top of page
  • Lou

Como é trabalhar na Inglaterra? Quais são as diferenças culturais entre Brasil e Inglaterra

Atualizado: 15 de fev. de 2023

Devido a procura, resolvi reunir alguns pontos importantes aqui neste post para ajudar quem está querendo começar, ou já começou uma carreira no Reino Unido, ou pra aqueles que tem apenas curiosidade, e vale também como reflexão.


Eu moro na Inglaterra há 15 anos e já mais do que me acostumei e me adaptei a cultura e o mercado de trabalho inglês, e minha experiência de trabalho no Brasil é bem pequena, consequentemente não consigo fazer uma comparação perfeita, porém sempre que converso com meus amigos que ainda estão no Brasil, ou pessoas que querem imigrar e entram em contato, as pessoas ficam um pouco chocadas com a diferença. E percebi que alguns pontos são sempre os mesmos, por isso resolvi escrever aqui no post.


Vale pontuar que tudo escrito aqui neste blog é baseado na minha experiência, ok?! Dito isso, vamos lá:


Horários & Pontualidade

Não é a toa que existe a frase pontualidade britânica. Sim, os ingleses são pontuais e detestam esperar! É uma tremenda falta de educação e falta de respeito deixar-los esperando. Ou seja, mantenha a pontualidade. Se a reunião marcada é para começar as 9 AM vai começar em ponto as 9 da manhã, por isso esteja no escritório uns ninutos antes para se preparar, tomar seu café etc. Se for uma conference call, liga antes das 9 AM para testar os equipamentos.


Atrasos acontecem e eles sabem. No entanto, é melhor avisá-los de uma possível demora, mande um e-mail ou mensagem de texto com uma boa justificativa como por exemplo, seu trem foi cancelado ou qualquer coisa semelhante. Acredite, reuniões são canceladas e negócios deixam de acontecer por causa de 10 minutos de espera. Não seja essa pessoa!


Hora Extra

Por outro lado, deu 5 da tarde em ponto, os ingleses já estão saindo do escritório para pegar seus trens/ metros de volta pra casa ou para ir ao pub, não importa! Ingleses não fazem hora extras. Apenas em casos de extrema exceção.


Ficar até mais tarde no escritório mostrando serviço pro chefe, não é sinônimo de trabalhar duro, pelo contrário, é sinônimo de falta de planejamento e de não saber administrar seu tempo perfeitamente (time management). Não faça isso! Quantidade de horas não significa qualidade ou produtividade.


Horário de Almoço

Aqui todo mundo tem direito a ter 1 hora de almoço, está na lei, mas na maioria do tempo, ninguém tira uma hora de almoço. Os ingleses são bem práticos, e pra falar a verdade, eu adoro essa praticidade deles. Geralmente, eles vão na vendinha da esquina da rua do escritório, pegam uma sopa, ou salada, ou um sanduíche com crips (sim, eles adoram essas batatas fritas em saquinhos como acompanhamento) e um bebida. Pronto! Esse é o almoço deles, um almoço rápido, alguns almoçam na vendinha, outros almoçam na cozinha do escritório e MUITOS voltam para suas mesas de escritório, almoçam em frente a tela do computador adiantando o trabalho (confesso que eu faço muito isso) se for verão eles até podem se aventurar e ir comer sentados na grama do parque mais próximo.


Aqui não tem nada de almoço pesado, ou horas sentados em restaurantes batendo papo furado, é tudo muito rápido e prático. Basicamente, eles adaptam os horários para conciliar melhor vida pessoal e profissional, e isso inclui o horário de almoço. Muitos preferem não usar o horário todo de almoço.


Ah! Vale lembrar que aqui não existe vale-refeição ou vale-alimentação! Você precisa, basicamente, viver com o seu salário. Dependendo da empresa, algumas oferecem almoços, ou alguns lanches, e outras oferecem almoços em dias específicos de festas, treinamentos ou reuniões importantes.


Ferramentas de comunicação

WhatsApp não é ferramenta de trabalho. Grupos de trabalhos são criados nas ferramentas da empresa como slack, Microsoft Teams. E claro, não tem aquela pressão para responder tudo na hora. Se for urgente, vão te ligar. Tudo é mais organizado e menos imediatista.


Vida Social no Trabalho

Não existe obrigação social de bater papo furado durante o dia de trabalho, geralmente perguntam como você está, perguntam sobre o tempo e já está de bom tamanho. Mas sinceramente ninguém quer saber como foi realmente o seu fim de semana, diga que foi ótimo e volte ao trabalho. E não se preocupe, isso não é grosseria, no ambiente profissional não é pra ficar abraçando ou beijando pelos corredores. Tem pouco contato físico por aqui. Claro que quando as festas acontecem, eles são mais amiguáveis.


