top of page
  • EmiLou

O que é o London Oyster Card? Onde comprar e como usar?

Atualizado: 13 de mar.

O Oyster Card é a opção mais recomendada para usar nos transportes públicos de Londres. É o que os londrinos costumam usar diariamente para se deslocar, e normalmente é a maneira mais barata para os turistas se locomoverem por Londres.


Neste post vamos explicar o que realmente é o cartão Oyster, como ele funciona e como decidir se é a opção certa para você se está planejando uma viagem para Londres. Pagar sua viagem em Londres com o cartão Oyster é muito mais barato do que pagar passagens avulsas, mas explicaremos detalhadamente como isso funciona.

O que você vai encontrar neste post:


O que é o London Oyster Card?

O Oyster Card é um cartão magnético de plástico pré-pago reutilizável do tamanho de um cartão de crédito que pode ser recarregado quantas vezes você precisar. Você pode usar um cartão Oyster para viajar no metrô (metrô de Londres) e ônibus, bem como em outros métodos de transporte, como overground, DLR (docklands light rail), trem TFL, alguns trens dentro das zonas de transporte de Londres e serviços de barco fluvial no Tâmisa .


UM OYSTER CARD POR PESSOA: Você precisa de um Oyster Card para cada pessoa, o mesmo OYSTER CARD não pode ser usado para pagar mais de uma pessoa viajando na mesma viagem.


Visitor Oyster Card: o London Oyster Card para turistas

O Visitor Oyster Card é um Oyster Card projetado para turistas. Funciona exatamente como um cartão Oyster normal, com crédito pré-pago que você pode recarregar e aplica as mesmas tarifas. A principal diferença é que normalmente tem uma foto de Londres e também dá direito a descontos e ofertas em diversas lojas ou restaurantes de Londres. O Visitor Oyster Card pode ser comprado online e enviado pelo correio antes de viajar ou você também pode comprá-lo nos centros de visitantes em Londres. Os cartões Visitor Oyster não podem ser devolvidos depois de comprados, mas você pode solicitar qualquer saldo restante, desde que seja inferior a £ 10 e você tenha o cartão Visitor Oyster por mais de 48 horas.


Preciso de um Oyster Card para visitar Londres?

A resposta simples a esta pergunta é sim, a menos que você tenha um cartão de débito ou crédito que faz pagamento por aproximação que você possa usar no exterior.


O cartão Oyster garante a tarifa mínima absoluta para cada viagem, sem limite diário. Além disso, você não pode mais pagar em dinheiro em um ônibus de Londres, portanto, se planeja usar o ônibus, precisará de um cartão Oyster válido, ou cartão de crédito ou débito internacional que faz pagamento por aproximação.


Há alguns anos, costumávamos recomendar o cartão oyster para todos se você ficasse em Londres por mais de cinco dias. Agora se você não for usar muito o transporte público assim, você pode não precisar do oyster card e pode usar o seu cartão internacional por aproximação – pois as tarifas aplicadas ao usar o cartão são exatamente as mesmas do Oyster Card.


Como funciona o cartão oyster?

O London Oyster Card custa £ 7. Depois de ter seu cartão Oyster, você precisará carregá-lo com crédito para poder começar a usá-lo. Para recarregar, basta utilizar uma das máquinas de uma bilheteira em uma das estações de metrô da cidade. Você pode usar dinheiro ou cartão de débito/crédito para recarregar seu cartão Oyster e simplesmente seguir as instruções na tela.


Quando você não tem crédito suficiente em seu cartão Oyster para pagar a tarifa mínima, simplesmente não consegue passar pelas barreiras para entrar no metrô de Londres.


Cada vez que você tocar no leitor amarelo com seu cartão oyster, ao entrar em qualquer meio de transporte público, a tela informará qual é o saldo restante do seu cartão oyster. Cada vez que você tocar no leitor amarelo com seu cartão oyster ao sair de qualquer meio de transporte público, a tela informará qual é o saldo restante do seu cartão oyster e qual a taxa que você pagou pela viagem que acabou de fazer.


