top of page
  • EmiLou

Como alugar um casa em Londres: dicas para ajudá-lo a encontrar a casa ideal

Atualizado: 7 de fev.

A vida na capital Londrina pode ser divertida e bem emocionante. Mas infelizmente, comprar uma casa ou um apartamento em Londres está fora do alcance de muitos, então alugar em Londres é a única opção viável disponível. Isso não quer dizer que o aluguel seja barato, pelo contrário, você pode esperar pagar quase o dobro da média nacional, mas esse número que virou manchete é mais do que aparenta.


Apesar de custar mais, o mercado em Londres é extremamente competitivo, por isso os inquilinos precisam de toda a ajuda que puderem para se manterem à frente de outros que disputam a mesma propriedade.


E você pode se perguntar, mas como elas sabem disso? Simplesmente porque lá se vão mais de 14 anos morando em Londres, com um total de 10 mudanças de casas durante esses 14 anos. Passamos por residência estudantil, apartamentos compartilhados com pessoas desconhecidas, apartamento compartilhados com amigos e finalmente morando sozinha com a família. Não diria que somos umas "experts'', mas achamos que já passamos por quase todas as situações possíveis e imagináveis em relação a moradia em Londres!


Por isso montamos uma guia, pra você que está procurando informações sobre aluguel de casa em Londres.

Mapa do metrô de Londres

MELHOR BAIRRO PRA MORAR EM LONDRES

Essa é a pergunta de milhões, qual é o melhor bairro para morar em Londres? É quase impossível responder essa pergunta. Porque o melhor bairro de Londres é aquele que você gosta, se sente confortável, se sente seguro, e o mais importante, consegue pagar o aluguel sem problemas e sem passar apertos para chegar ao trabalho ou qualquer outro lugar como escola por exemplo.

Ou seja, se você fizer essa mesma pergunta para mil pessoas, provavelmente você irá receber mil respostas diferentes! Até porque cada um tem sua preferência.

Londres é complexa, enorme e diversificada, e é por isso que todos nós a amamos tanto. Todas as regiões tem seu lado negativo e positivo, o que é bem diferente do Brasil, onde a zona 'x' é melhor que a zona 'y', e o bairro tal é de gente rica etc. Os critérios de qualidade irão variar com a opinião de cada um. Muitas pessoas recomendam bairros que nós não iríamos morar por inúmeros motivos, mas o contrário também acontece. Isso é gosto! E gosto não se discute!

A cidade é interligada por inúmeras ligações de transportes, esta é uma grande cidade feita pequena, o que significa que existem dezenas de áreas para descobrir. É quase como um país dentro do país, com as suas próprias cidades e aldeias fazendo da cidade o que ela é - e isto pode funcionar a favor dos que estão a procurar um lugar para morar.

Outra coisa para levar em consideração é que Londres está sempre se desenvolvendo em um crescimento constante. Você sempre vira uma esquina e dá de cara com uma obra nova e um prédio super moderno sendo construído. E geralmente estão sendo construídos em bairros considerados “de periferia”, assim como vemos conjuntos habitacionais e alojamentos de ajuda popular, os chamados council estates em bairros super nobres!

De qualquer maneira se você quiser saber mais sobre os bairros de Londres, recomendamos este post aqui que fala mais sobre os melhores bairros de Londres.


Por isso explore todas as opções

Duas coisas principais provavelmente dominarão seu processo de tomada de decisão: trabalho e diversão. Os tempos de deslocamento obviamente desempenharão um papel importante, mas também as comodidades disponíveis para você nas horas em que não estiver no trabalho. É tudo uma questão de encontrar o equilíbrio certo.


Então, digamos, por exemplo, que você trabalha no West End. Encontrar um imóvel barato para alugar no código postal W1 pode ser bem difícil, mas uma curta viagem (chamada de commute - expressão inglesa) no metrô até um outro bairro resultará em uma economia considerável, mesmo quando as tarifas são levadas em consideração. Algumas pessoas preferem um "commute" maior e outras distâncias curtas, novamente vai depender do que funciona pra você! Leve em consideração números de trocas de linhas, isso também pode adicionar tempo no seu "commute" e tornar o percurso maus complicado. Você pode investigar as estações mais próximas, linha de metrô ou trem, usando o próprio site do metrô de Londres utilizando a ferramenta 'plan a journey', clique neste post sobre o Oyster Card em Londres que explicamos mais sobre o 'plan a journey'.


