top of page
  • Lou

MERCADOS DE NATAL EM LUXEMBURGO

Atualizado: 8 de fev.

Fui a Luxemburgo a trabalho no final de novembro de 2016. Foi minha primeira vez em Luxemburgo e eu realmente não sabia o que esperar. Mais essa pequena cidade me surpreendeu e ainda de quebra encontrei uns mercados de natal mega fofos. Desde então, visitei algumas vezes Luxemburgo e tive a oportunidade de voltar ao mercados de Natal também, e posso garantir que estão ficando melhor a cada ano.


Luxemburgo

Esse pequeno país está localizado na Europa Ocidental, não tem litoral e faz fronteira com a Alemanha, França e Bélgica. O país não esta na listas dos mais conhecidos e sinceramente não estava no topo da minha lista de paises para conhecer, e certamente não pensei que encontraria três mercados de Natal em uma cidade tão pequena. Mas encontrei, e encontrei muito mais por la!


Se voce quiser saber mais sobre a cidade de Luxemburgo e o que fazer nela, clique aqui nesse post.


Durante os meses de novembro e dezembro, a cidade de Luxemburgo entra no espírito natalino como toda cidade Europeia. A pequena capital de um dos menores países da Europa fica repleta de luzes, e decoracoes festivas. Parece que todo o centro histórico da cidade de Luxemburgo se transforma em um mercado de Natal.


O centro da cidade de Luxemburgo é compacto e fácil de percorrer a pe. O que facilita bastante, tanto para ver as principais atrações quanto para visitar os mercados. Com mais de 100 chalés que vendem artesanato e decoraçoe natalinas, inúmeras ofertas de comida, concertos e outros eventos especiais.


Geralmente eu ficava entre 3 a 4 dias na cidade, sempre hospedada no Hotel Le Royal que fica convenientemente localizado no centro da cidade, ao lado do distrito financeiro e da principal área comercial. Fui andando do hotel pelas ruas do centro da cidade que ficam todas enfeitadas e percorrri todos os mercados. Voce pode facilmente ficar apenas um fim de semana e conseguir passear pela cidade toda.


Ao todo existem seis áreas de mercado diferentes, cada uma com um design e foco diferente. E três mercados ficam no centro da cidade de Luxemburgo, todos a poucos minutos um do outro.


Place d’Armes Christmas Market

A Place d'Armes é o antigo local de desfile no centro da cidade de Luxemburgo. Agora é o centro do turismo na cidade, com todos os restaurantes e lojas mais caros ao redor da praça. É também o primeiro mercado de Natal que encontrei. O foco desse mercado é a música natalina, a culinária local e uma atmosfera natalina tipicamente luxemburguesa.


Esse mercado é bem pequeno comparado com outros mercados Europeus, havia cerca de duas dúzias de barracas dispostas em torno de uma área de alimentação central. Cerca de metade das barracas vendiam comida e bebida, enquanto as outras vendiam joias, enfeites de Natal, velas, estatuetas de ferro, etc.


Aqui encontrei varias barracas com comida e artesanato portugueses. A comunidade portuguesa em Luxemburgo e gigantesca. Alias os estrangeiros constituem quase metade (47%) da população luxemburguesa. As línguas mais faladas por eles, além do alemão e do francês, são o português, o inglês e o italiano. Entao nao renegando minhas origens Portuguesas, aproveitei para comprar ums quitutes portugueses para comer logo e ums toalhas de mesa bordadas a mao para levar para Londres.


Tinha tambem um presepio lindo de natal



Place Guillaume II (Kneudler Square) Christmas Market

Outro mercado que visitei foi na Place Guillaume II, uma praça festiva com muita comida e e tradicional patinação no gelo. Conhecida como “Knuedler on Ice” - nome que os moradores chamam de praça - esta parte do mercado não tem artesanato para vender, mas ainda sim tem muita coisa acontecendo por la.


