top of page
  • EmiLou

Dicas para fazer uma road trip pela Islândia (Informações práticas)

Atualizado: 7 de fev.

Você tem uma viagem marcada para a Islândia e está procurando dicas sobre o que vestir ou o que levar na mala? Você veio ao lugar certo! Nós temos uma viagem marcada para esse país incrível em breve, por isso nós fizemos várias pesquisas para nos prepararmos para esta viagem e vamos compartilhar nossas dicas com vocês.


Atenção: dicas relacionadas a temperatura são para quem aqueles viajantes que estão planejando viajar para a Islândia ou no final de setembro, ou no mês de outubro, ou no início de novembro. No entanto, o restante das dicas são aplicáveis ​​aos outros meses também. Então vale a pena a leitura deste post.

Tópicos:


DINHEIRO

Moeda: A moeda na Islândia é a coroa islandesa (ISK). Muitos lugares (restaurantes, bares, atrações turísticas) aceitam dólares americanos, dólares canadenses, euros, moedas norueguesas, suecas e dinamarquesas.


Pagamento: A Islândia é um país que não usa moeda em espécie. Os islandeses costumam pagar tudo com cartão de crédito ou débito. Até mesmo uma taxa de 200ISK (1,5 euros) para o uso de um banheiro no Parque Nacional Thingvellir, pode ser paga com o seu cartão de crédito. O pagamento com cartões usa o método chip-and-pin. Se você não tiver um chip no seu cartão, poderá assinar a compra. A maioria das pessoas nem carrega dinheiro no bolso, porque pagar com cartão é muito comum.


Câmbio: Se você preferir levar dinheiro, há um banco e um caixa eletrônico no aeroporto de Keflavík onde você pode trocar dinheiro. Saiba apenas que podera ser cobrada uma taxa internacional por saques em caixas eletrônicos – verifique antes com seu banco.


Gorjeta: Você não precisa se preocupar em dar gorjeta na Islândia – isso vale para restaurantes, bares e até táxis! A gorjeta já está embutida no custo da refeição.


LÍNGUA

Língua nativa na Islândia: islandês


Idiomas facilmente falados na Islândia: islandês e inglês (especialmente nas principais áreas turísticas).


A Islândia é conhecida por uma alta taxa de alfabetização e quase todos os islandeses falam inglês fluentemente. Os islandeses geralmente gostam de falar em inglês, então você não precisa saber islandês para se locomover.


Visto

A Islândia faz parte do espaço Schengen, ou seja, 90 dias sem necessidade de visto para Brasileiros.


Para entrar no país, você precisa de:

  • Passaporte válido com mais de 3 meses para o vencimento;

  • Bilhete aéreo comprovando a saída do país;

  • Comprovante de hospedagem;

  • Seguro saúdo com cobertura mínima de 30 mil euros.

  • Caso solicitado, provar ter fundos suficientes para o tempo de turismo no país.

A verdade é que eles só pedem isso tudo para algumas pessoas. Mas é sempre bom estar precavido caso seja solicitado.


TEMPERATURA

Outubro é definitivamente um mês de transição para a Islândia. Saindo dos dias extremamente longos de verão, típicos de locais de alta latitude, a duração do dia em outubro ainda é bastante longa.


A partir de 1º de outubro, o nascer do sol em Reykjavik é às 7h37 e o pôr do sol ocorre às 18h56 (média).


Quanto ao clima, você pode esperar que as temperaturas médias baixas sejam de aproximadamente 2ºC e as temperaturas médias altas sejam de 7ºC. Você pode esperar bastante vento, e chuva leve. O clima da Islândia é bastante inconstante, então não se surpreenda ao ver (e experimentar) todo o espectro do clima em um período de 24 horas. Felizmente, isso também pode incluir céu claro.


No inverno tem temperaturas na média de -5ºC e os verões são frescos, com temperatura média de 12ºC. Mas quando venta a sensação térmica pode chegar a -10ºC.


A Islândia é mais fria do que você imagina devido aos ventos, muito difícil de explicar, ao menos que você experimente você mesmo. Venta todo dia! E tem também tempestades de vento, que que é muito parecido com um mini furacão, então vá preparado!


Outra coisa muito importante tomar cuidado na hora de abrir a porta do carro, a porta pode literalmente ser arracada do carro com o vento.


Resumo da ópera, não importa se a temperatura está fria ou não, se estiver ventando, com certeza estará frio! Prepare-se!


