top of page
  • EmiLou

Stratford-Upon-Avon: a histórica cidade natal de Shakespeare

Atualizado: 7 de fev.

Conhecida por ser o berço de Shakespeare, Stratford-Upon-Avon é uma cidade com séculos de história que você ainda pode ver até hoje. Além disso, com lugares como o lindo Cotswolds por perto, é totalmente fácil incluir em uma viagem mais ampla enquanto explora esta área da Inglaterra.


Repleto de história, Stratford-Upon-Avon é uma linda cidade medieval no coração da Inglaterra. A cerca de duas horas de trem de Londres, saindo da estação de Marylebone (Zona 1 do centro de Londres) sendo uma boa opção de passeio de um dia (aquele famoso passeio bate e volta de Londres) para quem quer aprender mais sobre Shakespeare e a vida no período Tudor em geral.


No entanto, há também muito o que fazer em Stratford-Upon-Avon para preencher um fim de semana de exploração. Nós adoramos visitar Stratford-Upon-Avon, especialmente porque muitos dos melhores lugares estão tão bem preservados. É quase como se você fosse transportado de volta ao século XVI quando você visita! Portanto, para ajudá-lo a maximizar sua viagem à cidade, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber para planejar uma visita a Stratford-upon-Avon. Isso inclui nossos lugares favoritos, bem como dicas sobre como chegar e onde ficar. Tudo isso é baseado em nossas experiências visitando a cidade do dramaturgo Shakespeare.

Um pouco da história de Stratford

Stratford-Upon-Avon, ou simplesmente 'Stratford' como é comumente chamada, é uma popular cidade mercantil com sede no Condado de Warwickshire, em East Midlands. Embora originalmente ocupada por britânicos, a então vila foi fundada depois que os anglo-saxões invadiram Warwickshire em 7 dC, que lhe deu o nome de 'Stratford Upon Avon' - um título que significa Stratum (latim para 'rua'), Ford para 'fluxo raso' , e Avon – uma palavra celta para 'rio'.


Originalmente uma pequena vila, Stratford recebeu o status de cidade em 1197 e, uma vez que seu mercado semanal foi aprovado por Ricardo I, a cidade começou a ver um aumento notável no comércio. Embora os registros fossem bastante limitados no século XII, ela era conhecida por ter uma indústria de lã em expansão, e a fabricação de tecidos a levou a se tornar uma cidade amplamente próspera no século XVI.


Stratford também desempenhou um papel importante na revolução industrial da Grã-Bretanha, que viu um aumento na produção, impressão e engenharia de ferro e metal, para citar alguns.


No século XIX, a cidade começou a ver um grande aumento de fábricas e negócios, resultando em um grande aumento da população, pois as pessoas se aglomeravam na cidade para aproveitar as oportunidades econômicas.


Hoje, Stratford ainda desempenha um papel importante na economia da Grã-Bretanha, com indústrias como varejo, manufatura e turismo. Somente seus laços com William Shakespeare trazem um grande número de turistas todos os anos, ajudando a manter a economia local próspera.


Tudor Stratford – A História de Shakespeare

William Shakespeare era conhecido por ser um dramaturgo, ator e poeta da era Tudor de grande sucesso e é considerado por muitos como um dos maiores escritores de todos os tempos. Suas principais peças incluem Romeu e Julieta, Hamlet e Macbeth, que continuam a ser estudadas e representadas até hoje, centenas de anos depois.


Primeiros anos

Nascido em abril de 1564 em uma família de classe média (não nobre) em Stratford-Upon-Avon, William foi o terceiro de 8 filhos e, desde muito jovem, estudou na escola primária até os 14 anos. Seu pai John Shakespeare ter sido um comerciante muito bem sucedido, e por vários anos desempenhou um papel de destaque na vida municipal da cidade. Ele serviu no conselho da cidade e foi eleito oficial de justiça (prefeito) o que permitia que seu filho tivesse acesso a educação e aulas de gramática – coisa que não era comum para crianças não-nobres.


Acredita-se que por volta de meados da década de 1580, ele trocou Stratford por Londres para fazer sucesso no cenário das artes cênicas de Londres. Ainda assim, há rumores de que ele fugiu para escapar do processo por caça ilegal de veados na propriedade de um político local.


