top of page
  • EmiLou

Guia dos Mercados de Natal em Dresden - Vale a pena visitar?

Atualizado: 7 de fev.

Lar do mercado de Natal mais antigo da Alemanha, Dresden celebra o Natal como nenhuma outra cidade. Durante o dia, a cidade é como qualquer outra no inverno: ruas cinzentas, frias e vazias. Mas ao cair da noite, a cidade transforma-se num país das maravilhas do Natal.


Como muitas grandes cidades alemãs, Dresden possui mais de um mercado de Natal. A Cidade Velha (histórica) tem vários mercados que parecem se fundir em uma massa interminável de alegria Natalina. Para onde quer que você olhe, há luzes penduradas, imponentes árvores de Natal enfeitadas com bugigangas brilhantes, e permeando o ar está o cheiro de nozes cristalizadas e vinho quente!


Neste post compartilharemos tudo o que você precisa saber ao planejar uma viagem aos mercados de Natal em Dresden, na Alemanha. Nós já fomos em vários mercados de Natal Europeu, mas realmente os mercados da Alemanha são os nossos favoritos. Explicaremos o que você pode esperar nos maiores mercados de Natal de Dresden (incluindo o mais antigo da Alemanha, o Striezelmarkt!), o que comer nos mercados, responderemos perguntas frequentes e muito mais!


Capa com um foto de cima do mercado principal de Natal em Dresden


Breve historia do Mercado de Natal em Dresden

Embora aparentemente toda a cidade de Dresden esteja repleta de mercados de Natal, originalmente apresentava apenas um, inaugurado em 1434, o Striezelmarkt foi o primeiro mercado de Natal de toda a Europa. (Houve “mercados de inverno” que abriram antes dessa data, mas este foi o primeiro mercado oficial de Natal).


O Striezelmarkt recebe o nome de uma antiga sobremesa chamada Hefestriezel, que agora é conhecida como Dresdner Christstollen (bolo de Natal de Dresden).


O Striezelmarkt ainda existe (mais sobre isso daqui a pouco!), e ao longo dos anos mais mercados de Natal surgiram pela cidade. Devido à sua rica história, Dresden é considerada o lugar a visitar na Alemanha na época do Natal.


Os melhores mercados de Natal em Dresden

Como já mencionamos, Dresden está repleta de mercados de Natal. Nem todos valem a pena visitar se você tiver pouco tempo, mas alguns realmente se destacaram para nós. Abaixo estão nossas principais opções para os melhores mercados de Natal de Dresden na Alemanha.


EmiLou Day By Day Mercado e Natal em Dresden

Striezelmarkt (Mercado de Natal mais antigo da Alemanha!)

Datas: 29 de novembro a 24 de dezembro

Localização: Altmarkt

Horário: diariamente das 10h às 21h (29 de novembro, das 16h às 21h; 24 de dezembro, das 10h às 14h)

Não existe nada mais autêntico do que isso! O mercado está localizado na Praça Altmarkt, no centro histórico de Dresden.


Este mercado de Natal alemão possui a pirâmide de Natal mais alta do mundo. É uma espécie de decoração de Natal com um leque na parte superior que é alimentado por uma vela na base. Olha só, são lindos!


Uma das muitas razões pelas quais adoramos este mercado de Natal é porque há muito para ver e fazer aqui. Sim, há muitas guloseimas e guloseimas artesanais à venda, mas você também pode observar os padeiros trabalhando e os escultores fazendo bugigangas natalinas. Há até shows de marionetes!


Mais de 240 comerciantes e artistas vêm aqui todos os anos para vender os seus produtos, por isso há realmente algo para todos aqui!


Dica: Observe que o Striezelmarkt fica extremamente movimentado nos finais de semana. Para evitar multidões, visite durante o dia ou logo após o anoitecer. Nós ainda recomendamos aparecer depois de escurecer para ver a árvore de Natal iluminada!


Irmãs Viajantes nos Mercados de Natal em Dresden

Advento no Neumarkt

Datas: 30 de novembro de 2023 – 7 de janeiro de 2024 (fechado em 24 a 26 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024)

Localização: Neumarkt (em frente à Frauenkirche)

Horário de funcionamento: das 11h às 22h diariamente (31 de dezembro, das 11h às 12h30 no dia 1º de janeiro; aberto apenas até as 20h no dia 7 de janeiro)


O Advent on the Neumarkt de Dresden é uma das jóias escondidas da cidade! Este mercado de Natal de Dresden é um mercado histórico com barracas que foram meticulosamente elaboradas para se assemelhar exatamente ao mercado de Natal que existia neste local há 100 anos.


