top of page
  • EmiLou

O que fazer em Southampton na Inglaterra em 1 dia

Atualizado: 7 de fev.

Southampton é conhecida como a capital dos cruzeiros da Europa e todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas visitam esta cidade portuária no sul da Inglaterra.


A cidade de Southampton tem muita história, galerias e museus para explorar. Saindo de Londres, você pode chegar na cidade portuária de Southampton em cerca de 1 hora e 20 minutos de trem. Tudo isso torna o tipo de lugar perfeito para uma viagem de um dia ou uma escapadinha de fim de semana.


Nós reunimos os destaques da nossa visita neste prático guia de um dia em Southampton para você passar um dia maravilhoso:


O que fazer em Southampton na Inglaterra em 1 dia

Breve História sobre Southampton

Southampton, cidade e porto do canal da Mancha, autoridade unitária no condado histórico de Hampshire, sul da Inglaterra. Situa-se perto da cabeceira do Southampton Water, numa península entre os estuários dos rios Test e Itchen.


Em 43 dC, um assentamento romano, Clausentum, estava localizado na margem leste do Itchen, e pedras com inscrições, moedas, cerâmica e outros artefatos foram encontrados na área. Southampton (Hamtun, Suhampton) substituiu o saxão Hamtun e era um bairro real antes de 1086. O primeiro foral da cidade foi dado pelo rei Henry II, provavelmente em 1154-55, mas o bairro não foi incorporado até 1445. Henry VI, em 1447, criou Southampton um condado em si. Uma carta que permaneceu em vigor até 1835 foi concedida por Carlos I em 1640.


Na Idade Média, Southampton tornou-se um dos principais portos da Inglaterra, exportando lã e peles do interior e importando vinho da região francesa de Bordeaux. Para os reis Normandos e Plantagenetas, era o principal elo com seus domínios do outro lado do Canal da Mancha, na França. Os vestígios da prosperidade medieval da cidade incluem a Igreja de St. Michael (São Miguel, século XI e posteriores); Palácio do Rei John (João, século XII), um dos edifícios domésticos mais antigos da Inglaterra; e partes das muralhas da cidade, construídas com calcário de Caen da Normandia e apresentando a guildhall sobre o arco de Bargate, o portão norte.


O porto e a cidade declinaram nos séculos XVII e XVIII, mas reviveram no século XIX com a introdução das ferrovias, especialmente a linha entre Londres e Southampton em 1840. O novo desenvolvimento portuário aproveitou o porto espaçoso e o prolongado período de cheia, que resulta de uma maré dupla causada pela presença da Ilha de Wight ao largo da costa. Um importante terminal petroleiro e uma refinaria foram estabelecidos na costa ocidental em 1951 e começaram a utilizar petróleo do Mar do Norte em 1978. Em 1980, Southampton tornou-se o segundo maior porto da Grã-Bretanha. O centro da cidade foi reconstruído após sofrer grandes danos durante a Segunda Guerra Mundial.


Os fabricantes mais recentes (aviões, automóveis, cabos, produtos de engenharia eléctrica e petroquímicos) juntaram-se às indústrias tradicionais do porto de construção e reparação naval, moagem de cereais e processamento de tabaco. A construção de um novo e importante empreendimento comercial e industrial no centro da cidade ocorreu no final do século XX. A Universidade de Southampton (1862) fica nos subúrbios ao norte.


Há quase 400 anos, os peregrinos deixaram Southampton para embarcar na sua histórica viagem transatlântica em 15 de agosto de 1620. Eles estavam em dois navios – o icônico Mayflower e o menos conhecido Speedwell – e embarcaram na costa sul da Inglaterra para uma nova vida na América. Mas eles não saberiam o quão desafiador seria cruzar o Atlântico há 399 anos - ou que acabariam em apenas um navio com mais duas paradas na Inglaterra.


