top of page
  • EmiLou

BAMPTON: A verdadeira vila de Downton Abbey (set de filmagem)

Atualizado: 7 de fev.

As novelas estão para os Brasileiros assim como seriados de TV estão para os Ingleses, ou seja é uma paixão nacional. Os seriados são como se fosse uma novela, alguns seriados ficam no ar por muitos anos e outros muito pouco tempo, e outros fazem tanto sucesso que tornam-se uma febre! E foi isso o que aconteceu com o seriado de Downton Abbey. Todo mundo ficou obcecado pela série, e os lugares que eles usaram como locação se tornaram verdadeiros pontos turísticos. É exatamente o que aconteceu com o vilarejo de Bampton, a verdadeira vila de Downton Abbey!

Foto da casa principal de Downton Abbey em Bampton

Pra quem nunca ouviu falar de Downton Abbey, esta é uma das séries mais famosa e aclamada Inglesa. Na série de TV Britânica Downton Abbey, as terras do Conde e da Condessa de Grantham estão situadas em Yorkshire, ao norte do país, mas, na realidade, as filmagens ocorreram não muito longe de Londres.


Embora mais conhecido pelo cenário icônico da mansão do Castelo de Highclere em Berkshire que serve como propriedade da família Crawley, o vilarejo de Downton fica em Oxfordshire, que não fica muito longe da charmosa casa principal. Caminhar pelas ruas de Bampton, a verdadeira vila de Downton Abbey, é realmente como entrar em outra época. Os moradores se orgulham de seu status como local de filmagem e ficam mais do que felizes em compartilhar suas histórias sobre o que viram no set. Todo o lugar parece ter ficado parado no tempo e por isso a equipe de produção quase não fez nenhuma alteração no vilarejo ou em seus prédios e casas históricas durante as filmagens.


Nós já visitamos o castelo de Highclere leia o post completo aqui e hoje decidimos visitar Bampton, a verdadeira a vila de Downton Abbey. Ficamos apaixonadas pelo seriado brilhantemente escrito, lindamente filmado e incrívelmente, cheio de personagens complexos e adoráveis, e ficou claro que precisávamos visitar todas as locações da série.


A apenas uma hora e 40 minutos de Londres, este lugar é definitivamente uma visita obrigatória para qualquer fã de Downton Abbey. E o melhor, Bampton está localizado nos arredores de Cotswolds (nossa região favorita do Reino Unido).


Foto de uma loja de café em Bampton
Bampton e suas casinhas




Uma breve história de Bampton

Bampton é uma antiga cidade mercantil que agora é uma vila em Oxfordshire, às margens de Cotswolds, perto do rio Tâmisa com um charme distintivo. Também é conhecido como Bampton-in-the-Bush, já que o termo em inglês antigo para Bampton é Beam-tun, que significa um assentamento perto da árvore.


A história de Bampton remonta a tempos antigos, com evidências de atividade humana na área datando da Idade do Ferro. A vila era uma colônia romana e manteve seu caráter rural ao longo dos séculos.


Durante a conquista Normanda, era uma grande cidade com uma mansão. Em 1086, foi registado que aqui existia um mercado próspero. A cidade prosperou durante a Idade Média com o comércio de lã, mas depois do século XIX tornou-se uma pacata vila em Cotswolds.


Bampton é famosa por seu Morris Dancing, onde eles celebram o festival Bampton Day of Dance no feriado de maio.


Hoje em dia, é mais famoso por ser o ‘Downton Abbey Village’, já que apareceu fortemente em séries de TV e filmes! Os fãs se reúnem neste vilarejo em massa para seguir os passos da família Crawley.


É o lugar onde Isobel Crawley mora e a localização da igreja de Downton, que apareceu em casamentos, batizados, funerais e até mesmo abandono significativo da família Crawley no altar!


Sem mencionar que Bampton foi o local do correio de Downton, do Grantham Arms, do Hospital Downton Cottage, do parque de diversões Downton Abbey e muito mais.


Os fãs de Downton Abbey estarão em seu elemento em Bampton, pois parece que você foi transportado para o universo real dos Crawley!


Locações da vila Downton Abbey em Bampton

Ao chegar lá, você logo perceberá que é uma vila bem pequena, o que significa que a comunidade também é bastante restrita. Mas todos que conhecemos durante nossas duas visitas foram super amigáveis ​​e absolutamente acolhedores.


Bem, eles estão todos localizados ao redor da Igreja de Bampton (Igreja de Santa Maria), então nós recomendamos que você comece seu passeio por lá.


