e a Assembleia Federal. Você também pode ver o famoso “Salão da Cúpula”, que apresenta uma bela cúpula de vitral e é usado para cerimônias e eventos oficiais.


Visitantes com 16 anos ou mais são obrigados a depositar documento oficial de identidade com segurança e passar por detector de metais. Embora a fotografia seja permitida durante o passeio, a filmagem não é permitida.


Parlamento da Suíça em Berna

Conclusão

Berna é a encantadora, tem uma história rica e uma arquitetura deslumbrante. Berna combine perfeitamente o charme do velho mundo com o estilo de vida moderna. Apesar de ser a capital da Suíça, Berna possui um ar de vilarejo do interior, o que nós amamos! Você consegue fazer tudo a pé


Berna é uma bela cidade da Suíça que vale a pena visitar em qualquer época do ano. Nós fomos durante a primavera (março – maio) que é uma época linda para visitar. As flores da cidade estavam desabrochando e o clima estava quente mas ainda sim agradável para passear.


Planejando uma viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️


Comments


bottom of page