O encontro em Southampton Foi organizado pelo grupo que planeou a viagem do Mayflower - conhecidos como Separatistas, que na altura viviam na Holanda - e pelos seus homólogos no Reino Unido para se reunirem em Southampton em dois navios separados. Esses navios eram o Mayflower e o Speedwell, e o plano era se preparar para a jornada épica que fariam juntos no porto da costa sul da Inglaterra. Os Separatistas, que viviam em Leiden há 12 anos depois de escaparem à perseguição religiosa em Inglaterra, compraram o Speedwell através da venda de pertences pessoais. Em 22 de julho de 1620, um grupo de 16 homens, 11 mulheres e 19 crianças deixou Delfshaven, perto de Rotterdam, para navegar no Speedwell até o Mar do Norte e chegar a Southampton.


Eles chegaram alguns dias depois e se encontraram com a tripulação e os passageiros do Mayflower, que partiu de Rotherhithe, em Londres, e trouxe da Inglaterra os Separatistas e um grupo conhecido como os Estranhos - pessoas que queriam se juntar à viagem para uma nova experiência. começar na América. Todos pretendiam passar alguns dias em Southampton, preparando-se para a longa viagem à América - estocando provisões e preparando os dois navios. E todos eles então navegariam juntos.



O que fazer em Southampton na Inglaterra em 1 dia:

O antigo centro da cidade de Southampton é muito compacto e por isso é fácil de ver a pé. Você pode planejar sua própria rota ou fazer um tour guiado, por exemplo. Com seus passeios históricos, você percorre as épocas dos romanos, saxões e vikings, observa a antiga muralha da cidade, aprende mais sobre o navio The Mayflower e por que Southampton era uma cidade termal. Você também fica sabendo muito sobre a exportação de lã e a importação de vinho nesta cidade


Caso você faça o seu próprio roteiro, recomendamos que você comece o dia, caminhando até a QE2 Mile de Southampton. Localizada no coração da cidade, esta rota pedestre vai do Cenotáfio até a orla marítima.


A High Street de Southampton está repleta de lojas, restaurantes e locais de interesse imperdíveis, como o Titanic Memorial. Não tenha pressa enquanto passeia por esta rua interessante e você encontrará muitos locais históricos para despertar seu interesse.


Ao passar pelas ruínas da Igreja Holyrood, que foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial, reserve um momento para entrar e admirar os restos da arquitetura do século XIV e os memoriais aos marinheiros da Marinha Mercante. Em frente à igreja há uma loja muito interessante chamada Robin’s Nest, que fica dentro de um antigo banco. Está repleto de antiguidades estranhas e presentes feitos à mão e vale a pena dar uma olhada. Além disso – se você tem bagagem que prefere não carregar pela cidade, pode deixá-la aqui durante o dia!


O que fazer em Southampton na Inglaterra


Bargate

No meio da QE2 Mile, você chegará a um edifício impressionante chamado The Bargate. Construída por volta de 1180, esta portaria medieval já guardou o centro murado da cidade. Esta portão medieval viu muitas coisas ao longo dos anos! Faz parte da longa história da cidade e foi construída no século XII.


Caso você esteja com fome, você encontrará muitos cafés que servem café da manhã inglês completo tradicional nesta parte da cidade.


O que fazer em Southampton na Inglaterra em 1 dia

Muralhas da Cidade

As muralhas eram uma característica de muitas cidades medievais da Inglaterra, sendo Southampton uma das grandes! Sem entrar em uma longa lição de história, na verdade foram vários ataques franceses em 1338 que levaram Southampton a cercar a cidade pelo muro. Esta vasta muralha, separada por oito portões e sustentada por impressionantes 29 torres, era o orgulho da cidade; com alguns ainda de pé até hoje.


Um circuito de caminhada de um quilômetro foi mantido ao longo da Bargate Street, Back of the Walls, Town Quay e Western Esplanade. Vale a pena dar uma olhada e ver uma das melhores coisas para fazer em Southampton se você gosta de história. É maravilhoso ver as antigas muralhas da cidade misturadas com a arquitetura moderna da cidade.