Entrevista de Trabalho

Não existe pergunta pessoal durante a entrevista de trabalho. A minha vida pessoal só diz respeito a mim. As pessoas não querem saber se você tem filhos, é casada, solteira, viúva, sua religião, sua orientação sexual, ou o seu endereço. Isso é proibido, então aproveita para deletar isso do seu currículo, caso você tenha colocado.


Férias

A maioria das empresas oferece 25 dias uteis de férias ao ano, mais os feriados nacionais (que são 8 no total). Ou seja, cada mês que você completa trabalhando, você adquire 2.5 dias úteis de férias. Porém, você pode tirar suas férias antecipadamente, você não precisa trabalhar o ano todo para tirar suas férias, e inclusive você pode tirar férias durante o seu estágio probatório (durante os 3 primeiros meses de 'probation' na empresa nova).


Outra facilidade é poder tirar suas férias em etapas, você não precisa tirar os 25 dias corridos, você escolhe o que é melhor pra você. Você pode tirar apenas 1 dia, meio dia, 5 dias ou 15 dias seguidos de férias ao longo do ano, você tem liberdade de fazer o que quiser com seus dias e organizá-los da melhor maneira pra você, conforme suas necessidades. Algumas empresas, não permitem que você tire mais de duas semanas, mas isso vai depender da política de cada empresa.


Hierarquia no ambiente de trabalho

É bem difícil de reconhecer quem é o gerente e quem não é, porque os ingleses são mais informais, por incrível que pareça. Eles são muitos educados no jeito de falar com o funcionário, e até parece que os gerentes estão pedindo um favor, ao invés de mandar você fazer alguma coisa, como o seu trabalho por exemplo.


A maioria dos espaços de trabalho são abertos e compartilhados, isso permite você ter contato direto com todas pessoas no escritório do mais júnior até ao mais alto cargo.


Discriminação por ser estrangeira e sotaque

Muitas pessoas perguntam se eu já sofri ou sofro por ser estrangeira trabalhando na Inglaterra, seja pelo sotaque ou por outra característica.


Primeiramente, todo mundo que imigra para um novo país depois dos 18 anos de idade (quer dizer, depois de adulto), e tem que aprender uma nova língua, terá sempre sotaque. O sotaque pode ir amenizando com o tempo, mas nunca vai embora de vez. Talvez as pessoas não conseguem identificar da onde é o seu sotaque, mas sabem que não é da Inglaterra. Não existe estrangeiro que aprendeu ou aprimorou a língua em outro país, sem sotaque, o sotaque pode até ficar neutro, mas estará lá! E isso não é demérito nenhum, aqui todo mundo tem sotaque, aqui todo mundo vem de algum lugar.


Também não serei hipócrita e dizer que não existe discriminação com estrangeiro, eu pessoalmente nunca sofri, ou se sofri nem percebi (sou bem desligada pra isso). Mas às vezes, nós estamos tão conscientes que estamos num lugar diferente, e que nós mesmo achamos que as pessoas estão de cara amarrada, ou falando de nós ou comentando de nós. Mas não é bem assim. Lembra que você está no país deles. Você é que tem que se adaptar a cultura deles. E se você consegue se comunicar eloquentemente, consegue transmitir sua mensagem claramente, faz o seu trabalho bem feito, é educado, segue as regras, o que importa da onde você veio? Você será valorizado!


Comunicação direta

As pessoas aqui não usam meias palavras, elas são diretas, vão direto ao ponto sem rodeios. Eles são assertivos. Principalmente os nórdicos. Não ache que isso é pessoal, que eles não gostam de você, não é nada disso! Pelo contrário, mas eles são sim curtos e rápidos com as reuniões e palavras.


Outra coisa, sempre mande convite de reunião com agenda, com os pontos que você quer falar durante a reunião, nada de enrolação. Eles gostam de se preparar para cada reunião.


Resumindo:

Esses são os pontos que eu acredito ser a grande diferença cultural no mercado de trabalho. Sempre vão ter alguns hábitos, costumes ou assuntos que causam uma certa estranheza, mas sempre adaptáveis. Tenha a mente aberta e seja flexível.


Me conta quais são as diferenças culturais entre brasileiros e britânicos que mais te chama atenção! Esqueci de algum? Use os comentários também para tirar suas dúvidas sobre as diferenças culturais entre os britânicos e brasileiros.



2 comentários


Valeria Marques
Valeria Marques
12 de mai. de 2023

Perfeito!!!! Amo esse tipo de cultura, no trabalho deveríamos ser objetivos e diretos.

Curtir
Respondendo a

Com certeza!!

Curtir
bottom of page