Suas peças teatrais foram gravadas pela primeira vez em Londres por volta de 1592 e recebiam regularmente ataques na imprensa de um dramaturgo rival, que zombava dele por estar indo contra a indústria.


O sucesso de Shakespeare

Ele logo se tornou co-proprietário da Lord Chamberlain's Men (antes de mudar seu nome para King's Men), uma companhia de teatro, usando como roteiro suas histórias e poesias que logo se tornou a principal companhia de teatro de Londres. E naquela época, apenas a nobreza tinha acesso a cultura (ou seja quem tinha muito dinheiro tinha acesso).


À medida que o sucesso crescia com peças como Romeu e Julieta e Hamlet, Shakespeare fez grandes investimentos, incluindo sua participação no Globe Theatre no South Bank de Londres e em várias propriedades, tornando-o um homem muito rico.


O Teatro "original" de sua companhia ainda existe até hoje, o Shakespeare Globe, (na verdade o teatro original construído em 1599 em Southwark, perto da margem sul do Tâmisa, foi destruído por um incêndio em 29 de junho de 1613. Um segundo Globe Theatre foi construído no mesmo local. Há 500 anos atras o bairro de Southwark era decadente, (leia mais sobre Southwark no post do Borough Market) mas a medida que a companhia de Shakespeare foi ficando mais conhecida e reconhecida o teatro teve um papel fundamental na integração do lado sul do Tâmisa com o resto da cidade!


Anos posteriores e morte

Apesar de dividir grande parte de sua vida entre Londres e Stratford, algumas pessoas acreditam que Shakespeare voltou para Stratford permanentemente algum tempo antes de sua morte.


Ele morreu aos 52 anos de febre - que se acredita ter sido causada por água contaminada, e foi enterrado apenas dois dias depois na Igreja da Santíssima Trindade em Stratford Upon Avon.


O que fazer em Stratford-Upon-Avon

Há muito o que fazer em Stratford-Upon-Avon. A cidade é uma fofura, e um ótimo exemplo de cidadezinha tipicamente Inglesa – tanto na parte antiga, histórica, quanto nas áreas mais residenciais e modernas.


Aqui estão algumas de nossas atividades e pontos turísticos favoritos na cidade. Vamos começar com as atrações de Shakespeare, pois são as mais populares. Depois disso, é claro que há várias outras coisas para fazer em Stratford-Upon-Avon, que também incluímos.


Local de nascimento de Shakespeare

Como o local de nascimento de indiscutivelmente o escritor mais famoso da língua inglesa, muitas das atrações em Stratford-upon-Avon se concentram em torno de William Shakespeare.


A casa da família Shakespeare em que acredita-se que William nasceu, cresceu e viveu com sua família ainda existe até hoje na Henley Street e continua sendo uma atração turística popular em Stratford Upon Avon. Acredita-se que Shakespeare tenha nascido, no início de 1564. Sua data de nascimento exata é desconhecida, mas sabe-se que ele foi batizado em 26 de abril de 1564.


Embora não esteja claro quando a casa foi construída, o pai de William, John Shakespeare, assumiu a propriedade em 1556 e criou seus filhos, incluindo William, com sua esposa, Mary Arden.


Os pais de Shakespeare eram John e Mary e ele era o terceiro de oito filhos na família. A casa era a casa da família e onde o pai de Shakespeare, John, conduzia seu negócio como um fabricante de luvas de sucesso.


Eventualmente, a esposa de William, Anne Hathaway, e seus três filhos também viveriam na propriedade. Quando John Shakespeare morreu em 1601, William alugou a casa, que então se tornou um pub (ou pousada) conhecido como Maidenhead, depois Swan and Maidenhead Inn, sendo transmitido por gerações familiares antes de ser vendido no início de 1800 e depois comprado por o Fundo do Local de Nascimento de Shakespeare.


A entrada na casa e no Shakespeare Center associado requer um ingresso. Você pode reservar seus ingressos online aqui.


Se você planeja visitar vários locais de Shakespeare em Stratford-upon-Avon, recomendamos a compra do ingresso da história de Shakespeare, que inclui a maioria das propriedades operadas pelo Shakespeare Birthplace Trust e é válido por um ano.


Igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church)

Sendo o edifício mais antigo da cidade (que data do século XIII), a Santíssima Trindade é imperdível se você é um fã de história como eu!


