top of page
  • Lou

Jantar a bordo de um cruzeiro pelo Rio Sena em Paris

Atualizado: 16 de fev. de 2023

Você ja se imaginou em um cruzeiro com jantar a bordo em um magnífico barco num ambiente descontraído e agradável? Pois é! Eu tive essa experiência semana passada, e vou te contar todos os detalhes agora.


Essa semana fui a trabalho a Paris e minha equipe preparou uma surpresa para mim, um . Sensacional!! Que experiência inesquecível!!! As meninas da equipe de Recursos Humanos de Paris queriam me mostar todos os monumentos ícones da capital francesa em uma única noite, o que é um pouco desafiador e bem corrido, daí elas tiveram a brilhante idéia de me levar em um barco-restaurante no rio Sena.


Está no clichê de um cartão postal: Paris, a capital do romantismo por sua arquitetura, seu passado e seu modo de vida, cenário ideal para todos os turistas. E nada melhor do que apreciar esse cenário a bordo de um barco no rio Sena. Enquanto navega no rio Sena, você descobre Paris e escapa em um cenário único, desfrutando de uma comida francesa de primeira qualidade e bem sofisticada.


Existem várias empresas que oferecem diversos tipos de cruzeiro no rio Sena, desde passeios guiados durante o dia ou a noite, até cruzeiros com almoço ou jantar inclusos com o panorama da Cidade-Luz como pano de fundo. Tudo depende do orçamento reservado para a sua viagem.


Todos esses barcos-restaurantes são aquecidos e climatizados de acordo com a estação, e alguns dispõem mesmo de espaço ao ar livre. Como fomos na primavera, no nosso barco tinha ar condicionado, e a temperatura estava bem mais amena e o céu estava bem claro.


Vamos a resenha!


Ao pôr do sol, você embarca às 20h15, Port des Saints-Pères, sob a Pont des Arts (mundialmente conhecida por abrigar diversos cadeados dos casais apaixonados que passaram por Paris, hoje nao existem mais cadeados e a prefeitura da cidade colocou telas de vidro para evitar que as pessoas prendam cadeados na ponte e assim não destruir a ponte - pesava muito!), margem esquerda, de frente para o Louvre e após a subida da passarela às 20h45, o cais se afasta lentamente.



Quando elas disseram que iríamos jantar em um cruzeiro, eu primeiro imaginei uma experiência brega, com cozinha abaixo da média e com preços acima da média. Eu não poderia estar mais errada. Simplificando, não havia melhor maneira de celebrar a minha estada em Paris, sem multidões, do que dentro de um barco fluvial mágico e encantadoramente decorado, o Le Calife.


O Le Calife é um barco antigo, bem estilo vintage, bem menor que os concorrentes, por isso o clima é mais intimista, mais calmo, e você se sente parte da Paris histórica. O menu do jantar oferece opções de entrada principal, salada e sobremesa. Bebidas são a parte e ao chegar no barco você recebe um drink de boas-vindas e unas mini entradinhas (parecia muito o nosso pão de queijo)!


A comida é muito boa, tipicamente francesa (lindamente servida) e como era muito melhor do que eu esperava. O tempo de espera dos pratos é impecavel, eles nao empurram sua goela a baixo e dar tempo de apreciar a vista e comer calmamente.


O cruzeiro dura 2 horas pela histórica Paris. O cruzeiro começa ao som do "Kromhout", o motor original de dois cilindros (1939). Você tem um assento na primeira fila para assistir ao desfile dos monumentos míticos de Paris: de Notre Dame à Torre Eiffel, passando pelo Grand Palais ou pela Conciergerie, o Louvre, o Musée d'Orsay, os Invalides, o Palais de Chaillot assim como as pontes mais notáveis: a Pont Neuf, a Pont au Double, a Pont de La Tournelle, a Pont Marie, e a Pont Alexandre III.


Vale lembrar que as principais atrações turísticas de Paris estão localizadas junto às margens do rio, que é considerada, desde 1991, Patrimonio da Humanidade pela UNESCO.


E, claro, que o grand finale, não poderia ser diferente - a torre Eiffel, toda iluminda e piscando a noite as 22:00 em ponto. Todas nós corremos para o terraço para registar esse momento. As vistas da Torre Eiffel à noite, brilhando, é impressionante. Assim que a torre começou a brilhar todos no barco ficaram emocionados e vibraram.


Dress code: O traje não precisa ser de gala, alguns estavam vestidos mais elegantes, mas nada de muito luxo ou exagero.


A noite foi muito divertida, o barco diz ser romantico, mas o programa é ideal para toda a família, não existem apenas casais, existem famílias, amigos e equipe de trabalho comemorando uma noite em Paris. É bom reservar com antecedência para não ter surpresas desagradáveis.


Se você ainda tem alguma dúvida de fazer ou não um cruzeiro no rio Sena, não precisa ter mais, vale muito a pena e eu super recomendo fazer o cruzeiro pelo Rio Sena e conhecer a cidade luz em uma perspectiva diferente. Principalmente se você tiver poucos dias na cidade.

Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day

Comments


bottom of page