Este mercado vende produtos artesanais mais tradicionais, como cerâmicas, enfeites de Natal, vidros e rendas. Você também pode comprar muitos brinquedos e a comida é de melhor qualidade. Em geral, este mercado de Natal é um dos 3 melhores que já visitamos na Alemanha, graças às impressionantes barracas históricas e aos produtos artesanais de alta qualidade à venda!


Os corais da Frauenkirche se apresentam durante a época de Natal, e também ouvimos cantores de canções natalinas no próprio mercado. O Neumarkt é repleto de enormes árvores de Natal, e o brilho suave das luzes cintilantes torna este mercado mais adequado para um passeio mais tranquilo pelas barracas.


Este mercado não era tão movimentado quanto o mais conhecido Striezelmarkt.


Mercado de Natal na Frauenkirche

Datas: 29 de novembro a 24 de dezembro de 2023

Localização e horário: Na parte de trás da Frauenkirche e na Münzgasse

Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 10h às 21h; Sextas e sábados, das 10h às 22h


Localizado próximo ao Neumarkt fica o mercado de Natal da Frauenkirche. As barracas do mercado de Natal alinham-se na Münzgasse e transformam os restaurantes e lojas num paraíso de inverno.


Há uma boa mistura de comidas e bebidas, presentes e joias à venda neste mercado. Fique de olho no Herrnhuter Sterne (Herrnhuter Stars) à venda. São estrelas de Natal dobráveis ​​que todas as famílias na Alemanha penduram durante as férias. Você vê estrelas de Natal à venda em mercados de todo o país, mas a Herrnhuter foi a primeira empresa a fabricar as estrelas de Natal originais, há 160 anos!


Como as barracas deste mercado de Natal em Dresden se alinham em uma rua comercial já estreita, às vezes pode ser difícil ver tudo. Como tal, recomendamos visitar este mercado durante o dia e optar por um dos mercados maiores quando estiver apenas passeando à noite.


Augustusmarkt

Datas: 29 de novembro de 2023 – 7 de janeiro de 2024 (fechado em 24 a 26 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024)

Localização e horário: Ao longo da Hauptstraße, que vai de Neustädter Markt e Albertplatz (na Cidade Nova de Dresden)

Horário: segunda a quinta, das 11h às 21h; Sexta-feira, das 11h às 22h; Sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 10h às 21h


Do outro lado do rio, na Cidade Nova, você encontrará os mais ecléticos. Este mercado de Natal exibe produtos mais modernos e a comida é mais internacional.


Há uma grande roda gigante perto do rio Elba, e o mercado se estende até o bairro Barroco de Dresden, que vale a pena explorar a pé antes de escurecer. Este mercado não parece muito “tradicional”, mas ainda assim é divertido ver o que está à venda e apreciar as luzes de Natal.


E como é o segundo maior mercado de Natal de Dresden, há muito para ver e comer no Augustusmarkt!


Imãs Viajantes Emi & Lou no mercado Augustusmarkt

Outros mercados de Natal de Dresden para visitar

Alguns outros mercados de Natal populares em Dresden são:

  • Romantic Christmas Market - Localizado perto do palácio real, este mercado é um pouco mais tranquilo e está decorado com cabanas de madeira.

  • Winter Lights Market – Localizado na principal rua comercial, Prager Straße. Como o nome sugere, este mercado é iluminado com luzes de Natal. Há uma série de produtos artesanais à venda aqui.

  • Mercado de Natal Medieval — Este mercado acontece no que antes eram os estábulos do palácio. Os artesãos vendem produtos feitos com ferramentas medievais tradicionais e todos usam roupas medievais.

Mercado Medieval de Natal em Dresden

Perguntas frequentes sobre como visitar Dresden no Natal

Se você ainda tiver dúvidas sobre como visitar os mercados de Natal em Dresden ou outras partes da Alemanha, não deixe de ler este post com bastante antecedência!


Quando devo visitar os mercados de Natal de Dresden?

Os mercados de Natal de Dresden são os mais movimentados à noite e nos fins de semana, mas se você não se importa com as multidões, recomendamos fortemente visitá-los à noite. Assim, você poderá aproveitar ao máximo as árvores de Natal e as luzes festivas!


Quanto a quando visitar durante a época de Natal, não há hora certa ou errada. Os mercados não diminuem de forma alguma com a aproximação do Natal. Tudo é removido após o dia 25 de dezembro.


O que devo vestir para ir ao mercado de Natal?

Também recomendamos usar sapatos quentes e levar chapéu e luvas. Faz muito frio à noite e os mercados não têm espaços aquecidos. Tudo está ao ar livre, chuva ou neve.