Lou em frente a igreja de Downton Abbey
Lou em frente a igreja de Downton Abbey

Se você for até a placa de St Mary, perto do portão do cemitério, encontrará um mapa/trilha dos locais de filmagem de Downton Abbey na placa da vila que você pode seguir, chamada 'The Downton Abbey mile'.


Nota: alguns destes locais são residências privadas. Você pode admirá-los de longe, mas não espie as janelas, tire fotos muito perto ou perturbe quem mora ali. A maioria das cenas internas foram filmadas dentro de um estúdio/em outro lugar e não dentro dessas casas!


Igreja de Bampton, Igreja de Downton Abbey, onde Lady Mary and Mathew casaram. Portanto, o local de filmagem mais conhecido de Bampton Downton Abbey é a Igreja de Bampton a St. Mary’s Church que na série chamava-se St. Michael and All Angels e participou de vários eventos notáveis ​​ao longo da série. Lady Edith foi abandonada no altar aqui, o bebê de Lady Sybil e Branson, “Sybbie”, foi batizado lá e Miss Lavinia foi enterrada ali também.


Você descobrirá que muitas das cenas de Downton Abbey foram filmadas fora do cemitério e dentro da própria igreja. A igreja está aberta à visitação e você pode entrar e dar uma olhada ao redor. A igreja adora ver os fãs de Downton e tem uma pequena exposição de fotos das filmagens em seu interior.


Eles também têm um folheto gratuito sobre o local das filmagens de Bampton Downton Abbey com um mapa. Pegar um é uma ótima maneira de fazer uma pequena doação em troca da continuidade do seu passeio.


O próximo local que os fãs reconhecerão é a fileira de casas em frente à Igreja Bampton, em uma rua chamada Church Close. Uma das casas nesta rua era The Grantham Arms em Downton Village. Claro, o nome do pub vem do benfeitor da vila de Yorkshire, Lord Grantham.


Na série, Tom Branson passa muito tempo hospedado aqui após encerrar sua missão como motorista de Downton. Isto se deve ao seu escandaloso noivado com Lady Sybil. Lord Grantham o visita no pub e lhe oferece dinheiro para sair, mas ele recusa.


Mais tarde, a nova empregada Edna Braithwaite põe os olhos em Branson e “acidentalmente” o encontra aqui. Carson também colocou Alfred aqui em seu retorno de Londres, alegando que há gripe em casa. Isso é para impedir uma briga que está se formando entre Ivy e Daisy. Os dois gostam de Alfred, mas acaba falhando quando Alfred visita Downton de qualquer maneira!


Claro, quando você visitar, haverá apenas uma linda casa ali. Mas, para a produção, transformaram a parte externa da casa com algumas mesas ao ar livre e uma placa do pub Grantham Arms com um brasão para definir o cenário.


Uma das casas desta rua também funcionava como Lamont’s Poultry Shop. Se você for até o final de Church Close em direção à Biblioteca Bampton, você eventualmente chegará a Church Green. Sua Alteza Real o rei Charles já esteve neste exato lugar!


Este é um dos locais de filmagem mais conhecidos de Bampton Downton Abbey, onde muitas das cenas da vila são filmadas.


É onde acontecem as conversas entre a Sra. Crawley e a Duquesa Viúva, e Edith e Matthew também conversam aqui quando ela está mostrando o local para ele.


Na primeira temporada, a feira da vila de Downton acontece ali, onde Matthew e Mary se conhecem mais e a Sra. Hughes recebe uma proposta de seu ex-namorado.


Muitos dos empregados passam por essa praça para fazer compras para a casa e personagens notáveis ​​caminham pela vila para postar cartas.


Mais tarde, eles montaram aqui um memorial de guerra em Downton, feito especialmente para o show. Foi revelado em um dos especiais de Natal.


Se você assistir os episódios anteriores, realmente há muita ação de Downton filmada neste pequeno verde que parece muito maior na série!

Casa da Isobel Crawley
Casa da Isobel Crawley de Downton Abbey

Churchgate House, Casa de Isobel Crawley. Logo além de Church Green, próximo à Igreja de Bampton, fica a Churchgate House, que costumava ser a antiga reitoria. Esta residência incrível foi usada nas cenas externas da casa de Isobel Crawley em Downton Abbey!


Muitas cenas foram filmadas aqui, principalmente com a Sra. Crawley conversando com personagens como a Duquesa Viúva, Mathew Crawley, Lord e Lady Grantham. Além disso, Carson e o Sr. Molesley interagem aqui, já que Molesley é o mordomo de Matthew por um curto período.