Além disso, este é o local exato onde Shakespeare foi batizado, casou-se com Anne Hathaway e foi enterrado. Certifique-se de avistar a janela da Santíssima Trindade (que é impressionante) e avistar o túmulo de Shakespeare também.


Chalé de Anne Hathaway

Empoleirado no campo, fora do centro da cidade, visitar a casa de campo de Anne Hathaway é facilmente uma das melhores coisas para fazer em Stratford-upon-Avon se você estiver amando sua história de Shakespeare.


Para quem não conhece, Anne Hathaway (não, não a atriz) era a esposa de Shakespeare e a casa de campo era sua casa perfeita onde ela morava na área. É uma adorável casa de palha do século XV, parece uma casa de boneca.


Com jardins deslumbrantes e terrenos para explorar, você pode facilmente passar algumas horas passeando por todos os quartos e aprender mais sobre a vida dela.


Porém, cuidado com a cabeça, esses tetos medievais são baixos e você terá um solavanco. As pessoas devem ter sido significativamente mais baixas no passado!



Teatro Real de Shakespeare

Ao lado do local de nascimento de Shakespeare, outra atração turística popular é o Royal Shakespeare Theatre, construído em memória do famoso dramaturgo. Construído em 1879, o teatro fica às margens do rio Avon e tem sido uma parte importante da cidade ao longo dos anos.


Infelizmente, o teatro original foi destruído por um incêndio, e o New New Shakespeare Memorial Theatre abriu suas portas em um local próximo em 1932, projetado por Elisabeth Scott.


No Royal Shakespeare Theatre, você pode assistir a apresentações e peças de renome mundial de Shakespeare, mas também peças mais contemporâneas. Isso o torna o local noturno perfeito para visitar em uma viagem de fim de semana à cidade


Apenas certifique-se de reservar seus ingressos com antecedência, nos meses mais movimentados do verão, eles podem esgotar rapidamente.


Croft de Hall

Outro grande shakespeariano, Hall's Croft é a impressionante casa jacobina da filha de William Shakespeare, Susanna.


É um lugar imperdível, principalmente pelo lindo jardim com as ervas medicinais que o marido de Susana usava em seus remédios. É um lugar interessante com muitas exposições que é totalmente adorável, especialmente em um dia ensolarado.


Além disso, você pode facilmente visitar o Croft de Hall ao mesmo tempo que visita a Igreja da Santíssima Trindade - eles estão a uma curta caminhada um do outro.


A nova casa de Shakespeare

Shakespeare mudou-se para o que hoje é conhecido como Shakespeare's New Place em 1597 e viveu lá até morrer na casa em 1616. A essa altura de sua vida, ele era um dramaturgo estabelecido, então provavelmente escreveu algumas de suas peças posteriores lá, como A tempestade. Infelizmente, a casa original foi demolida em 1759, e assim New Place foi posteriormente projetado para comemorar a importância do local e detalhar a pegada da casa da família de Shakespeare. New Place tem alguns jardins lindos para você relaxar e passear, e algumas esculturas/obras de arte impressionantes inspiradas pelo próprio homem. Encontre o novo lugar de Shakespeare na Chapel Street


Tours & Excursões

Se você quiser saber mais sobre a cidade natal de Shakespeare, recomendamos que reserve uma visita guiada a Stratford-upon-Avon. Peça a um guia turístico experiente que dê vida à história da cidade enquanto você passa por todos os principais pontos turísticos da cidade.


Neste passeio divertido e informativo, você passará por locais emblemáticos como:

  • Local de nascimento de Shakespeare

  • O Guild

  • A escola medieval de Eduardo

  • Companhia Real de Teatro Shakespeare

  • Rio Avon


Ônibus turístico Hop-On Hop-Off

Para quem tem mobilidade reduzida ou pouco tempo na cidade, recomendamos o passeio no ônibus turístico. Vale muito a pena porque a cidade não é tão compacta, apenas o centro histórico você consegue fazer a pé. Mas vale muito a pena ir para os campos ao redores da cidade.


Passeie pelo rio Avon

Aventurar-se ao longo da beira do canal e do rio Avon é facilmente uma das melhores coisas para se fazer em Stratford-upon-Avon em um belo dia de sol.


