top of page
  • EmiLou

Como passar um dia perfeito em Cascais - Passeio bate e volta de Lisboa

Atualizado: 7 de fev.

A linda cidade litorânea de Cascais em Portugal, é um lugar fantástico para passar um dia (ou uma semana, ou quem sabe um mês?!). E como viajar de Lisboa a Cascais leva bem menos de uma hora, não é surpresa que fazer uma viagem de um dia a Cascais seja incrivelmente popular entre Lisboetas e visitantes. Principalmente entres os turistas Brasileiros.


Se você está a planejar uma viajar de Lisboa para Cascais e quer ver o melhor de Cascais num dia, então este é o SEU guia de viagem de Cascais!


Nós amamos Cascais, e já fizemos vários passeios de um dia a Cascais e também já ficamos hospedas por lá muitas vezes – então temos ótimas dicas para compartilhar.


Viagem de 1 dia para Cascais saindo de Lisboa

Sem dúvida, a pergunta mais comum que ouvimos sobre planejar uma viagem de um dia para Cascais saindo de Lisboa é “você pode visitar Cascais e Sintra em um dia?”.


A resposta é sim… mas depende do que você está procurando.


Uma viagem de um dia a Cascais, Sintra e Cabo da Roca é um dos passeios mais populares (se não o mais popular) do país, e por uma boa razão! A maioria dos visitantes tem apenas alguns dias em Lisboa, e ver o melhor dos arredores com tempo limitado é um grande desafio.


Se o seu principal objetivo ao visitar Cascais é simplesmente apreciar a vista para o mar, passear pelo centro da cidade e ter um gostinho de uma das melhores cidades litorâneas de Portugal, contratar um tour guiado especializado que visita vários pontos é muito viável.


Agora, se você preferir passar o dia inteiro em Cascais, aproveitando as melhores atrações da cidade e talvez até relaxando na praia, então é melhor pular Sintra, e pegar o trem de Lisboa para Cascais.


Pessoalmente, tivemos dias em que passamos o dia todo em Cascais e dias em que visitamos por uma hora – mas nunca consideramos o tempo gasto em Cascais um desperdício.


Cascais sempre é uma boa opção para quem vai a Portugal em pleno verão Europeu e quer fugir do calorão de Lisboa por exemplo. A cidade fica a poucas horas do centro de Lisboa (com muitas opções de ônibus ou trens (mais detalhes abaixo). E é sem dúvida uma cidade litorânea bem bonitinha e que mesmo no inverno vale a pena colocar no seu roteiro!



Como viajar de Lisboa para Cascais, Portugal

Ao planejar uma viagem de um dia de Lisboa a Cascais, você tem essencialmente 3 opções viáveis ​​para trabalhar: pegar o trem, pegar um carro (de carro ou na forma de táxi/Uber) ou reservar um passeio.


Aqui estão os prós e contras de cada um!


Trem

Existe um trem/comboio regional direto de Lisboa para Cascais, e é incrivelmente simples de usar!


Os trens que viajam de Lisboa para Cascais partem a cada 10-20 minutos da estação do Cais do Sodré (do outro lado da rua do Time Out Market) e demoram cerca de 35-40 minutos a chegar a Cascais.


Ao longo do caminho, você desfrutará de belas vistas da água (tente sentar-se do lado esquerdo do trem enquanto viaja para Cascais, se puder).


Os bilhetes custam 2,30€ por pessoa, por trajeto, e podem ser adquiridos na estação antes da partida, ou estão incluídos no Lisbon Card, se tiver.


A estação de trem de Cascais fica bem no centro da cidade, então, assim que chegar, você pode começar a conferir algumas das melhores coisas para fazer em Cascais imediatamente.


Dica das irmãs: este trem pode ficar muito quente no verão, então esteja preparado para isso, principalmente à tarde).


Táxi/Uber

Apanhar um táxi ou Uber de ou para Cascais é outra opção, que pode ser muito cómoda (especialmente em grupo).


€ 15-20, mais ou menos, normalmente leva você do centro de Cascais ao centro de Lisboa.


Há um ponto de táxi na Boca do Inferno, e nós desfrutamos de muitos passeios de um dia em Cascais que começaram com um trem para Cascais saindo de Lisboa e terminaram voltando para casa pegando um táxi na Boca do Inferno!


Carro

As atrações que abordamos neste guia de viagem de um dia a Cascais encontram-se todas a uma curta distância a pé da estação ferroviária de Cascais, por isso não há razão para alugar um carro.


No entanto, se você quiser visitar algumas partes mais periféricas de Cascais, como as Dunas da Cresmina ou a Praia do Guincho, considere dirigir e estacionar fora do centro histórico.