O que levar para uma viagem no OUTONO na Islândia (Setembro, Outubro e início de novembro)


Roupa

Agasalhos à prova de vento: Você vai querer uma jaqueta que seja resistente ao vento e água, mas também que te esquenta. Isso é bem diferente de uma simples capa de chuva, que apenas não deixa você ficar molhado.


Capa de chuva + Calça: Se você quiser entrar ou andar ao redor de algumas das principais cachoeiras da Islândia, pode esperar ficar bem molhado! Ter uma jaqueta e calças impermeáveis será bem útil. Você pode colocá-los e tirá-los rapidamente, dependendo da sua atividade do dia.


Calças para caminhadas com barreira para o vento e a chuva. Algo flexível mas que protege do vento.


Dica das irmãs: roupas impermeáveis e sapato adequados (também impermeável) são ESSENCIAIS.

Acessórios

Chapéu/faixa de cabelo: Sim, infelizmente, você precisa de algo para cobrir sua cabeça/ouvidos alguns dias durante a primavera, verão, outono e principalmente no inverno. Você com certeza vai precisar, e com certeza vai querer proteger suas orelhas do vento! Especialmente perto do mar ou quanto mais para o interior da ilha, mais frio fica. Além disso, a parte norte do país é geralmente mais fria durante o verão.


Luvas: A mesma coisa se aplica para mãos.


Scarf: A mesma coisa se aplica para o pescoço, tem que manter aquecido.


Camadas

Base térmica: Esteja no lado seguro para o calor e o conforto, sugerimos trazer tanto a parte superior quanto a inferior. Especialmente se você estiver acampando ou indo para o interior, essas são camadas fáceis de se manter aquecido ao longo do dia.


Camisa: A menos que você tenha sangue extremamente quente, recomendamos usar mangas compridas. Pode haver dias agradáveis, mas eles são menos e mais distantes entre si. Camiseta de manga longa ou suéteres leves é uma boa opção.


Fleece: Também é uma boa opção para fazer como camada, ou até mesmo usar como jaqueta sozinha, se você não precisar de proteção contra o vento ou a chuva.


Leggings: Ou algo similar ao spandex atlético prático. São versáteis, leves e confortáveis!


Jeans: Embora os jeans não sejam recomendados para explorar, será bom ter jeans para sair para jantar ou um dia mais arrumado na cidade.


Calçados

Botas de caminhada: Algo impermeável, com tração incrível e super confortável. Sugerimos um par de botas de caminhada de boa qualidade para navegar pelo terreno acidentado.


Dica: Invista em uma bota para neve, que não resvale e possa molhar. Nós compramos uma da marca Timberland (espero que funcione).


Tênis de caminhada: eles não são tão duráveis ​​quanto as botas de caminhada, mas outra ótima alternativa para explorar a Islândia.


Chinelos: Não é um par chique e não é para caminhar na praia. É para as fontes termais ou para a Blue Lagoon, facilita a entrada e saída das piscinas e o retorno aos vestiários!


Meias de caminhada: você não precisará de meias de lã resistentes no verão por um instante, mas ainda é uma boa ideia ter meias que absorvem a umidade.


O importante é focar em sapatos que manterão seus pés secos.


Outras coisas:

Toalha de secagem rápida: As toalhas de secagem rápida são muito convenientes porque se dobram pequenas e obviamente secam rapidamente. Especialmente se você está planejando acampar ou ficar em um albergue (que se paga por toalhas), ou nadar nas piscinas naturais, isso realmente é útil.


Garrafa de água: traga uma garrafa de água para encher, (a água é gratuita na Islândia, beber água da torneira na Islândia é extremamente recomendado se você quiser economizar algum dinheiro na sua viagem). Comprar água na Islândia é bobagem. Você pode beber a água até mesmo do riacho por onde está caminhando – ela vem direto da geleira!


Adaptadores elétricos: certifique-se de carregar seu telefone, câmera ou computador com o plugue correto. A Islândia usa o plugue europeu padrão com dois pinos redondos.


Medicamentos / prescrições: na Islândia, você não pode obter coisas como ibuprofeno ou medicamentos para resfriado no balcão. Traga o que você acha que vai precisar.


Comida: O turismo na Islândia não é umas das coisas mais baratas, ou você leva alguns 'snacks' com você na mala, ou compra no supermecado, pra economizar ao longo do dia . O Mercado mais barato se chama Bônus, essa rede é espalhada pelo país.


