top of page
  • EmiLou

A Cidade de Praga em 3 dias

Atualizado: 8 de fev.

Praga, a capital da República Tcheca, é um destino europeu muito popular. Com uma história variada que remonta ao século VIII e uma rica cultura de tradições românica, gótica, boêmia, austro-húngara, eslava e soviética, Praga cativa os visitantes. Existem muitas lendas e profecias; a duquesa Tcheca do século VIII ordenou que um castelo fosse construído em um local com vista para o rio Moldava e proclamou a cidade cuja “glória tocará as estrelas”.


As áreas mais turísticas de Praga são bem próximas umas das outras, e não é preciso ficar mais do que 3 dias para conhecer o básico. Pelo menos, pelo nosso ponto de vista!


Se preferir, clique para ir direto à categoria desejada:


História de Praga

Praga floresceu a partir do século X, quando era bispado e residência dos reis da Boêmia. A cidade também era um importante centro comercial, onde se estabeleceram mercadores de toda a Europa, incluindo uma grande população judia. No século XIV, sob Carlos IV, Praga tornou-se a terceira maior cidade da Europa, depois de Roma e Constantinopla. Ele construiu a Ponte Carlos, fundou a Universidade Carlos e iniciou a construção da Catedral de São Vito, no pátio do Castelo de Praga.


O século XVI trouxe as artes para Praga, quando o Imperador Rodolfo II adquiriu artistas, alquimistas, pintores, poetas e outros. Praga se tornou uma próspera capital da cultura, mas isso não durou muito. No início do século XVII, Praga estava declinando em população e status. A guerra dos Trinta Anos e uma epidemia de peste dizimaram a cidade.


No século XIX, a cidade cresceu mais uma vez, atraindo a nobreza que construiu palácios barrocos, projetou jardins ornamentados e organizou festas suntuosas. No século XX, Praga foi escolhida como sede da capital da Tchecoslovaquia, bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e sob o controle soviético durante a Guerra Fria. Na década de 1990, após a queda da União Soviética, Praga cresceu mais uma vez como uma potência financeira global e um centro cultural. Hoje, a cidade atrai visitantes em massa. Acreditamos que de três a quatro dias em media é uma boa quantidade de tempo para ver os principais destaques. Vamos compartilhar o roteiro que fizemos de três dias em Praga!


Informações importantes:

  • Como Praga não é uma cidade enorme, é fácil se locomover pelo centro da cidade caminhando ou usando o transporte público.

  • Na República Tcheca, a moeda usada é chamada de Coroa Tcheca. Em muitos lugares em Praga, você também pode pagar em euros. Mas verifique antes a taxa de câmbio diária. Quase sempre é mais barato pagar em Koruna.


Como chegar e sair do aeroporto de Praga

Existem várias maneiras diferentes de chegar a Praga a partir do aeroporto, que fica a 17 km (25 minutos) da cidade:


1. Ônibus público

A primeira é de ônibus público, que é o mais barato, mas pode demorar mais de uma hora nos horários de pico. O ônibus 119 vai do aeroporto até a estação de metrô Nadrazi Veleslavin, momento em que você deve pegar a linha A (verde). O ônibus 100 leva os passageiros até a estação de metrô Zlicin (linha B amarela do metrô). Esta opção é a mais barata, a €1,25 por pessoa.


2. Airport Express

O ônibus Airport Express é um pouco mais caro, mas leva passageiros do aeroporto para Praha Hlavni Nadrazi, a estação principal de Praga. Uma alternativa ao ônibus público é o ônibus circular, que é menor e leva os passageiros direto para o hotel. Isso leva de 30 a 60 minutos dependendo do número de paradas e custa € 11.


3. Transfer privado

As opções privadas incluem Uber ou um carro particular. O Uber é bastante popular e é uma das melhores opções para se chegar à cidade. A desvantagem do Uber é que pode ser difícil conseguir um carro durante a hora do rush (horário de pico) e o preço pode aumentar nesses horários. No entanto, pelo mesmo preço (ou inferior) de um Uber ou um táxi, um motorista particular irá encontrá-lo no terminal de desembarque. Reserve já seu trasnfer privado aqui.


Acomodação - Onde ficar hospedado em Praga?