A área em frente à prefeitura foi transformada em um paraíso de inverno que era metade pista de patinação no gelo e metade restaurante ao ar livre. De um lado, as luzes nítidas e azuis brilhavam contra o céu escuro e refletiam no gelo, fazendo com que tudo parecesse um palácio de inverno brilhante.






O lado oposto - em contraste - irradiava como um fogo quente. As luzes âmbar de Natal elevaram-se noite adentro, fazendo todo o chalé de madeira brilhar. Em locais entre as barracas de comida, os visitantes se amontoavam ao redor de pequenas fogueiras.


Ainda existe uma outra opcao se voce nao quiser escapar do frio, subindo as escadas, voce encontra um bar fechado adornados com flanelas, xadrez e uma charmosa decoração de montanha, sentíamos como se estivéssemos aconchegados em algum lugar quente nos Alpes, em vez de em uma praça gelada da cidade.



Place de la Constitution

Por fim, há o mercado de natal da praça da Constituição no penhasco que costumava abrigar a fortaleza de Luxemburgo. Este é o maior mercado com um monte de passeios e atividades para as crianças.


As cores do mercado e a roda-gigante podem ser vistas de longe, as decorações são lindas e perfeitas para a temporada. Enquanto caminhava pelas infinitas barracas de bebida e comida, fiquei surpresa ao ver o quanto do mercado de Luxemburgo apresentava algumas das coisas que mais amo nos mercados alemães - salsichas escaldantes, pretzels, quebra-nozes e muito mais. Considerando que estamos a apenas 20 milhas da fronteira alemã, provavelmente não devería ter ficado chocada, mas mesmo assim foi uma surpresa agradável.


Passei por várias opções, como bratwurst (salsicha típica alemã), mettwurst (salsicha com mais sabor do sul da Alemanha e Luxemburgo), linguiça embrulhada em bacon, gromperekichelcher (panqueca de batata luxemburguesa) e churros. Provei quase tudo, principalmente as paquencas, estavam perfeitas!!





Esta parte do mercado tem mais de 60 chalés de madeira construídos ao redor do famoso monumento Golden Lady (Gëlle Fra), uma das principais atrações da cidade. Abrindo caminho pelas arquibancadas, voce encontra uma grande variedade de presentes, lembranças e itens sazonais. Havia enfeites de vidro feitos à mão, globos de neve, roupas de inverno, chinelos e todo tipo de biscoitos e doces para levar para casa.


Há muitas opções de comida e bebida também, e eu provei o máximo que pude enquanto caminhava. Havia gluhwein (vinho quente com especiarias), que é uma bebida obrigatoria de ter em todos os mercados de Natal da Europa. Mas você também pode optar por cidra quente, chocolate quente e muitas outras coisas criadas para mantê-lo aquecido. E tinha de um tudo por la, bolinhos de maçã, pastéis de bola de neve alemães, flammkuchen (pizza de massa fina) e outras guloseimas nacionais e internacionais.


Mais mercados de natal

Existem três mercados menores pela cidade que também valem a pena visitar. O mercado Roude Pëtz na Grand-Rue tem um propósito altruísta - instituições de caridade locais podem vender seus produtos em benefício de sua causa.


Para artesanato, o “Niklosmaart” na Place de Paris, perto da Estação Central, é o lugar certo. Uma dúzia de vendedores oferece uma seleção de velas, sabonetes, artigos de couro e muito mais, além de bebidas e comidas.


Se uma seleção exclusiva de alimentos está no topo da sua lista, visite o Grund para o mercado dos amantes da comida. O punhado de barracas aqui apresenta a fartura de produtos locais e regionais de Luxemburgo. Você encontrará destaques como linguiça de sangue, foie gras e sopa de vegetais tradicional. Não faltam coisas para mantê-lo aquecido.


Eu recomendo visitar Luxemburgo, especialmente durante a temporada de Natal. É uma cidade linda com muita história, e bem facil de visitar em poucos dias.



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page