Não é obrigatório, com opção de táxi e Uber, mas dá muito mais flexibilidade.


Se você optar por dirigir de Lisboa para Cascais, considere adicionar uma parada no Cabo da Roca também!


Se você quiser dirigir, pode verificar os preços e inclusões do aluguel de carros aqui.


Se quiser saber mais sobre aluguel de carro na Europa, leia nosso post aqui


Tour Guiados (Excursões)

Cobrimos isso em detalhes acima, mas, para recapitular, a única razão pela qual reservaríamos uma viagem de um dia organizada a Cascais é se você também deseja fazer uma visita a Sintra no mesmo dia.


Este passeio é uma ótima opção para isso (e inclui mais tempo em Cascais do que alguns passeios de um dia em Sintra que tentam espremer mais pontos turísticos).


No entanto, se pretende passar o dia inteiro em Cascais, não há razão para reservar um passeio.


As melhores coisas para fazer em uma viagem de um dia a Cascais

Embora existam muitas coisas maravilhosas para fazer em Cascais, focamos esta seção nas melhores atrações de Cascais para visitar em uma viagem de um dia.


Em outras palavras, este guia de viagem cobre os melhores lugares para visitar em Cascais que estão a uma curta distância da estação de trem!


Aqui está a lista do que fazer e visitar em Cascais (não necessariamente neste ordem):


Admire o Farol de Santa Marta.

Se você já viu uma foto de Cascais, provavelmente inclui o lindo Farol de Santa Marta, construído em 1868 no local de um forte anterior.


Situado no estuário do Tejo, o Farol de Santa Marta tem um ar icônico português e continua a ser uma das coisas que mais gosto de ver em Cascais!


Ao afastar-se do centro de Cascais em direção à Boca do Inferno pela Avenida Rei Humberto Ii de Itália, o tradicional farol de Santa Marta aparecerá à sua esquerda.


Visite os museus anexo ao Farol

Um bilhete de 5 euros comprado no Farol de Santa Marta dá direito a duas coisas: a oportunidade de visitar o pequeno museu do farol (e o mais importante, admirar a vista lá de cima!), e entrada na Casa de Santa Maria.


A Casa de Santa Maria foi projetada para ser o exemplo “perfeito” de uma casa tradicional portuguesa e já foi propriedade da mesma família que possuía o Museu Condes de Castro Guimarães do outro lado da rua (mais sobre isso abaixo).




Visite o Museu Condes de Castro Guimarães

Embora este popular local para fotos em Cascais seja mais conhecido pelos azulejos de fácil acesso em seu exterior, adoramos visitar esta pequena casa-museu!


Indiscutivelmente português e absolutamente lindo, o Museu Castro Guimarães não demora muito a ver, mas vale a pena entrar (os bilhetes custam 4 euros).


Construído em estilo de castelo em estilo neogótico (com fortes toques portugueses) no final do século XIX, é museu desde 1931.


Não se esqueça de espiar pelas janelas quando estiver no andar de cima - as vistas são lindas!


Confira os pavões no Parque Marechal Carmona.

Este parque sombreado e tranquilo é um lugar divertido para fazer uma pausa do sol em Cascais - e também é o lar de muitos pavões muito coloridos, além de algumas galinhas!


Os pavões são uma visão bastante comum nos parques portugueses - por exemplo, existem muitos no famoso Castelo de São Jorge em Lisboa, bem como no nosso parque favorito de Lisboa, o Jardim da Estrela - e acrescentam uma pitada deliciosa de capricho onde quer que vivam.


Embora eu não gaste necessariamente muito tempo no Parque Marechal Carmona quando você tem apenas um dia em Cascais para trabalhar, vale a pena um passeio rápido, especialmente porque o Museu Castro Guimarães está localizado dentro do parque.


Se você passear pela parte de trás da casa, também será presenteado com algumas vistas encantadoras da água.


Passeie pelo colorido centro da cidade de Cascais.

O colorido centro da cidade de Cascais é repleto de restaurantes, cafés, pequenas ruas que levam ao acesso à praia e lojas que vendem lembranças portuguesas, tudo tricotado com enormes quantidades da distinta e adorável calçada portuguesa (ou calçada portuguesa).


O centro de Cascais é um local feito para passear sem rumo, reserve um tempinho para o desfrutar as ruas estreitas que são ladeadas por prédios coloridos com azulejos tradicionais portugueses, o que torna super bonito passear pela cidade. Há muitas lojas que vendem artesanato local e souvenirs, bem como restaurantes tradicionais que servem a deliciosa culinária portuguesa.


Escolha um do diversos restaurantes existentes no centro, se quiser experimentar deliciosos frutos do mar, a Baía do Peixe é uma das muitas opções portuguesas populares


Não se esqueça de reparar na calçada; as pedrinhas portuguesas!!