Ao visitar Praga, nós recomendamos ficar em algum lugar no centro histórico da cidade. Os hotéis nesta área têm uma localização central, tornando-a um lugar perfeito para os visitantes de primeira viagem que ainda estão se familiarizando com a cidade. Sem mencionar que muitos restaurantes e pontos turísticos estarão bem à sua porta. A atmosfera na Cidade Velha é simplesmente adorável!



Nossa Chegada

Viajamos para Praga na sexta-feira à tarde, trabalhamos pela manhã e fomos direto para o aeroporto, e estávamos cansados ​​demais para explorar a cidade assim que chegamos. Mas como estávamos morrendo de fome, fomos jantar em algum restaurante perto no centro da cidade velha e voltamos para o hotel para ter uma boa noite de sono para poder acordar cedo, revigoradas e prontas para explorar a cidade histórica no próximo dia.


Mesmo à noite, já vimos que a cidade era linda. O atendimento do restaurante não era lá essas coisas - mas falaremos disso mais em frente! Um dos motivos da cidade de Praga ser tão bela é justamente pelo fato de não ter sido reconstruída, como tantas outras cidades da Europa devido aos ataques de bombardeio da Segunda Guerra Mundial. Por sorte Praga não foi muito atingida e conseguiu manter sua beleza original intacta.


Nosso Roteiro da Cidade de Praga em 3 dias

Dia 1

Nosso itinerário por Praga começou no meio da Cidade Velha (centro histórico). Esta parte da cidade parece uma máquina do tempo. Os belos caminhos de paralelepípedos e edifícios históricos são simplesmente deslumbrantes.


A Praça da Cidade Velha de Praga é provavelmente um dos destaques mais visitados da cidade. Ao visitar a Praça da Cidade Velha, não deixe de experimentar um doce de chaminé chamado “trdelnik“. Originalmente, esta guloseima vem da Hungria, mas é muito popular em Praga e em outras cidades da Tcheca. E é muito gostoso!


Caminhamos pela Praça da Cidade Velha, e demos de cara com antiga Câmara Municipal, que foi concluída em 1364. Este edifício está repleto de história! Você pode escalar a torre para ter uma das melhores vistas de Praga, mas é necessário pagar uma pequena taxa para chegar lá. Para evitar a espera nas filas, compre antecipadamente.


No lado sul da antiga prefeitura, encontramos o famoso relógio astronômico que é um espetáculo a parte. Construído no século XV, é composto por 3 partes que são: ponteiro astrológico, os apóstolos e um calendário zodíaco representando os meses do ano. De hora em hora (entre 9h e 23h), os 12 apóstolos começam a se movimentar, atraindo muitos turistas, mas não vale a pena esperar na nossa humilde opinião. Se acontecer de você estar por perto quando isso acontecer, é divertido dar uma olhada rápida! O relógio foi criado em 1410, tornando-o o terceiro relógio astronômico mais antigo do mundo e o mais antigo que ainda está em operação.


A lenda diz que o criador do relógio foi cegado pelo conselho de Praga depois que o terminou. Isso supostamente foi feito para evitar que ele recriasse o relógio para outras cidades. Não tenho certeza se essa lenda é verdade, mas parece loucura!


Outro ponto que chama a atenção na Praça da Cidade Velha é o Palácio Kinsky. Este edifício foi antigamente usado como palácio (daí o nome) e agora abriga um museu de arte. O edifício lindamente decorado foi construído entre 1755 e 1765 para a família Golz. O estilo do palácio é rococó. Este estilo barroco tardio é famoso por suas tendências ornamentais e teatrais, o que definitivamente pode ser visto no lindo exterior do Palácio Kinsky.


A última atração para conferir ao visitar a Praça da Cidade Velha é outro ícone do horizonte de Praga: a Igreja Gótica de Nossa Senhora antes de Týn. Esta bela igreja levou quase dois séculos para ser construída (entre os séculos XIV e XVI) e abriga o órgão mais antigo de Praga (1673). A lenda diz que esta igreja inspirou Walt Disney para o Castelo da Bela Adormecida. O que você acha? Você vê alguma semelhança?


Aproveitamos que estávamos na praça e almoçamos ali perto num resturante bem tradicional U Dvou koček. Bem tradicional mesmo, para pedir nossa comida tivemos que fazer mímica. Experimentamos o tal do Goulash Checo, nós não gostamos, mas nossa mãe aprovou.

Com relação ao atendimento, percebemos em que todos os lugares eles não fazem questão de agradar, são super secos e diretos. Eles também não tem muita paciência. Então não vão esperando atendimento 5 estrelas!


