top of page
  • EmiLou

PORTO, PORTUGAL - Roteiro de 3 dias

Atualizado: 30 de jan.

O Porto é um dos destinos mais bem avaliados de Portugal, cheio de charme, cultura, história fascinante e muitas coisas para ver e fazer. Por isso, é muito fácil se apaixonar pela cidade!


Se você está planejando uma viagem ao Porto, quer seja para saborear a comida incrível, saborear o famoso vinho ou maravilhar-se com a arquitetura inspiradora, você está no lugar certo!

Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, o Porto é fundamentalmente autêntico e tradicional, tornando-se uma viagem ao Porto uma experiência inesquecível!


Para quem não tem muito tempo e quer visitar a cidade, recomendamos um mínimo de 3 dias no Porto.


Isso permitirá tempo suficiente para ver os pontos turísticos mais bem avaliados, e também ter uma ideia real desta vibrante cidade portuguesa, conhecer a cultura e os costumes portugueses.


Da última vez que fomos ao Porto, foi no final de março de 2018 durante as férias de Páscoa. Nós não recomendamos ir nesta época, estava extremamente cheio e com muita fila nos restaurantes, que estavam lotados devido a excursões pré-agendadas. No entanto, como conhecemos muito bem o idioma (risos), sempre conseguíamos uma mesa depois de conversar com os locais.


Neste roteiro, não estamos incluindo as cidades que ficam nos arredores do Porto. Estamos apenas nos dedicando a cidade (faremos isso num outro post, em breve!).


PORTO

A bela vila costeira do Porto no rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal e é uma cidade deslumbrante. As margens do rio Douro, estão repletas de lojas independentes, bares e restaurantes da moda, tudo muito charmoso.


Apesar de todos os encantos do Porto, ainda é um dos city breaks mais acessíveis que já fizemos no sul da Europa.


Curiosamente, o Porto costumava ser chamado de 'Cidade Invicta' ou “Invencível”, porque nunca foi conquistada pelos mouros ou por qualquer outro invasor que atacaram Portugal e Espanha ao longo dos milénios. Como resultado, o Porto tem uma longa tradição de independência. E os seus residentes consideram-se um pouco mais ousados ​​e autênticos do que os do sul.


No século IV, o Porto recebeu o seu nome quando era um posto avançado do império romano; “Porto” é derivado de seu nome latino-celta: “Portus Cale”. Mais tarde, quando o Porto se tornou um importante porto comercial, os Europeus começaram a chamá-lo de 'Porto'. Isso resultou de estrangeiros não entenderem que os locais usavam o artigo “o” – “o” – na frente do nome. O nome pegou e ainda é uma fonte de aborrecimento para alguns moradores!


Todo Brasileiro precisa conhecer sua história, cultura e por isso viajar para Portugal é essencial! E precisa estar na lista de todos os Brasileiros, mas pra gente é parada mais do que obrigatória, a final de contas, nossa família veio do Norte de Portugal, especificamente Porto e arredores - portanto a cidade do Porto sempre terá um lugar especial nos nossos corações, e sempre voltamos lá quando temos tempo.


Onde ficar no Porto

Se você estiver visitando o Porto pela primeira vez, é melhor ficar no centro para poder acessar as principais atrações e pontos de referência com facilidade. Neste caso, a Baixa é a sua melhor opção. A Baixa é o movimentado bairro central da baixa do Porto, repleto de mercados, lojas, transportes convenientes e uma arquitetura deslumbrante.


Se você está com orçamento limitado no Porto, a Boavista é um ótimo lugar para ficar. Fica perto do centro da cidade, mas consiste em menos armadilhas para turistas e é muito mais fácil viver com um orçamento! No Porto para a vida noturna? Então Ribiera será um ótimo local para ficar. Não só a zona fervilha à noite, como é também uma das zonas mais charmosas do Porto!


Por último, se está a viajar em família e quer um ambiente mais tranquilo para descontrair no final de um dia cheio, então deve considerar ficar em Vila Nova de Gaia. Esta zona situa-se na margem sul do Rio Douro e é bastante conhecida pelas suas caves de vinho do Porto.


Nós ficamos bem na ribeira, no Hotel Vintage Pestana. O Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, é 5 estrelas e está romanticamente situado ao longo do Rio Douro, na histórica Praça da Ribeira. Vale muito a pena ficar hospedado nele, ou pelo menos visitar um dos seus resturantes deliciosos.