Há também a Rua Amarela, uma rua pitoresca no centro de Cascais, Portugal, famosa por seus prédios coloridos e bons bares, o que a torna um item valioso em uma lista de coisas para ver em Cascais. Essa rua amarela, é muito parecida com a Rua Rosa (Pink Street) de Lisboa, não é apenas bonita, mas tem alguns dos melhores restaurantes e locais para comer em Cascais.


Visite a Boca do Inferno

Caminhar do centro de Cascais até a Boca do Inferno é uma das coisas que mais gostamos de fazer em Cascais.


Da estação ferroviária de Cascais, leva cerca de 30 a 35 minutos a pé até a Boca do Inferno, além de parar para passear ao longo do caminho.


E, como praticamente todas as atrações abordadas neste guia de viagem de um dia em Cascais estão entre esses 2 pontos, é uma rota muito conveniente.


Depois de passar o Farol de Santa Marta em particular, as vistas do mar tornam-se notáveis, e muitas vezes nos encontramos parando para apreciá-las novamente e novamente.


Ao chegar à Boca do Inferno, a multidão aumenta um pouco novamente e você chegará a uma área movimentada com várias barracas de souvenirs, um punhado de restaurantes e lanchonetes, um estacionamento (com ponto de táxi) e o mais importante , uma vista muito legal!


A Boca do Inferno é um arco de mar que, em certas condições meteorológicas, cria enormes efeitos sonoros à medida que a água se choca contra ela e para além dela.


Ao visitar a Boca do Inferno, vire à direita ao sair da zona das lojas de souvenirs para ter a vista tradicional do arco.


Se você continuar no ponto de vista mais popular, também não conseguirá ver o arco.


No entanto, as vistas do Atlântico ainda são deslumbrantes e adoramos passar o tempo aqui quando visitamos Cascais






Visite a Cidadela de Cascais.

Originalmente construída no século XV e reconstruída, como grande parte da zona de Lisboa, várias vezes, a Cidadela de Cascais tem uma longa história nesta vila costeira.


Funcionando primeiro como um forte defensivo, depois como residência real e agora dividida em várias funções (parte museu e parte hotel de luxo), a mais recente iteração da Cidadela de Cascais ainda se ergue orgulhosamente sobre a cidade.


Quer você opte por visitar o museu ou não, ainda vale a pena parar na área da cidadela para ver o Citadel Arts District que é o lar de galerias, lojas e instalações de arte interessantes, o Citadel Arts District combina perfeitamente com a grande Cidadela de Cascais e é uma parada divertida em uma viagem de um dia a Cascais!


Caminhe até ao Estoril a partir de Cascais.

Na direção oposta da Boca do Inferno, voltando mais perto de Lisboa a partir de Cascais, fica a cidade litorânea do Estoril.


E, uma curta e bonita caminhada de 30 minutos junto ao mar leva-o de Cascais ao Estoril!


Acima de tudo, o Estoril é famoso por uma coisa: o seu casino foi a inspiração de Ian Fleming para escrever o primeiro livro de James Bond, Casino Royale, que lançou uma personagem que já existe há gerações!


Além dessa conexão, porém, o Estoril é uma linda cidade turística por si só, com muitas semelhanças com Cascais (embora muitas vezes um pouco menos movimentada).


A Praia do Tamariz, a sua bela praia principal, irá recebê-lo quando chegar à cidade a pé depois de passear ao longo da costa.




Praia

Por último, mas certamente não menos importante, não poderíamos deixar de incluir uma viagem de um dia a Cascais saindo de Lisboa é aproveitar a praia!


Devemos confessar que tirando as praias lindas do Algarves, não somos tão fãs assim das praias portuguesas, mas temos um bom motivo! Geralmente o mar é bem gelado e venta muito! Mas num dia de calor extremo é sempre uma boa opção. Quer apenas relaxar na areia ou dar um mergulho, existem algumas boa opções de praias de Cascais.


A Praia da Rainha e a Praia da Ribeira são duas opções populares bem no centro da cidade, e a Praia do Duquesa também é adorável e muito popular.


Você também verá muitas pessoas nadando nas águas rasas e calmas em frente ao Farol de Santa Marta, o que é particularmente bom se você estiver visitando Cascais com crianças.


A Praia do Guincho é uma das praias de Cascais mais populares entre os surfistas, mas a 1,5 horas a pé do centro de Cascais, é melhor acessada de carro.


Se decidir caminhar até ao Estoril como parte do seu dia em Cascais, a Praia do Tamariz no Estoril é também uma excelente opção!


E resumidamente essas são as nossas recomendações, e você faria algo diferente? Nos conte como você faria o seu roteiro.



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page