top of page
  • Lou

Luxemburgo, uma bela supresa

Atualizado: 8 de fev.

Luxemburgo é o 7º menor país da Europa, e muita gente nem lembra de coloca-lo na lista de lugares para visitar, uma pena! Porque se você ama a beleza charmosa, singular e tranquila da Europa, você definitivamente deve ir a Luxemburgo. Eu nem imagina conhecer essa cidade e confesso que foi uma bela surpresa!!

Luxemburgo faz fronteiras com famosas potências como a Bélgica, Alemanha e França, e por isso tem grandes influências culturais, tornando-se uma mistura maravilhosa entre a cultura luxemburguesa e as culturas da Europa. Os idiomas mais falados são o Alemão, o Francês e o Luxemburguês. O Português não é a língua oficial do país mas você vai escutar em cada esquina. Aparentemente os Portugueses constituem 16,1% da população de Luxemburgo, tornando-os o maior grupo de cidadãos estrangeiros que vivem no país. Confesso que adorei falar a minha propria língua por lá.


A cidade de Luxemburgo também é a capital de Luxemburgo. A capital possui uma topografia única que é dividida em duas regiões: Ville Haute (cidade alta) e Ville Basse (cidade baixa). Ville Haute a “Cidade Alta” é o lugar com todos os serviços, parques de diversões, locais de entretenimento, Vieille Ville (Cidade Velha) ou Prefeitura Municipal. Ville Basse (cidade baixa) é o lar de todas as atrações turísticas mais famosas: castelos, canais, florestas ... tudo criando uma mistura com a natureza e o artificial, antigo e moderno.


Como chegar em Luxemburgo?

É muito fácil chegar em Luxemburgo da Europa, eu fui de British Airways, e voo saindo do aeroporto de Heathrow dura cera de 1h10m, praticamente uma ponte área Rio de Janeiro - São Paulo.


O transporte público em Luxemburgo é gratuito, e você pode pegar o ônibus 16 (Eurobus) parte a cada 10 a 15 minutos entre o Aeroporto de Luxemburgo, o centro da cidade e a estação ferroviária central (tempo de viagem: 30 minutos. Os ônibus 9 e 114 também ligam o aeroporto ao centro da cidade.


Como eu fui a trabalho, quando cheguei no aeroporto de Luxemburgo já havia uma transfer privativo me esperando, e adivinha? O motorista era Português. Fomos conversando pelo trajeto até o hotel Le Royal.


O que mais me impressionou em Luxemburgo foi a quantidade de vegetação. Do aeroporto até o hotel, a viagem foi por entre uma massa surreal de árvores, uma paisagem bastante improvável em uma cidade Europeia. Mesmo na própria cidade de Luxemburgo, em vez de ser dominada por uma selva de concreto, mares de árvores predominavam em toda a área.


Explorando Luxemburgo

Deixei as malas no hotel, fiz o check-in e aproveitei que não tinha mais nenhuma reunião no dia para bater perna pela cidade. Luxemburgo é relativamente pequena e você pode fazer tudo a pé. Fui caminhando pelas ruas do centro da cidade que é bem compacto mas com muitas opções de lojas, de pequenas boutiques a marcas luxuosas. A cidade atende a uma variedade de orçamentos. Inclusive tem uma Sephora pequena mas com um bom estoque de produtos. Amei encontrar várias padarias pela cidade, em Londres não tem padaria e sinceramente isso é uma das coisas que eu mais sinto falta.


Misteriosamente, fui parar bem na Casa do Chocolate que fica fora do palácio do Grande Ducado em Luxemburgo, aproveitei o frio e tomei um delicioso chocolate quente.


Devidamente esquentada, saí para ver mais da cidade - começando pelo Palácio Grão-Ducal (Palácio dos Duques), é claro ... O Palácio é um dos marcos mais importantes da cidade e uma visita obrigatória. Este belo edifício renascentista foi erguido em 1572 e serviu como residência oficial do Grão-Duque Henri, o monarca reinante do país. O palácio não é mais usado da maneira típica que os palácios são usados ​​e, em vez disso, é usado mais como um escritório para o Grão-Duque de Luxemburgo (ele é para Luxemburgo o que o Rei Charles III é para o Reino Unido). Está aberto ao público em épocas específicas do verão entre os meses de Junho e Setembro (como o Palácio de Buckingham), mas não abre aos visitantes na maior parte do ano.


Ali, é possível ver uma pequena troca de guarda, que acontece de hora em hora. Ao lado desse palácio está a Câmara dos Deputados, outro edifício histórico lindo.


Logo depois, fui explorar uma área onde há muitos restaurantes localizados em cavernas - era um pouco cedo para o jantar, mas foi bom dar uma olhadinha. Tirei algumas fotos, passei pela Catedral de Notre Dame de Luxemburgo que foi construída em 1613. e fui jantar no Restaurante Roma que fica atrás da Place d'Armes. Você não dá nada pela entrada do restaurante mas ele é sensacional. Estava tendo um festival de trufas e claro que pedi um Tagliolini com trufas negras. Estava delicioso!