Dia 1

Chegando ao Porto, a nossa primeira parada foi explorar a Ribeira. Que melhor maneira de começar o seu primeiro dia no Porto do que explorar o bairro da Ribeira, hein? Situada na zona ribeirinha do Porto, a Ribeira é um dos bairros mais antigos da cidade, e isso é evidente no design, traçado e arquitetura da zona.


A zona da Ribeira é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO! À beira-mar, há uma longa faixa de cafés, restaurantes e lojas que contribuem para o clima vibrante da área. Nas margens opostas existem várias casas portuárias, muitas das quais são empresas.


Por um lado, você tem os edifícios coloridos e lindamente projetados, finalizados com terraços pitorescos. Por outro lado, tem o tranquilo Rio Douro com barcos de pesca locais dispersos.


Também ao longo da orla da Ribeira está a icónica Ponte Luís I do Porto, que é uma das mais bonitas de todo o país, e foi concluída em 1886. A ponte de dois andares é um dos marcos mais populares do Porto. O comprimento total da ponte se estende por mais de 300 metros e já foi a estrutura mais longa desse tipo no mundo. Hoje, a ponte permite que bondes e pedestres se locomovam facilmente.



Ficamos caminhando pelas ruelas da Ribeira, que parecem que pararam no tempo. Um emaranhado de ruas, subindo e descendo, onde você pode se perder sem se preocupar com a hora. A gente se sente em casa! Impressionante! Vale lembrar que muitas das ruas de paralelepípedos são estreitas e sinuosas, por isso use um calçado confortavel.


Praça da Liberdade

Fomos andando ate chegarmos na Praça da Liberdade. No meio da praça, uma grande estátua de bronze de 10 metros do Dom Pedro IV de 1862 chama a atenção. Sua homenagem é um símbolo de quão duro o rei lutou para proteger a constituição durante as Guerras Liberais.


Belos e modernos edifícios emolduram a praça de um lado, com edifícios mais antigos, como a Prefeitura e os bancos da cidade, de outro.


No passado, a Praça da Liberdade foi usada como ponto de encontro festivo para os moradores locais, bem como um local para pendurar liberais no início de 1800. Hoje, a praça representa uma promessa de futuro, pois une a cidade velha e a nova cidade do Porto.


Passeamos pela Avenida dos Aliados, e claro, visitamos o ponto turístico mais inusitado da cidade, o Mc Donald's, que fica localizado no antigo Café Imperial. Você não precisa comer lá, até porque existem outros lugares mais interessentes, porém você precisa sim entrar, conhecer por dentro e e tirar umas boas fotos. O lugar é lindo! Depois nos conte o que achou!


Igreja de Santo Ildefonso

Uma pequena e atraente igreja perto do centro da cidade do Porto é a Igreja de Santo Ildefonso, com obras de arte do arquiteto mais conhecido do Porto, Nicolau Nasoni. Apesar de pequena, a igreja é composta por 11.000 azulejos azuis e brancos. A entrada é gratuita, então dê uma espiada lá dentro.


A noite, nos rendemos ao que realmente o Porto tem de melhor, sua gastronomia! Fomos jantar por ali mesmo, em uma taberna na rua da Fonte Taurina. O jantar teve direito a caldo verde, vinho verde e queijo da serra da estrela.


O bom do Porto, é que não tem erro, todos os restaurantes são muito saborosos.


Dia 2

Comecamos o dia pela Igreja e Torre dos Clérigos. Esta igreja barroca é um dos marcos mais famosos do Porto. Raramente há um momento em que você não o verá se projetando acima do horizonte da cidade.


No interior, a igreja é decadente e coberta de ouro. Há também um museu sobre sua história, mas confesso que passei por ele para chegar à torre.


O miradouro é um dos melhores da cidade, e você pode poderá ver uma abundância de telhados alaranjados que contrastam bem com o tom azul do rio Douro.


Tiramos um pausa e fomos experimentar o bolinho de bacalhau da Casa Portuguesa do Pastel do Bacalhau, acompanho de um vinho do Porto. Sim, o lugar é bem turístico, mas o bolinho é delicioso e vale a pena!