Como se locomover pela Islândia

Transporte publico é quase inexistente, por isso a melhor maneira é alugar um carro. Embora os carros de aluguel possam ser um pouco mais caros do que outros destinos, eles ainda são muito mais baratos do que reservar passeios individuais pela ilha. Especialmente se houver mais de um de vocês.


Aluguel de carro

Existem varias locadoras de carro. Sugerimos alugar um 4x4 principalmente se você for viajar durante o inverno, porque existem estradas as chamadas F roads que apenas carro 4x4 podem entrar. Outra vantagem do carro 4x4 por causa da neve, é mais seguro na neve, te dá estabilidade, uma amiga nossa quase virou na pista uma vez porque estava nevando e a estrada estava com aquela lamina de gelo fina...


Seguro do carro

Independente do carro que voce alugar, alugue com seguro completo. É bem recomendado pegar seguro completo porque tem muito probema com seguri lá na Islândia, em virtude dos fortes ventos e do clima instável. Existe muito vento, tempestade de areia, e outras coisas, que podem danificar seu carro. Por isso se você tiver seguro completo, não precisará se preocupar com isso.


Combustível na Islândia

A maioria das estações são de auto-serviço e operam com máquinas de venda automática. Na verdade é bastante simples, mas não necessariamente intuitivo da primeira vez, por isso merece uma explicação. Você deve pagar primeiro, não se preocupe, o sistema funciona, primeiro será debitado o valor do pré-pagamento e depois será reembolsado pelo pagamento excessivo. Mas infezlimente, leva tempo, mais ou menos 48 horas . Por isso, evite exceder, de modo a não ter grandes somas de dinheiro bloqueadas na sua conta.


Evite “tanque cheio” ou “encher”, se você selecionar a opção “tanque cheio” automaticamente o posto de gasolina ira bloquear 18 000 isk ou 134 euros no seu cartão durante 48 horas. Por isso escolha uma quantia e pronto!


A rede N1 tem mais bombas espalhadas pelo interior do país. Boa parte delas são autosserviço e só funcionam com este cartão.


Vale lembrar, Nao é tao simples assim achar posto de gasolina quando voce sai mais do centro... pare sempre para abastecer se ecnontrar um posto.


Estradas

A Islândia tem apenas uma unica estrada no pais todo – a Estrada numero 1 (R1), conhecida como “estrada circular” ou Þjóðvegur, que circunda o país inteiro e conecta as principais cidades. Além dela, existem estradas menores e de terra nas highlands. Para se aventurar nessas outras, é necessário o aluguel de um carro 4×4. Mas caso a sua rota seja básica e você não vai sair da estrada principal, não há necessidade de aluguel de um carro assim.


Com essa instabilidade do clima na Islândia, principalmente no inverno é comum que trechos de estradas fecharem por conta do mau tempo. Então uma dica boa para quem vai dirigir por lá é baixar verificar as condições da estrada antes de sair do hotel, através do site Road.is


Um applicativo importante é 112 Iceland, que serve para você ir deixando a sua localização atual informada. Em caso de alguma emergência (ficar perdido ou preso em algum lugar), basta chamar no alerta vermelho do aplicativo.


Durante o Outono e inverno, tente sair do seu hotel no maximo as 10 horas da manhã, para nao ter que dirigir a noite (no escuro), e tente sempre chegar nos hotéis no final da tarde. Pode ser perigoso pegar alguma tempestade a noite na estrada.


Aurora Boreal

Outurbo é o início da melhor época do ano para ver a Aurora Boreal, mas ver a aurora é um pouco complicado porque voce tem que cacar ela ou pegar algum tour que sabe aonde encontrar. Os tours saem da capital então acaba te limitando a ficar na capital e não fazer a road trip. Nós optamos por não marcar nenhum tour e deixar o acaso acontecer. Até porque uma nova viagem especialmente dedicada a procura da Aurora Boreal em um local propício para esta aventura já está sendo programada e claro, todos os detalhes serão divididos aqui neste blog. Uma amiga nossa, pagou uma excursão na noite que ficou hospedada na capital e acabou em um ônibus cheio de turista frustrado que estavam na terceira noite tentando ver a aurora, e não viram nada. Dica da nossa amiga, se puder escolher, escolha um tour de van, não de ônibus.


Baixe o App 'My Aurora Forecast & Alerts', vale a pena ficar atento, vai que ela aprece no seu caminho?!


Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, se você já foi a Islândia, e acredita que esquecemos alguma coisa, comenta aqui em baixo, iremos adorar atualizar esse post com a ajuda de vocês.



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 




Comments


bottom of page