Você precisa de ingressos para os mercados de Natal de Dresden?

Não! Os mercados de Natal em Dresden, Alemanha, são quase todos gratuitos e você pode simplesmente passear como quiser.


O único mercado que cobra entrada é o Mercado Medieval de Natal no Stallhof (antigos estábulos). Porém, você não precisa reservar nada com antecedência; você pode simplesmente aparecer, pagar a entrada e entrar no mercado.


Os mercados de Natal de Dresden aceitam cartão de crédito?

Você deve trazer dinheiro, pois geralmente cartões de crédito não são aceitos. Venha com fome, pois a comida nos mercados é muito boa!


Como faço para ir de mercado em mercado?

A maior parte dos mercados de Natal em Dresden é facilmente acessível a pé. Você pode querer pegar o bonde para atravessar o rio para chegar ao Augustusmarkt, mas caso contrário, basta passear pela Cidade Velha a pé.


Que comidas do mercado de Natal de Dresden devo experimentar?

Todas?! Tudo vai depender da sua fome!!!

Mas vamos te ajudar, nós recomendamos experimentar:

  • Glühwein ou Kinderpunsch (vinho quente com ou sem álcool)

  • Gebrannte Mandeln (amêndoas cristalizadas)

  • Kartoffelpuffer (panquecas de batata, às vezes chamadas de Reibekuchen)

  • Stollen (mais sobre isso em um momento)

  • Quarkbällchen (bolas de massa frita feitas com Quark e polvilhadas com açúcar de confeiteiro)

Banca do mercado de Dresden que vende Stollen

O que é Dresdner Stollen?

Se há uma delícia de Natal que você deve experimentar enquanto estiver em Dresden. Stollen é essencialmente um bolo de Natal temperado (ou pão? É muito denso) cravejado de frutas cristalizadas e polvilhado com açúcar de confeiteiro. Às vezes há marzinpan e/ou nozes dentro.


Mesmo se você achar que stollen não parece bom, TENTE. Quando se trata de comida alemã de Natal, o stollen é o mais tradicional possível.


Além disso, Dresden e Stollen andam de mãos dadas. Pensa-se que o stollen é preparado nesta cidade histórica desde 1400!


Quanto tempo é necessário nos mercados de Natal de Dresden?

Recomendamos passar pelo menos 2 noites em Dresden. Passamos 2,5 dias aqui e ainda não vi e não fiz tudo. Porém, duas noites é tempo suficiente para ver os destaques do dia e também passar duas noites nos mercados de Natal.


Além da comida, o que mais há para fazer nas feiras de Natal?

Os mercados de Natal em toda a Alemanha têm muito mais a oferecer do que apenas comida fantástica. Especialmente nos mercados de Natal de Dresden, também há muitos produtos artesanais à venda, bem como jogos, artesanato, presépios para ver e muito mais.


Posso levar as canecas de Glühwein dos mercados de Natal de Dresden?

Sim! Ao pedir Glühwein (vinho quente) ou outra bebida quente, você pode notar que o preço é bastante alto. Isso porque os vendedores do mercado cobram uma taxa extra de 3 a 4 euros chamada Pfand.


Se devolver a caneca Glühwein ao vendedor onde comprou a sua bebida, receberá de volta esses euros equivalentes a caneca. Se você não devolver a caneca, o vendedor fica com o Pfand – mas você fica com a caneca!


Não se preocupe, é totalmente legal ficar com as canecas Glühwein. Todos os anos, os diferentes mercados de Natal criam novas canecas especificamente para que as pessoas possam colecioná-las.


Copo do Mercado de Nala em Dresden

Vale a pena visitar Dresden de outra forma?

Claro que sim! 


As irmãs viajantes no letreiro iluminado em Dresden

Considerações finais: os mercados de Natal de Dresden valem a pena?

Se ainda não o convencemos a visitar os mercados de Natal de Dresden, na Alemanha, não sei o que o fará. É realmente um dos MELHORES lugares para visitar na Alemanha na época do Natal. Os mercados de Natal aqui são indiscutivelmente os melhores do país, e há muito mais para fazer em Dresden em geral.


Se você tiver alguma dúvida sobre como visitar Dresden durante a temporada de Natal, deixe um comentário abaixo.


Não se esqueça de nos seguir no Instagram e assinar nosso canal do youtube para acompanhar nossos passeios em Londres e além!



Pin para guardar no Pinterest Guia dos mercados de natal em Dresden

Se você gostou das dicas, aproveita e segue a gente também no

 Instagram @emiloudaybyday, assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!

 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page