Você só pode ver esta casa incrível de fora, mas ela ainda é instantaneamente reconhecível e é um momento incrível para os fãs de Downton Abbey!


Biblioteca Bampton, Hospital Downton Abbey. Se você seguir em direção a Church View, logo depois da Churchgate House, você encontrará a Biblioteca Bampton.


Emi em frente ao Hospital de Downton Abbey
Emi em frente ao Hospital de Downton Abbey

Este foi o local de filmagem do Downton Abbey Hospital ou Downton Cottage Hospital, como é conhecido! Ele aparece em todas as seis séries de TV até o momento.


Este é o lugar onde o Doutor Clarkson atende os pacientes e os soldados que lutaram na guerra e onde Isobel Crawley também é voluntária.


Este também é o local para onde Lady Cybil é levada quando Clarkson suspeita que ela tenha pré-eclâmpsia.


Costumava ser a antiga Bampton Grammar School da Igreja de Santa Maria e foi construída em 1653. Hoje é conhecida como biblioteca e museu do arquivo comunitário de Bampton.


Você pode visitar o interior do prédio gratuitamente e eles têm uma pequena exposição fotográfica de Downton Abbey que você pode conferir. Há também alguns cartões postais e lembranças de Downton Abbey à venda para lembrar da sua visita! Nós compramos algumas lembrancinhas para ajudar o comércio local e aproveitamos para colocar nosso pin no mapa!

mapa com pin dentro da biblioteca de Bampton para você colocar seu país de origem
Mapa onde você coloca o pin do seu país de origem

O correio pode ser encontrado na primeira casa em Church View, embora na verdade tenha sido apenas uma janela que foi filmada lá! Todas as cenas internas do Downton Abbey foram filmadas em outro lugar. A janela foi transformada com uma placa acima dizendo “Correios e Telegramas” e um quadro de avisos foi colocado do lado de fora. Embora seja um pequeno local de filmagem, esta agência dos correios apareceu em mais de 25 episódios de Downton Abbey! Na série, fica no centro da vila de Downton e é administrado pela Sra. Wigan. Uma das cenas mais reconhecidas aqui é quando Rose MacClare paga para anunciar um novo emprego de empregada doméstica. Edna Braithwaite então vê e pede mais informações à agente do correio.


Tour em Bampton, a verdadeira vila de Downton Abbey

Você pode facilmente fazer uma visita autoguiada a esses locais de filmagem de Bampton Downton Abbey. É uma vila pequena e a igreja tem um mapa que você pode comprar com uma pequena doação. Todos os lucros vão para a manutenção dos prédios e casas históricas e para garantir que eles permaneçam disponíveis para os fãs do seriado de Downton Abbey nos próximos anos.


Mas, se você estiver de férias e/ou não estiver dirigindo por Cotswolds, pode ser mais fácil fazer um passeio pelo vilarejo de Downton Abbey com uma excursão!


Há muitos passeios em Downton Abbey que incluem o Palácio de Blenheim, Patrimônio Mundial da UNESCO, o Castelo de Highclere, a vila de Bampton Downton Abbey e alguns dos locais de filmagem mais notáveis ​​em Oxfordshire.


Aqui está uma lista de passeios que incluem Bampton:




Estacionamento Bampton

Não há estacionamento dedicado para visitantes em Bampton, mas há estacionamento gratuito em Bampton ao redor da prefeitura e no centro da cidade. Endereço: Bampton OX18 2JH


Além disso, você pode facilmente encontrar muitos lugares de estacionamento off-road gratuitos ao redor da High Street e da Igreja Bampton.


Alguns destes espaços podem ser cronometrados, por isso verifique sempre as restrições ao estacionar. Além disso, estacione com consideração se você estiver estacionando em Church Close.


Onde comer

Nós tomamos café da manhã no bistro Fleur de Lys em Bampton, foi recomendado por uma amiga nossa que mora bem próximo do vilarejo. As resenhas do restaurante são muito boas. O café da manhã estava delicioso, agora precisamos voltar lá para almoçar.

foto de um café no restaurante em Bampton
Café da manhã em Bampton

Veja o vídeo completo sobre Bampton, no nosso canal do Youtube clicando aqui.


Gostou das dicas? Depois conta pra gente qual foi o seu lugar favorito do vilarejo e o que você achou de interessante? E se você já sabia da existência desse vilarejo.

Pinterest Pin sobre Bampton

Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 

Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 















Comments


bottom of page