Com o mundialmente famoso Royal Shakespeare Theatre e as principais áreas comerciais por perto, você encontrará muitos pequenos cafés, restaurantes bonitos e belos jardins para passear.


Sazonalmente, você também poderá sair para o rio para passeios de barco ou andar de caiaque nas próprias águas.


Onde comer:

Se você for passar a noite em Stratford-upon-Avon recomendamos que você vá ao sofisticado RSC Rooftop Restaurant. No terceiro andar do RSC, você encontrará o restaurante contemporâneo na cobertura. Este restaurante de teatro chique serve cozinha britânica moderna e tem vistas encantadoras de Stratford-upon-Avon.


Se você está procurando um jantar antes do teatro em Stratford, este é o lugar certo. O menu e o serviço definitivamente têm o ‘frequentador de teatro’ em mente.


Tome um chá vintage no Fourteas Cafe

Este café com tema vintage leva você de volta à década de 1940 com menus de racionamento, decoração britânica alegre e um abrigo Anderson original no jardim.


São os pequenos toques decorativos da década de 1940 que tornam o chá da tarde aqui tão especial. Recomendo fortemente um bolinho de frutas com geléia de morango e creme de leite.


Jante na Waterside Brasserie

A Waterside Brasserie localizada no lindo Arden Hotel oferece uma experiência gastronômica elegante e requintada no coração de Stratford.


Vista seus trapos alegres e prepare-se para uma sensação culinária com pratos cuidadosamente elaborados com produtos locais frescos.


Escolha entre o menu à la carte ou, se for assistir a um espetáculo, o jantar pré-teatro ou o menu de almoço.


Onde ficar em Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon tem uma variedade brilhante de acomodações se você estiver procurando um lugar para ficar durante o fim de semana de férias no teatro?


Escolha entre hotéis boutique, pousadas e diversas propriedades do Airbnb.


Você pode encontrar um hotel adequado ao seu orçamento e duração usando recursos de viagem, como booking.com, para ofertas de hotéis em Stratford.


Alguns dos melhores lugares para se hospedar em Stratford-upon-Avon e arredores incluem:

  • The Arden Hotel: Situado no centro da cidade histórica de Stratford-Upon-Avon é um lindo hotel butique muito sofisticado e bem instagramável. Os quartos são espaçosos e aconchegantes, com lençóis de algodão e mantas luxuosas. O Royal Shakespeare Company Theatre fica mesmo em frente, por isso o bar e o terraço estão repletos de atmosfera. Para os amantes de teatro esse é o local perfeito!

  • Hotel Du Vin Stratford:Uma casa eduardiana de tijolos vermelhos com estofamento de veludo macio, arte contemporânea e uma paleta moderna de azul meia-noite e cinza carvão. Os quartos são modernos e aconchegantes, com papéis de parede elegantes e suntuosas mantas de lã. A culinária francesa de bistrô de primeira linha também é imperdível!

  • Church Street Townhouse: No coração da movimentada Stratford, em estrutura de madeira, encontrará este hotel maravilhosamente restaurado. Os quartos têm um toque moderno no estilo boutique clássico, com papéis de parede ousados ​​e banheiros privativos elegantes. No térreo há um bom bar e bistrô gourmet popular entre os habitantes locais.

  • The Bell at Alderminster: Situado no meio da paisagem ondulada de Warwickshire, o hotel é um encantador hotel rural. Esse hotel é para quem vai de carro. Os quartos elegantes são confortáveis ​​e apresentam esquemas de cores nítidas. Desfrute de comida deliciosa no restaurante no jardim ou na atmosférica sala de jantar do hotel.

  • The White Swan Hotel: Um hotel histórico em uma histórica, lindamente restaurado, a propriedade manteve seu charme original, incluindo um mural que remonta a 1450. Um restaurante atmosférico com painéis de madeira serve pratos britânicos deliciosos.Encontra-se a uma curta caminhada de muitos dos melhores pontos turísticos da região.

Como chegar em Stratford-upon-Avon de Londres?

De trem

Para chegar a Stratford-upon-Avon, você precisa pegar um trem na estação Marylebone em Londres (zona 1, bem no centro da cidade). Haverá rotas de trens que exigirão que você faça de uma a três alterações, portanto verifique a rota antes de reservar. A viagem dura mais ou menos 1 hora e 51 minutos.