Não se esqueça de todas as outras formas de viajar na capital. Há mais do que apenas o Tube (metrô) em oferta, leve também, outras opções em consideração para você poder ampliar ainda mais sua pesquisa. Sempre procure uma propriedade perto de alguma estação de transporte público.


Outras coisas também podem reduzir drasticamente o preço que você pagará a cada mês, e a mais óbvia delas é o compartilhamento. As casas compartilhadas podem servir pessoas diferentes de maneiras diferentes. Alguns podem seguir esse caminho para reduzir suas despesas gerais, enquanto outros optarão pelo compartilhamento para poder custear uma área específica. O importante é não desconsiderá-los completamente.

Faça o seu dever de casa

Depois de ter uma ideia aproximada das áreas que irá atingir, é hora de aprimorar sua pesquisa e restringir a lista.


Observe os preços de aluguel em cada área e analise cada uma para ter uma boa ideia de quanto se espera que pague. Também vale a pena ter em mente que muitos proprietários listam suas propriedades semanalmente.


Isso significa que você terá que fazer um pouco mais de matemática para descobrir suas despesas mensais, pois a simples multiplicação por quatro provavelmente deixará seus cálculos distorcidos. Em vez disso, pegue esse valor semanal e multiplique por 52. Divida o valor obtido por 12 e você terá uma ideia muito melhor de seus custos mensais do que se simplesmente multiplicasse o valor semanal por quatro.


Você começará a ver um padrão nos tipos de propriedades e localidades em sua área de destino que se adapta ao seu orçamento à medida que você continua sua pesquisa. Este conhecimento permitirá que você tome melhores decisões com rapidez no futuro, o que, como já mencionamos, é vital neste mercado competitivo.


QUANTO CUSTA ALUGAR UM IMÓVEL EM LONDRES?

Londres é uma metrópole líder mundial e um dos lugares mais procurados para se viver no mundo. A alta demanda por imóveis para alugar significa que os preços permaneceram consistentemente altos. Além disso, os preços das rendas em 2023 aumentaram, em média, mais de 15% nos últimos 12 meses, em grande parte como resultado da procura reprimida impulsionada pela pandemia.


Estabelecer um orçamento de aluguel realista é fundamental. Há muitos elementos de custo a serem considerados ao alugar um imóvel em Londres e é altamente recomendável que você faça um orçamento de suas finanças antes de iniciar as visitas. Os custos incluem:

  • Aluguel mensal: O valor mensal a pagar é calculado multiplicando o valor semanal por 52 (semanas) e dividindo por 12 (meses).

  • Depósito de Danos: Um depósito equivalente a cinco semanas de aluguel geralmente é exigido antecipadamente para cobrir quaisquer danos causados ​​durante a duração do aluguel.

  • Imposto Municipal (Council Tax): Cobrado pelo município local pelo acesso a serviços públicos como médicos, estradas e serviços comunitários.

  • Contas de serviços públicos para serviços essenciais, por ex. gás, electricidade, água, TV licence (imposto para assistir televisão) telefone e internet.

  • Seguro de conteúdo residencial: Muitos inquilinos não percebem isso – se você tiver objetos de valor, faça um seguro para eles!


Planejar com antecedência

Embora os aumentos no aluguel só possam ocorrer em determinadas circunstâncias, é importante levar em consideração a possibilidade de você pagar mais no futuro e o que isso significará para você caso isso aconteça. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que assinam contratos de arrendamento de curta duração ou têm revisões de aluguel vinculadas a seus contratos.

Cadastre-se em portais e agentes de locação em Londres

Agora que você tem uma ideia adequada dos tipos de imóveis que gostaria de alugar em Londres, quanto isso vai custar e uma ideia das áreas precisas que deseja atingir, é hora de passar para a próxima etapa: pesquisar nos principais portais imobiliários.


Esses são os sites que usamos:

  • Rightmove: é um ótimo site de pesquisa e o mais utlizado para preços e estilos de casas que estão disponível em cada região. Você pode filtrar suas buscas por região e orçamento, tipos de propriedade (casa ou apartamento). Você consegue ver fotos da propriedade, localização com mapa e outras pontos de interesse perto da propriedade, como estação de trem/metrô e escolas públicas.

  • Zoopla: Um site que ficou bastante popular entre os Ingleses. É bem parecido com o site de cima, podendo rastrear propriedades de seu interesse e usar as estimativas de preços para ajudá-lo a decidir quando se mudar. Você também pode receber dicas de especialistas sobre como aproveitar ao máximo a sua busca pela melhor casa em Londres.

