top of page
  • EmiLou

Chá da Tarde no Fortnum & Mason em Londres

Atualizado: 7 de fev.

Se existe um programa tipicamente Inglês é o tradicional chá da tarde. Sempre que recebemos amigos do Brasil (ou de outros países) é sempre a mesma coisa, sempre acabamos indo conhecer mais um chá da tarde em Londres.


Mas pra dizer bem a verdade nós preferimos fazer esse ‘programa’ durante o inverno/dias mais frios ou em ocasiões especiais, assim como os ingleses, se tem alguma ocasião especial para celebrar eles correm para tomar o famoso chá da tarde.


Ano passado, fizemos um video no nosso canal EmiLou Day By Day sobre o chá da tarde no Fortnum & Manson durante o Natal, e recebemos muitas perguntas. Então resolvemos criar um post aqui no Blog para responder a essas perguntas e assim fica como um guia para você usar no futuro e consultar novamente a qualquer momento.



Fortnum & Mason

A Fortnun & Mason por si só já é uma instituição de Londres, e é um dos lugares mais famosos e luxuosos para participar dessa tradição inglesa. A loja é super charmosa e elegante! Situado no Diamond Jubilee Tea Salon, que foi inaugurado oficialmente pela falecida rainha Elizabeth II. o local oferece uma variedade de opções para chá e comida (e champanhe, é claro).

Fundada em 1707 como uma mercearia, a reputação da Fortnum foi construída com o fornecimento de alimentos de qualidade e teve um rápido crescimento ao longo da era vitoriana. Embora a Fortnum tenha se desenvolvido em uma loja de departamentos, ela continua a se concentrar em estocar uma variedade de provisões exóticas, especializadas e também 'básicas' Ela também é muito conhecida por fornecer diversos produtos para família real, incluindo chás. A loja possui quatro andares e fica localizada na 181 Piccadilly, Londres, W1A 1ER e vale muito a pena passear por ela mesmo, que você não vá tomar chá.


Chá da Tarde

Reservamos nossa mesa com antecedência (você pode reservar direto no site deles aqui) Lembre-se de reservar com antecedência, principalmente se você for no fim de semana pois eles ficam cheios rapidamente, especialmente durante o Natal.


Apesar do nome do chá ser “da tarde”, os chás geralmente começam a ser servidos na hora do almoço e são servidos até umas 18:30h, então nós escolhemos ir no primeiro horário e almoçamos no Fortnum & Mason. Apesar não serem “comida de verdade”, os chás tradicionais são super bem servidos, com muitas opções de sanduíches alguns quentes mas a maioria é frio (e se você achar pouco, eles repõem e continuam servindo mais sanduíches pra você), tem também scones (tipo um pão doce típico britânico), mini bolinhos e tortinhas.


Ou seja, marcar um chá da tarde pra hora do almoço é uma boa dica pra quem quer ter a experiência do Afternoon Tea, mas não tem muito tempo na cidade, ou não quer perder uma tarde inteira com o programa. Outra alternativa é deixar mais perto do fim da tarde início da noite e fazer disso o seu jantar. E o Fortnum and Mason é super central, então você nem precisa sair do seu roteiro pela cidade pra dar uma passadinha por lá!




Quando nós chegamos para o nosso chá da tarde no Fortnum & Mason, fomos recebidas na recepção. Os salões de chá são claros e arejados em ambos os lados, e há uma música ao vivo vinda de um piano.


Logo nosso garçom nos apresenta o cardápio do chá da tarde Fortnum & Mason. É o mais extenso de todos que já vimos em Londres (e já vimos muitos cardápios para o chá da tarde em Londres). A principal diferença entre ele e os outros que encontramos é que ele possui vários menus para diferentes necessidades e restrições alimentares. De um menu de chá da tarde sem glúten a veganos e vegetarianos, as opções são muitas. Também existe um extenso menu de chás e se você não sabe qual escolher, não se preocupe o garçom prontamente recomenda um pra você. Caso você queira algo mais especial, você pode pedir uma taça de champanhe a parte Logo nosso chá da tarde Fortnum & Mason completo é apresentado à mesa. Cada uma de nós recebe um bule de chá e uma bandeja de três andares com sanduíches, scones e doces. Parece mais do que poderíamos comer, e nosso garçom nos garantiu que podíamos ter quantas recargas de cortesia quisermos. Os sanduíches contêm todos os clássicos. De pepino com cream cheese a salmão defumado e frango desfiado, eles são a base de qualquer chá da tarde tradicional em Londres. Eles são muito deliciosos! Os scones são simples e de frutas, e vêm com conservas de morango, mirtilo e creme de leite (que têm uma bandeja inteira própria). Lindo! Os doces são uma variedade colorida de tudo, desde bolo de veludo vermelho a merengues e éclairs.


Achamos a comida de alto nível em geral e nosso garçom sempre vinha perguntar se queríamos repetir alguma coisa, não aguentamos comer tudo e eles ainda fez uma quentinha pra comermos o os bolos em casa.

Preços

O preço do chá da tarde no Fortnum and Mason é de a partir de £75 por pessoa (dependendo do menu que você escolher), e o champanhe é a partir de £18,75 a mais. E no final eles também adicionam uma taxa de serviço que é opcional, mas sempre pagamos porque o serviço é sempre muito impecável! (preços atualizados em 2023)


Claro que não é uma experiencia barata, principalmente se você for com a toda a família mas também não fazemos isso todos os dias né?! Como falamos no início do post, nós vamos em ocasiões especiais. E se você tiver visitando Londres acreditamos que vale a pena incluir no seu roteiro porque é uma ocasião especial, mas óbvio que tudo irá depender do seu orçamento e de suas prioridades na sua viagem.



Resumo da nossa experiência

Nós tivemos uma experiência completamente agradável e deliciosa numa tarde de sábado. E ficou ainda mais encantador porque tudo estava decorado para o natal.


Adoramos a elegância do Diamond Jubilee Tea Salon, o atendimento impecável e a variedade de opções do cardápio. A comida era boa e a música ao vivo contribuiu para o ambiente. Nós sempre recomendamos um chá da tarde como sendo um programa imperdível de qualquer viagem a Inglaterra! E se você está procurando um chá da tarde clássico em Londres, este lugar é uma ótima escolha.

Nós achamos que vale a pena e você? Nos conte como foi a sua experiência!


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 


Comments


bottom of page