De barriga cheia seguimos para a torre da Pólvora que é uma torre gótica que fica localizada na fronteira entre a Cidade Velha e a Nova. Ela marca a entrada da Cidade Velha com seus portões lindamente projetados. A torre foi concluída em 1475 e foi uma das 13 portas originais da cidade. Foi utilizada como local de armazenamento de pólvora, de onde vem o nome da torre. Você pode subir os 186 degraus para uma bela vista de Praga. Perto da Torre da Pólvora, você também pode encontrar o Museu Tcheco do Cubismo.


Fomos e direção ao bairro Judeu (Josefov) que fica em uma pequena área na Cidade Velha de Praga e costumava ser conhecida como Getto Judeu. Foi formado no século XIII, quando os judeus foram obrigados a se mudar para esta área. Muitos edifícios e monumentos foram preservados. Lá você pode encontrar muitas sinagogas e estátuas dedicadas ao escritor boêmio Franz Kafka e a casa aonde ele nasceu.


Ali perto existe um espaço dedicado à memória das vítimas do holocausto e ao lado, o Cemitério Velho Judaico (Starý židovský hřbitov)


Terminando o dia passamos no complexo de prédios Clementinum. Antigamente havia uma capela à São Clemente, que virou um monastério e tornou-se um colégio jesuíta em 1556. O colégio permaneceu até 1773, quando foi transformado em observatório, biblioteca e universidade. Atualmente, os prédios abrigam a Biblioteca Nacional, considerada uma das mais lindas do mundo. Vale a pena visita!


Dia 2

Continuamos nossa viagem seguindo para a Ponte de Carlos que cruza o rio Moldava para ver as 30 esculturas religiosas. A Ponte Carlos conecta a Cidade Velha ao bairro de Mala Strana. Carlos IV mandou construir em 1357 e não foi concluído até o século XV. Não é apenas uma das mais famosas, mas definitivamente também uma das pontes mais bonitas do mundo num estilo bem gótico.


Por ser um ponto turístico muito popular em Praga, nos recomendamos visitar a ponte de Carlos de manhã cedo ou mais tarde à noite. Essa é a razão pela qual colocamos no roteiro no início do segundo dia neste itinerário, ao invés do primeiro dia. Visitá-la cedo (antes das 10h) mas de nada adiantou, a ponte estava lotada (final de semana não tem como!).


Depois de cruzar a ponte Carlos, depois de uns 7 minutos caminhando chegamos na igreja do Menino Jesus de Praga. Essa visita era fundamental para nossa mãe que também foi conosco para Praga.


O nome oficial da igreja é da Nossa Senhora Vitoriosa e fica localizada na parte central de Praga. Na igreja você encontra a pequena estátua de madeira representando o menino Jesus. Não se sabe quem fez a estátua, mas sabemos que o menino Jesus de Praga veio originalmente da Espanha e foi dado como presente de casamento à Duquesa Maria Manrique de Lara em 1556 em seu casamento na Boêmia. Com sua morte, a estátua foi passada para sua filha Polixena. Após a morte do primeiro marido, casou-se com um membro da poderosa família Lobkowicz e em 1628 decidiu doar a preciosa estátua ao mosteiro das Carmelitas Descalças, anexo à igreja de Nossa Senhora Vitoriosa.


Apenas 3 anos após a doação, o mosteiro foi saqueado e vandalizado por invasores que tomaram parte de Praga. A imagem do Menino Jesus desapareceu por 6 anos. Quando foi reencontrada no meio dos escombros, a estátua estava sem os braços. Segundo a crença, o padre local fazia suas orações quando teria escutado a imagem pedir para ser restaurada, prometendo, em troca, dar paz e bênção a todos que a venerassem.


Assim foi feito e logo começaram os relatos de milagres vividos por devotos da estátua, espalhando a fama para o mundo, atraindo peregrinações que queriam ver o Menino Jesus ao vivo. Os séculos seguintes foram turbulentos. A imagem chegou a sumir por alguns dias e também precisou ficar escondida por um tempo, até retornar ao seu altar em 1993, junto com os Carmelistas Descalços.


Em 2009, o papa Bento XVI visitou Praga e a Igreja da Nossa Senhora Vitoriosa, abençoando a imagem mais uma vez. Lindo nao? A estátua é creditada com uma cura milagrosa e, entre outras coisas, entao por via das duvidas vale a pena conferir!