Usando o cartão oyster no London Underground, Overground e DLR.

Para usar o cartão oyster para viajar no metrô, overground, DLR ou trens de Londres, basta tocar no leitor de cartão amarelo localizado à sua direita nas barreiras com o cartão oyster. As barreiras abrirão assim que você tocar no leitor amarelo se houver saldo suficiente no cartão ostra. Depois de concluir sua jornada, você precisará tocar novamente no leitor amarelo com seu cartão oyster para que as barreiras se abram ao sair da estação.


A tarifa que você paga com o Oyster Card será calculada no momento em que você tocar no leitor amarelo nas barreiras de saída. A tarifa dependerá das zonas de viagem de e para as quais você viajou e da hora do dia em que viajou, pois há tarifas de pico e fora de pico.


É por isso que um cartão do oyster é necessário para cada pessoa. Se você não tocar no leitor com seu cartão oyster ao entrar ou sair, pagará a tarifa máxima possível como multa; portanto, se chegar à estação e descobrir que as barreiras estão abertas, use seu oyster cartão para tocar no leitor de qualquer maneira para garantir que você pague a tarifa certa.

Usando o Oyster Card no ônibus

Para usar o cartão oyster para se locomover em Londres no ônibus, basta tocar no leitor amarelo com o cartão oyster ao entrar no ônibus. Há um leitor ao lado do motorista e outro na porta traseira dos novos ônibus de dois andares. Você não precisa tocar novamente no leitor ao sair do ônibus.


Onde comprar um London Oyster Card

Comprando um cartão Oyster em estações de metrô

Você pode comprar um London Oyster Card em qualquer estação de metrô, metrô, DLR ou TFL em Londres. Nessas estações, você poderá comprar o Oyster Card na bilheteria ou em uma das máquinas de autoatendimento. Você também pode comprar o Oyster Card na estação de metrô do aeroporto de Heathrow e também pode comprar um Visitor Oyster Card na estação de trem do aeroporto de Gatwick.


Comprando um cartão Oyster nas lojas de ingressos Oyster

Também é possível comprar o London Oyster Card em algumas lojas no centro de Londres, essas lojas terão um adesivo afixado em sua porta ou janela com as palavras “Oyster Ticket Shop”.


Comprando um cartão Oyster on-line

Você também pode comprar um Visitor Oyster Card on-line em Visit Britain.


Como recarregar um London Oyster Card

Você encontrará máquinas de autoatendimento em cada estação de metrô, superfície, trem TFL e DLR onde você pode recarregar seu cartão Oyster. Para tal, basta tocar com o seu cartão Oyster no leitor de cartões amarelo e seguir as instruções na tela.


Você pode recarregar seu cartão oyster com dinheiro ou pode optar por adicionar um travelcard ao seu cartão oyster. Os Travelcards dão direito a viagens ilimitadas para as zonas e número de dias escolhidos. Normalmente, se você vai passar mais de cinco dias em Londres, provavelmente é aconselhável um cartão de viagem de 7 dias. No entanto, se você estiver em Londres por menos de cinco dias, recomendamos que você apenas use seu cartão Oyster com pré-pagamento e recarregue quando necessário.


Você pode usar um cartão de débito/crédito ou dinheiro (moedas e notas) para recarregar ou adicionar cartões de viagem ao seu cartão Oyster. Depois de pagar sua recarga, você precisa confirmar a transação tocando novamente no leitor amarelo com seu cartão oyster. Se você não fizer isso, seu cartão Oyster não será recarregado.


Não se esqueça de tocar duas vezes no leitor amarelo com o seu cartão oyster: no início e no fim da saída do metrô.


Quanto custa cada viagem quando você usa um cartão Oyster?

A tarifa de cada viagem dependerá de duas coisas quando você usa um cartão Oyster:


Zonas de viagem de Londres: a tarifa que você paga dependerá das zonas de viagem de e para as quais você viaja. Veja mais sobre as Zonas de Londres aqui.