A coisa maravilhosa sobre as muralhas da cidade de Southampton é que você pode caminhar ao longo de muitas delas. Basta subir os degraus de pedra e você terá ótimas vistas da cidade, além de praticar bastante exercício ao subir e descer.


Se você tiver um carrinho de bebê ou cadeira de rodas, ainda poderá seguir as muralhas da cidade, pois caminhar ao longo das muralhas é um percurso plano e fácil.


Ao seguir as muralhas da cidade em direção ao oceano, certifique-se de observar os navios de cruzeiro que estão no porto.


Southampton tem quatro terminais de cruzeiros, então há uma boa chance de que pelo menos um ou dois grandes navios de cruzeiro estejam à vista no City Cruise Terminal e no Ocean Cruise Terminal, bem como balsas e barcos menores na Town Quay Marina.


Se você pesquisar rastreadores de navios de cruzeiro on-line, poderá ver quais navios estão no porto durante a sua estadia. Se você nunca viu um navio de cruzeiro de perto antes, pode ficar chocado ao ver o tamanho real de alguns deles!



O que fazer em Southampton na Inglaterra em 1 dia


Volte no tempo na Tudor House and Garden

Se você quiser saber mais sobre a história de Southampton e do resto da Inglaterra, recomendamos visitar a Tudor House and Garden, um dos edifícios mais importante e histórico de Southampton e é um espetáculo que você não pode perder na cidade.


Este edifício tem mais de 800 anos de história, a estrutura de enxaimel foi construída no século XV e foi recentemente renovado. Na época, era uma rica casa particular que se erguia orgulhosamente na muito menor Southampton. Hoje em dia é um museu que explora a vasta história da região e é ótimo para dar uma pequena olhada no seu interior.


Agora você pode percorrer diferentes épocas que passaram por esta casa. Na exposição interativa você poderá descobrir quem viveu e trabalhou nesta casa ao longo dos anos.


Dê uma volta por cada uma das salas e exposições que lhe darão informações detalhadas sobre tudo, desde as eras vitoriana e eduardiana.



Medieval Merchant's House

Você certamente ficará surpreso com a beleza dos edifícios antigos de Southampton, muitos dos quais você chegará inesperadamente enquanto passeia pela cidade.


Algumas pessoas pensam que Southampton é uma cidade feia, já que muitos dos edifícios foram construídos nas décadas de 1960, 70 e 80. No entanto, penso que ter casas medievais e pubs misturados com habitações acessíveis e cafés baratos torna-os ainda mais impressionantes.


Se a sua visita for em um fim de semana entre março e setembro, você pode dar uma olhada no interior de uma casa do século XIV chamada The Medieval Merchant’s House e ter uma ideia de como era a vida em Southampton nos tempos antigos.


Este edifício é a versão renovada de uma casa/oficina do final do século XIII. Foi construído por John Fortin, um rico vendedor. O lugar está aberto apenas aos sábados e domingos.


Dentro da propriedade English Heritage, você encontrará réplicas de móveis, tapeçarias e condições de vida como se estivesse de volta ao século XIV. Vale a pena dar uma olhada, especialmente se você quiser saber mais sobre a longa (e bastante épica) história da cidade.



Ah, também, não se esqueça de visitar Westgate Hall (cerca de 1 minuto a pé) ou Netley Abbey (cerca de 5 km de distância). Embora em ruínas, é uma das melhores abadias sobreviventes em todo o sul da Inglaterra.


Na trilha do Titanic

Você sabia que Southampton está intimamente ligado ao navio icônico – o Titanic? Foi o primeiro porto que saiu antes de afundar após atingir o iceberg em sua rota para a cidade de Nova York.


Para comemorar essa viagem fatídica de Southampton, vários locais foram construídos e dedicados ao navio e à tragédia geral por toda a cidade.


Para garantir que você veja todos eles, Southampton tem sua própria Titanic Trail, que é muito fácil de caminhar por mais ou menos uma hora.