Existem ótimas ofertas que oferecem boas tarifas e nenhuma alteração necessária ao longo do caminho. Isso permite que você chegue a Stratford-upon-Avon da maneira mais econômica possível. Pesquise e reserve seus bilhetes no site do Trainline.


De carro

Você já dirigiu no Reino Unido antes? Você pode considerar alugar um carro e fazer uma road trip. Para ir de Londres a Stratford-upon-Avon, você irá pegar a M40, e o trajeto dura mais ou menos 1 hora e 50 minutos. Com boas condições de trânsito, você pode chegar ao seu destino em menos de uma hora.


Se precisar de algum conselho, compilamos algumas dicas de direção no Reino Unido neste post, que achamos muito úteis quando começamos a dirigir na Inglaterra.


Agora, vale lembrar que estacionar em Stratford upon Avon, esta popular cidade turística, é sempre um desafio. O estacionamento na rua é difícil de encontrar e normalmente permite apenas 1 hora de estacionamento. No entanto, existem alguns grandes estacionamentos no centro da cidade ou perto dele, que oferecem espaços amplos e horários flexíveis.


O Windsor Street Shoppers Car Park desfruta de uma localização privilegiada na cidade, a apenas cerca de 2 minutos a pé do local de nascimento de Shakespeare. A partir deste estacionamento de vários andares, você pode facilmente caminhar até os principais pontos turísticos, teatros, restaurantes e ruas principais de Stratford upon Avon. A taxa é de £1/hora, £6 por até 9 horas e £10/dia (24 horas). Portadores do Blue Badge e motocicletas estacionam gratuitamente. Endereço: 21 Windsor St, Stratford-upon-Avon CV37 6NL


O Bridgeway Multi-storey Car Park fica muito perto do Centro de Informações Turísticas de Stratford upon Avon. Fica a cerca de 5 minutos a pé do Royal Shakespeare Theatre. Este é um estacionamento pago na saída, com até uma hora grátis, £ 2 por até 2 horas, £ 6 por até 9 horas e £ 10/dia (24 horas). O estacionamento está equipado com sistema ANPR (reconhecimento automático das placas dos carros), sem necessidade de bilhetes. Ele levantará automaticamente a barra quando você entrar e, ao retornar, digite a matrícula do seu veículo em um dos postos de pagamento, uma vez paga, a barreira de saída levantará automaticamente para o seu carro novamente. Se você estacionar por menos de uma hora, não precisará visitar um posto de pagamento. Basta retornar ao seu veículo e dirigir até a barreira de saída, a saída será concedida automaticamente.


Enedreço: Bridgeway, Stratford-upon-Avon CV37 6YX


De excursão

Participar de um passeio é uma ótima opção, especialmente se você deseja maximizar seu itinerário e fazer uma viagem de um dia de Londres a Stratford-upon-Avon e além.


Você pode navegar pelo Get Your Guide e ver as muitas atividades que você pode reservar em sua viagem a Stratford-upon-Avon. Se você está vindo para Londres, aqui estão algumas opções de passeios para você:


Aqui vai algumas sugestões de excursões

Uma viagem de um dia saindo de Londres cobrindo Oxford, Stratford, Cotswolds e Warwick



Vale a pena visitar Stratford-upon-Avon?

A ligação de Stratford upon Avon com William Shakespeare é o que o torna um destino imperdível para muitos passeios panorâmicos pelo Reino Unido. Mas, além das ofertas de classe mundial da Royal Shakespeare Company, dos museus lindamente mantidos em suas casas, Stratford-upon-Avon é também uma pequena cidade mercantil animada e uma boa base para explorar Cotswolds. Nossa visita a Stratford-upon-Avon certamente superou nossas expectativas.


É uma cidade mercantil vibrante e histórica, com muito a oferecer. Sim, ele capitaliza fortemente suas conexões históricas com Shakespeare. Há também passeios encantadores, áreas comerciais, cafés peculiares e passeios de barco pelos canais.


Nós realmente recomendamos uma visita à cidade natal de Shakespeare para descobrir um novo amor pelo escritor e pelas pitorescas cidades inglesas.


Também fizemos um vlog em Stratford-Upon-Avon, se você quiser ver as paisagens magníficas da cidade, clique aqui para assistir.


Você já esteve em Stratford-upon-Avon?


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

留言


bottom of page