Em ambos os sites, você escolhe a casa e entre em contato com a agencia imobiliária. Os sites não são os agentes, eles estão promovendo os anúncios de agentes imobiliários em um só lugar. É como se fosse um grande classificados!

  • SpareRoom: É mais um site para quem está procurando uma casa compartilhada. Você tem a opção de anunciar e encontrar um companheiro de apartamento rapidamente para o seu imóvel, ou um roommate para dividir um quarto. Ou você pode encontrar um quarto para alugar em apartamentos compartilhados em Londres.

O estilo de busca de todos os sites são o mesmo: você seleciona a região desejada, preço a pagar, tipo de propriedade e outras especificações necessárias para a sua busca. Seja o mais específico possível aqui, tanto nos filtros que você usa nos portais imobiliários quanto nos detalhes que você fornece aos agentes de locação de sua escolha. Isso ajudará a manter as coisas simples e economizará tempo ao iniciar sua pesquisa.


Execute algumas verificações básicas

Então, você fez todos os itens acima e achou algumas propriedades. O que fazer agora?

Verifique as fotos com cuidado e vá conhecer as propriedades pessoalmente, atenção redobrada se você for dividir casa, peça para conhecer as pessoas que já estão morando na casa e verifique se todas as contas extras estão inclusa no aluguel do seu quarto por exemplo.


Caso você for alugar uma propriedade faça uma verificação rápida em seu futuro senhorio ou agente de locação para garantir que ele não esteja listado na lista negra de senhorios e agentes desonestos e, em seguida, pergunte sobre sua inclusão no esquema de proteção de depósito de locação e sua política de reparação ao consumidor. Você também deve verificar a página de Avisos Públicos do Corpo de Bombeiros de Londres.


Verificações mais amplas em áreas como taxas de criminalidade também podem ser verificadas visitando o mecanismo de busca da Polícia Metropolitana.


Pergunte sobre manutenção

Embora não haja garantias, ser franco com o seu senhorio ou informar o agente sobre o que você espera em termos de manutenção antes de assinar um contrato de locação é sempre uma boa ideia. Faça perguntas como quem é responsável por quê, se eles administrarão ou não a propriedade e quanto tempo você pode esperar para que os problemas sejam resolvidos.


QUAIS SÃO OS REQUISITOS LEGAIS PARA ALUGAR UM APARTAMENTO?

  • Aplicação: Quando você for em uma agência mobiliária, será solicitado que você preencha um formulário de inscrição, fornecendo dados pessoais básicos, bem como contatos de referências e sua autorização para a realização de verificações de crédito.

  • Referências: O proprietário pode solicitar referências do seu empregador atual e de um proprietário anterior, como confirmação de que você é um inquilino de confiança que pode pagar o aluguel, pagará em dia e cuidará do imóvel. Se você for um locatário pela primeira vez, precisará fornecer um fiador baseado no Reino Unido ou pagar adiantado 6 meses de aluguel.

  • Verificações de crédito: As verificações de crédito serão realizadas através de uma agência independente. Uma verificação de crédito mostra como você administrou suas finanças no passado e sinaliza atrasos nos pagamentos e dívidas pendentes ou não pagas.

Procure aconselhamento

Finalmente, se algo parecer confuso ou não parecer certo, não tenha medo de pedir ajuda a outras pessoas. Organizações como Shelter e The Citizens Advice Bureau têm funcionários treinados e independentes à disposição para responder a qualquer dúvida que você possa ter, então entre em contato se as coisas se tornarem opressivas ou complicadas.


Recomendações finais

Haja com velocidade mas não se estresse e apressado! É um processo desafiador, e você pode se sentir desmotivado algumas vezes, mas no final tudo dá certo! Se não gostou do lugar ou não sentiu confiança, continue procurando. Por outro lado, se você gostou do lugar, não perca muito tempo e feche o negócio. As propriedades em Londres entram e saem do mercado muito rápido, e a procura é alta. Ninguém vai ficar esperando você decidir, se você não quiser tem milhares que irão querer. Já perdemos apartamentos por minutos e já ganhamos apartamentos porque fomos as primeiras a fazer a oferta.


É isso, seu guia para alugar em Londres está completo! Resta-nos desejar-lhe boa sorte na sua procura e no futuro da sua nova casa. Se você quiser saber mais sobre Londres, confira nosso site, onde você encontra muito mais dicas, ou o nosso canal do youtube EmiLou Day by Day.


Boa sorte!



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page