Começando no Centro Cívico, você fará um passeio pelos próprios memoriais. Ao longo do caminho, você verá vários lugares importantes relacionados ao Titanic. Ao todo, há cerca de 13 locais para ver, como o Titanic Engineers’ Memorial em East Park. É um monumento bastante distinto de bronze e granito construído em memória dos 35 engenheiros que perderam a vida quando o navio afundou.


Ao longo do caminho, não deixe de conferir o Memorial dos Músicos do Titanic, que homenageia os músicos do navio. Além disso, você pode baixar o mapa gratuito da Trilha do Titanic (PDF) e segui-lo diretamente do seu telefone.


Visite a Exposição Titanic no SeaCity Museum

Se você adora museus, então o SeaCity Museum é um lugar que você não pode perder! Prestando homenagem à história e herança marítima de Southampton, é uma das melhores coisas para fazer em Southampton para obter uma história completa da cidade.

Sendo um dos principais portos de Inglaterra, as duas exposições permanentes prestam homenagem à sua ligação com o mar. Um celebra o papel da cidade como porta de entrada entre o Reino Unido e o resto do mundo, enquanto o segundo é a ligação da cidade com a trágica história do Titanic.


Além de uma maquete do Titanic, o museu tem uma sala de desastres que reconta a investigação da década de 1930 sobre o mau destino do navio. Existem até reconstituições e relatos de áudio dos sobreviventes que você pode ouvir.


Ah, e outro local para ver também é uma réplica de uma tonelada do transatlântico RMS Queen Mary.


E se você quiser aprender um pouco mais sobre a fascinante história de Southampton, não há melhor lugar do que o SeaCity Museum.


Ocean Village

A Ocean Village de Southampton é uma marina com instalações de atracação para navios altos e iates de grande porte. Aqui você também encontrará o edifício mais alto da cidade, além de muitas lojas, restaurantes, bares e um cinema. Ocean Village é o lugar perfeito para desfrutar de um jantar para terminar o dia em Southampton. Seja qual for o tipo de comida que você gosta, sem dúvida haverá algo para você aqui. Muitos dos bares e restaurantes têm esplanadas onde pode sentar-se ao ar livre e desfrutar de uma bebida enquanto admira a vista da marina (caso você visite durante o verão).


Visite a Galeria de Arte da Cidade de Southampton

Se você ainda tiver energia, poderá visitar também a Galeria de Arte da Cidade de Southampton. Nesta galeria você encontra mais de 5.000 obras divididas em 8 épocas, então com certeza há algo para agradar a todos os gostos. O núcleo da coleção é a arte britânica do século XX e a arte moderna, mas você também pode encontrar muitas obras europeias.


Se você acha que em vez de todas essas atividades culturais prefere fazer outra coisa, Southampton também oferece isso. Por que não ir às compras, por exemplo? Você pode encontrar a maioria das lojas em Westquay e há muitos restaurantes aqui também.


Informações Práticas:

Como chegar a Southampton?


De trem

A estação ferroviária central de Southampton (Southampton Central) é servida por trens diretos de toda a Inglaterra. Demora cerca de 1 hora e 20 minutos de Londres Waterloo e 2 horas e 30 minutos de Londres Victoria. Também há trens diretos de Oxford, Birmingham e Manchester. Confira os melhores horário usando a plataforma Trainline e você também pode comprar seus bilhetes com antecedência pelo site da Trainline.


De carro

Southampton tem boas ligações às autoestradas M3 e M27, o que facilita o acesso de carro e existem muitos parques de estacionamento localizados no centro da cidade.


De avião

O Aeroporto Internacional de Southampton fica a cerca de 8 km do centro da cidade. Existem ônibus e trens regulares que conectam o centro da cidade de Southampton ao aeroporto, ou você pode pegar um táxi ou Uber.



Aproveite seu dia em Southampton!

Muitas vezes, quando os navios de cruzeiro fazem escala em Southampton, os passageiros podem fazer excursões a Londres ou ao Parque Nacional de New Forest. Durante a temporada de verão a cidade fica bem cheia.


Southampton é uma maravilhosa cidade histórica inglesa para explorar.


O que fazer em Southampton, Inglaterra em 1 dia
Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page