Hora do dia: As tarifas vão depender do horário da viagem, pois existem tarifas de horário de pico e tarifas de fora de pico. Os horários de pico são considerados das 6h30 às 9h30 e das 16h às 19h de segunda a sexta-feira (exceto feriados. Se você viajar fora dos horários de pico, a viagem normalmente será um pouco mais barata.


Também é importante lembrar que o limite diário se aplica a viagens em transporte público em Londres ao usar um cartão oyster. Esse limite diário máximo dependerá das zonas de viagem para as quais você viajou no dia. Depois de atingir a tarifa diária máxima para as zonas de viagem pelas quais você viajou, você pode viajar em transporte público para as mesmas zonas de viagem usando seu cartão oyster gratuitamente. Você ainda precisa usar seu cartão Oyster, mas não será cobrado.


Esse limite máximo diário torna o uso de um cartão oyster mais barato do que um cartão de viagem de um dia, já que o limite diário do cartão oyster é menor do que o custo de um travelcard diário.


Devolvendo seu cartão Oyster

Até agora, podíamos devolver nosso cartão oyster quando não precisássemos mais dele e recuperar o depósito (costumava ser de £ 5) junto com qualquer saldo restante. Este ainda é o caso se você comprou seu cartão Oyster antes de fevereiro de 2020, mas se você comprou seu cartão Oyster depois de fevereiro de 2020, não é mais o caso. Infelizmente hoje em dia, não se pode mais pegar o depósito como crédito em seu cartão oyster, porém, você ainda poderá recuperar qualquer crédito não utilizado e cancelar seu cartão Oyster.


Mais informações sobre como usar o transporte público em Londres


Usando seu cartão de crédito ou débito internacional por aproximação

É possível usar um cartão de débito ou crédito por aproximação para pagar pelo transporte público em Londres. Para fazer isso, basta tocar no leitor amarelo ao usá-lo para viagens de metrô ou superfície e trens ou DLR, ou apenas tocar ao entrar em um ônibus. Um cartão por aproximação é necessário para cada pessoa.


As taxas aplicadas ao usar o cartão sem contato são exatamente as mesmas do cartão Oyster, com o mesmo limite diário.


A única desvantagem é que, se você não for um cidadão do Reino Unido, seu banco pode cobrar uma comissão, e isso pode tornar a viagem em Londres muito mais cara do que usar um cartão Oyster.


Passear em Londres com crianças

Geralmente, crianças com menos de 11 anos viajam gratuitamente ao usar o transporte público de Londres.


London Travel card: O outro cartão de transporte de Londres

O London Travelcard é o outro passe de transporte disponível para uso em viagens em Londres. Você pode comprar travelcards de 1 dia, 7 dias, mensais ou anuais para zonas de transporte específicas em Londres.


De um modo geral, um travelcard diário é mais caro do que o limite diário aplicado a um cartão oyster, por isso normalmente não recomendamos travelcards diários. O cartão de viagem de 7 dias é útil se você for passar mais de 5 dias em Londres, pois para qualquer outra coisa, nós ainda recomendaríamos que você usasse o cartão Oyster pré-pago.


Como chegar no meu destino final?

Para saber qual meio de transporte você precisa para chegar no seu destino final, ou qual zona do metro que você irá utilizar, você deve utilizar o mapa do metrô de Londres. Você pode pesquisar no próprio site do metrô de Londres utilizando a ferramenta 'plan a journey'. Ou você pode utlizar o aplicativo do google maps, é o que a maoria faz hoje em dia. Ou utilizar o aplicativo Citymapper, que nós amamos e não vivemos sem.


Pelo CityMapper London, você pode procurar destinos específicos, e selecionar o meio de transporte como por exemplo, bicicleta, ônibus, barco, metrô ou trem. É muito bem explicado, detalhando todo o seu trajeto e o tempo de duração. É só seguir o mapa e pronto! Caso você não tenha acesso a internet, você pode baixar o mapa e consulta-lo mesmo estando off-line.


Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas com relação ao Oyster Card. Mas se você tiver alguma dúvida entre em contato com a gente!

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️





Comments


bottom of page