Continuamos nosso passeio caminhando pelas ruas estreitas de Mala Strana em direção a parede de Lennon, que fica apenas alguns minutos da igreja. A homenagem ao famoso músico tem sido preenchida com citações e grafites de visitantes desde 1980. Por que existe uma parede de Lennon em Praga, você pode perguntar? Sua arte inspirou muitas pessoas durante a era totalitária durante o comunismo. A parede ofereceu às pessoas um lugar para se expressarem, mesmo que corressem o risco de serem colocadas na prisão! Hoje, você também pode colocar algo na parede para deixar sua marca em Praga.


O próximo ponto foi Museu Kafka está localizado às margens do rio Vltava, não muito longe do Muro de Lennon. Existem muitas homenagens em Praga a Franz Kafka (1883-1924), o famoso autor nascido em Praga, estátuas e outras artes, mas este museu é provavelmente o mais importante. Dentro, você pode encontrar alguns livros da primeira edição e cartas originais do autor. Compre seus ingressos do museu Kafka com antecedência aqui.


Do lado de fora do Museu Kafka, você pode rir da estátua que urina. É um exemplo perfeito do humor de Kafka, mas ofendeu muitas pessoas. Isso ocorre principalmente porque as estátuas estão urinando em uma forma que lembra a República Tcheca ...


Enquanto caminhávamos em direção ao Castelo de Praga (nossa última parada do dia), paramos no Wallenstein Garden e no Wallenstein Palace. O palácio barroco é onde Albrecht von Wallenstein residiu, que começou a construir o palácio em 1623. Os jardins foram construídos ao lado do palácio e funcionam como um belo lugar natural no meio de Praga. Durante o verão, você pode encontrar muitos concertos e apresentações de teatro no jardim.


Você não pode visitar Praga e não visitar o Castelo de Praga! Ele é um dos edifícios mais significativos da República Tcheca, visitá-lo é uma necessidade absoluta. É também um dos 12 locais de patrimônio mundial da UNESCO na República Tcheca. O castelo foi fundado em 880 e serve pessoas há mais de mil anos. É o maior complexo de castelos do mundo e o seu estilo românico misturado com as alterações góticas que foram feitas no século XIV, este edifício é absolutamente deslumbrante. Compre seu ingresso com direito a fura fila aqui, o áudio guia é opcional.


Dia 3

Aproveitamos o terceiro dia para fazer uma excursão um tanto inusitada, algumamos um carro conversível vintage, daqueles dos anos 30 para nos levar pela cidade toda. Você encontra vários desses tours de carros antigos com veículos históricos totalmente renovados, fabricados no período de 1928 a 1935, por toda parte da cidade velha. A excursão inclui os principais pontos turísticos de Praga, Cidade Velha, Cidade Judaica, cruzando a Ponte Cech até o Castelo de Praga e, em seguida, voltar à Cidade Velha pela Ponte Manes, includindo a Torre Petrin que foi inspirada na Torre Eiffel de Paris, construída em 1891 para a Exposição do Jubileu.


O passeio durou quase 3 horas, e nos permitiu ver um pouco mais das belas paisagens de Praga e aprender mais sobre sua história. O motorista esperava pacientemente a gente tirar fotos de cada ponto turístico. Você pode reservar seu passeio aqui.

Depois do passeio fomos na moderna Casa Dançante. Este prédio tem uma arquitetura art-neveau e neo-gótico. E apenas um prédio comercial, e você não pode conhecer por dentro, mas todo mundo vai lá tirar uma foto!


Voltamos para o hotel pegar nossas malas e fomos para o aeroporto de transfer. Fechamos mais um longo fim de semana conhecendo mais uma cidade na Europa. Funcionou perfeito pra gente! E com certeza essa é um lugar que queremos voltar!

Dicas das irmãs: Se você quiser economizar, você pode comprar o cartão Prague Visitor City Card. O cartão de Praga lhe garante acesso ilimitado ao transporte público da cidade, desconto em várias atrações da cidade e algumas das atrações o acesso é gratuito. Ao comprar o cartão, você recebe um pequeno guia com todas as informações dos monumentos incluídos, horários de funcionamento e como chegar no local.

Nos conte como foi a sua viagem? O que você fez de diferente e o que você recomenda?


Salve esse post!


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page