Na quinta feira trabalhei o dia inteiro e estava exausta para bater perna, pedi um serviço de quarto e dormi cedo. Mas sexta as reuniões terminaram cedo e eu tive minha tarde livre para bater perna, e então segui direto para aquela que é chamada de a varanda mais bonita da Europa a Chemin de la Corniche - de onde você tem uma vista incrível da cidade de baixo de Luxemburgo! O lugar faz jus ao hype, pois é uma das melhores vistas de Luxemburgo.


Aqui você poderá testemunhar o Portão do Grund, que remonta a 1632. Este lugar abriga vários refúgios e casas aristocráticas e também a igreja de São Miguel e dominicanos. Você também pode encontrar aglomerados de edifícios no subúrbio de Grund. O lugar é rico em história. Este é um local perfeito para explorar caminhando sem pressa.



De lá você pode ver o Bock Casemates* que é uma fortificação natural que protegeu a cidade ao longo dos séculos. Seus penhascos rochosos situam-se na margem do rio Alzette. Existem túneis subterrâneos chamados Casemates. Com uma extensão total de 23km, eles foram usados ​​para proteção e alojaram militares e suprimentos durante a guerra. Os primeiros túneis foram criados pelos espanhóis em 1644 e cada ocupante os estendeu até que fosse parcialmente destruída após 1875. Os Casemates foram adicionados à lista de patrimônios mundiais da UNESCO em 1994. Os Casemates estão abertos ao público de março a outubro, porém nesta última vez que visitei Luxemburgo, não estava aberta (maio de 2023) Mas você pode contratar um guia turístico para passear pelo local e conhecer a fascinante história do local. Este é realmente um dos lugares icônicos para visitar em Luxemburgo.


*Localização: 10 Montée de Clausen, 1343 Luxemburgo




O que comer em Luxemburgo?

A resposta é simples, tudo. A comida no Luxemburgo é ridiculamente boa e o serviço impecável. Até a comida tem influências francesas, alemãs e belgas. É como estar nos três países ao mesmo tempo.


Além de restaurantes diversos, você também pode encontrar várias padarias com diversos doces e salgados saborosos se quiser economizar um pouco. De brownies a eclairs (meu favorito) e muitos pretzels.


Na quinta eu almocei no Oberweis e recomendo. A confeitaria mais famosa de Luxemburgo pertence à mesma família que possui o famoso Oberweis de Chicago. Almoços leves estão disponíveis no salão de chá no andar de cima - eles tem uma seleção de quiche Lorraine, torta de espinafre e similares incríveis, e os doces são imperdíveis. Vale a pena conferir!



Durante o fim de semana eu explorei os mercados de natal em Luxemburgo, voce pode conferir o post do blog clicando aqui.


P.S. Na ultima viagem que fiz com a minha irmã a Luxemburgo, em maio de 2023, nós almoçamos na Basta Cosi, também um restaurante Italiano bem no centro histórico da cidade. E na Brasserie du Cercle, um restaurante típico Luxemburguês.


Além de todas as atrações turísticas de Luxemburgo, eu sinceramente acredito que você pode explorar a cidade em seu próprio ritmo e simplesmente passear com uma câmera na mão. Embora relativamente pequena, é um ótimo lugar para um fim de semana com seus amigos ou família. Me senti bem segura, mesmo andando sozinha à noite.



Outros lugares para visitar em Luxemburgo:


O Museu Nacional de História e Arte está localizado na área histórica do Mercado do Peixe e é conhecido por abrigar inúmeros objetos de arte, ferramentas, moedas, achados arqueológicos, móveis e documentos. Todos esses itens são a prova da história do país. O museu tem um enfoque especial no período galo-romano com uma série de itens artísticos, religiosos, sociais e intelectuais em exibição. Mesmo a seção de arte contemporânea do museu também é uma seção obrigatória.


Localização: Marché-aux-Poissons Luxemburgo, 2345, Luxemburgo


Se você é um fã de arte moderna, o Grand Duke Jean - Museu de Arte Moderna Grão-Duque Jean definitivamente deve estar na sua lista quando visitar Luxemburgo. O museu é conhecido por ter uma coleção de obras de artistas de renome mundial. O museu também possui uma grande coleção de arte contemporânea que inclui grandes obras de artistas conhecidos como Andy Warhol, Bruce Nauman e Julian Schnabel. O museu também realiza muitas exibições temporárias de tempos em tempos. Se você tiver a sorte de visitar o museu durante esse período, também poderá testemunhar algumas das belas obras de artistas populares.


Localização: 3 Park Drai Eechelen, 1499 Luxemburgo


Para quem tem pressa, ou pouco tempo e gostaria de ver a cidade todo no conforto, uma ótima recomendação é começar explorando a cidade do ônibus hop on hop off, compre seus ingressos com antecedência aqui. O bom é que explora a capital do alto dos ônibus conversíveis de dois andares. Este passeio se concentra nas partes modernas da cidade e mostra o distrito financeiro europeu. Você tem até 48 horas antes para cancelar os ingressos, caso mude de idéia. Sempre que viajamos com a nossa mãe, nós fazemos esse passeio!


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Commentaires


bottom of page