Aproveitamos e fomos passear na rua de Santa Catarina e passamos no Café Majestic, que depois que a JK Rolling escreveu Harry Potter sentada lá no café, o lugar nunca mais foi o mesmo, sempre muito concorrido, precisa chegar cedo para pegar uma mesa.


Livraria Lello


Entrar na Livraria Lello é como entrar em um mundo de contos de fadas – e não é só porque o design foi inspirado em JK Rowling (que passou muito tempo lá)! A livraria é uma das livrarias mais antigas do mundo e é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo!


A Livraria Lello tornou-se um ponto de interesse movimentado do Porto, se você quiser entrar, chegue cedo, a fila é gigantesca! Daí a taxa de entrada para acalmar um pouco as coisas. No entanto, a pequena livraria é um local imperdível!


Tudo na loja é mágico. Dos vitrais que compõem o teto à gigantesca escada bifurcada de madeira - prepare-se para ser surpreendido!


O horário de funcionamento da livraria é das 9h30 às 19h30. Os ingressos para a livraria podem ser comprados em um beco próximo, mas também podem ser comprados online.


Se é fã de Harry Potter, então uma visita à Livraria Lello é obrigatória! Um passo na porta e você é levado para um mundo mágico! Certifique-se de tirar o máximo de fotos possível, caso contrário, ninguém acreditaria que você esteve lá!


Dica: se você comprar um livro na Livraria Lello, você não apenas leva para casa uma lembrança épica, mas também recebe sua entrada gratuita deduzida do custo!


São Bento

Fomos para a estação de trem de São Bento. Há uma boa razão para que São Bento seja amada como uma das estações de trem mais bonitas do mundo. O design intrincado é tão fascinante que você pode perder o trem apenas olhando para as paredes.


A estação foi construída no final do século XIX como um centro central de deslocamento e saudações. Recebeu o nome de um mosteiro beneditino que ocupou o espaço há dois séculos.


Cinco anos após a construção da estação, seu recurso mais famoso foi instalado - uma intrincada exibição de azulejos! Mais de 20.000 azulejos de cerâmica esmaltada decoram as paredes. Aproveite o tempo para olhar para os azulejos que contam histórias fascinantes da história de Portugal. As ilustrações nos azulejos são consideradas uma verdadeira obra-prima, retratando momentos-chave da história envolvendo histórias de guerra, realeza e transporte.


Catedral da Sé

Um dos monumentos mais antigos e importantes para adicionar ao seu roteiro no Porto é a Catedral da Sé do Porto. Com vista para o rio Douro, esta catedral do século XII coletou elementos da arquitetura barroca, românica e gótica ao longo dos tempos.



Embora seja um lugar agradável para passear hoje, tem uma história sangrenta: a coluna da praça central é onde os criminosos do Porto foram enforcados.


De la cruzamos a ponte Luis pelo lado superior, voce tera uma vista incrrivel e otima oportunidades para fotos com essa vista! Anota ai a dica!!


Gaia

No fim da ponte, você já esta em Gaia e é uma oportunidade perfeita para incluir uma visita as caves de vinho do porto. Uma visita a uma adega de vinho do Porto é uma atividade obrigatória quando se visita o Porto! A boa notícia é que há tantos para escolher, são inúmeras opções - então faça a sua escolha! Recomendamos a a Cave Calem, que é a primeira de quem esta vindo da ponte e tem uma boa infrestrutura.


A noite, fomos jantar no restaurante Farol da Boa nova.


Day 3

O terceiro dia, é o dia que voce pode incluir uma vate e volta para outras cidades que ficar ao redor do Porto. Mas nos, preferimos curtir um pouco mais a cidade com calma e ficamos passeando pela ribeira.


Se preferir voce pode explorar mais a cidade, termine o seu itinerário de 3 dias no Porto visitando as atrações que perdeu ou procurando as joias escondidas.


A tarde, atravessamos mais uma vez a ponte a pe, e fomos comer no mercado Beira-rio do lado de Gaia. Ao contrário dos tradicionais mercados do Porto com séculos de história, este é um mercado moderno e cheio de estilo aberto desde 2017. Existem varias opções, inclusive comida Brasileira.


Agora você deve ter algumas ideias de como passar seu tempo nesta bela cidade.

Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day

Comentários


bottom of page