top of page
  • EmiLou

MERCADOS DE NATAL EM STUTTGART NA ALEMANHA

Atualizado: 8 de fev.

Aqui na Europa, os mercados de Natal são um assunto sério. As praças principais se transformam em enormes vilas de Natal com centenas de barraquinhas, árvores de Natal, enfeites e decorações. Esses mercados geralmente ficam abertos por quatro semanas antes do Natal. Esses mercados começaram na Alemanha durante o final da Idade Média, antes de se espalhar pela Europa. Não é de se admirar que o mercado de Natal alemão seja o maior, o mais animado e o mais festivo de todos. E o mercado de Natal de Stuttgart na Alemanha certamente tem muito do que se gabar, pois está entre um dos mais exclusivos do país e mais antigos da Europa, que remonta a 1692.


Se você está procurando um mercado de Natal com um toque especial, Stuttgart na Alemanha, é o lugar!

Para os fanáticos de Natal de plantão como nós, ir a um mercado de Natal na Alemanha é como ir a uma loja de doces ou maquiagem! Há tanta magia e grandiosidade em tudo, é deslumbrante de ver!


Nunca fomos tão chegadas assim em Natal, principalmente porque viemos do Rio de Janeiro e lá em Dezembro é muito quente e a a última coisa que você quer é comer comida natalina, você quer ir mesmo à praia e relaxar nadando no mar frio. Porém, aqui na Inglaterra as coisas mudam de figura, o frio do inverno colabora bastante! Todas as cidade ficam enfeitadas e iluminadas que dá gosto e vontade de explorar as decorações de natal mundo afora e é isso que fazemos, ou pelo menos tentamos fazer todo ano - conhecer um mercado de natal novo.


Vamos a nossa experiência em Stuttgart e dividir nosso pequeno roteiro de um fim de semana com vocês.

Mas primeiro, vamos as informações importantes:


A cidade de Stuttgart

Stuttgart é a capital do estado de Baden-Württemberg e é a sexta maior cidade da Alemanha, localizada em um vilarejo idílico situado entre colinas e montanhas exuberantes. Por centenas de anos, até o século 19, a cidade foi a sede dos Condes e depois dos Reis de Württemberg, e eles deixaram para trás palácios reais para que se tornassem edifícios governamentais e museus.


Stuttgart também foi a cidade da realeza da indústria automobilística, como o lugar onde o primeiro carro e a primeira motocicleta foram inventados por Karl Benz e Gottlieb Daimler, respectivamente. As sedes da Mercedes-Benz e da Porsche ficam em Stuttgart e os novos e elegantes museus de ambas as marcas não podem ser perdidos de visitar. Estes são alguns exemplos da arquitetura impressionante de Stuttgart, acompanhados por um mercado Art Nouveau, uma casa de Le Corbusier e uma nova biblioteca de última geração.


Como chegar em Stuttgart

Stuttgart tem opções fantásticas de trens vindo de toda a Europa e um excelente aeroporto. Nós fomos de um voo direto da British Airways para Stuttgart, o voo dura mais ou menos umas duas horas.


Como andar por Stuttgart

A Alemanha tem um transporte público fantástico e Stuttgart não é exceção. O S-Bahn é o trem urbano que o levará de cidade em cidade. Em Stuttgart, as principais paradas são Feuersee, Stadmitte e Hauptbahnhof (a estação principal).


Eles não estão muito longe um do outro, então, se você acidentalmente pisar em Stadtmitte, pode facilmente caminhar até Hauptbahnhof ou esperar o próximo trem. Dentro da cidade está o U-Bahn, que tem muitas paradas pela cidade, bem como uma robusta rede de ônibus. Com o U-Bahn, você pode chegar facilmente a qualquer lugar da cidade rapidamente. O aplicativo para o S-Bahn se chama VVS, e você pode economizar um pouco reservando diretamente através dele!


Nos fizemos tudo a pé durante o nosso final de semana que estivemos por lá e foi perfeito pra gente. Com exceção do ônibus Hop On & Hop Off que usamos no domingo pela manhã.


Acomodação

Passamos um total de duas noites no Althoff Hotel am Schlossgarten e nos sentimos muito em casa. Bem no centro da cidade e bem perto do mercado de natal.


Alem da localização, o hotel é um charme, espaçoso e quartos bem confortáveis e o melhor de tudo com um café da manhã incrível. Um buffet interminável servindo de tudo um pouco e muito, mais muito mais. E você pode ainda podia pedir mais coisas para o garçom. AMAMOS!


Restaurantes

A maioria de nossas refeições foram feitas nas barraquinhas do mercado de natal mesmo (fácil, simples, rápido, bem baratinho e muito gostoso).

Mercado de Natal de Stuttgart

O Mercado de Natal de Stuttgart é considerado um dos melhores mercados de Natal da Alemanha e é um dos nossos favoritos. Foi o maior mercado de Natal que visitamos com a maior variedade de barracas também. Com infinitas barraquinhas de nozes cristalizadas, waffles e enfeites pintados à mão.


O mercado também oferece uma pista grande de gelo e várias zonas de comida tradicionais para você experimentar.


A partir de 1º de dezembro, a Prefeitura de Stuttgart (Rathaus) se torna um gigante calendário do advento. Com janelas estratégicas bloqueadas com números (e emolduradas por lindas luzes, é claro), uma imagem é revelada um dia até o Natal. De acordo com o site oficial de Stuttgart, as imagens reveladas são brasões pertencentes aos distritos de Stuttgart, e a árvore lindamente decorada da cidade está bem ali também.


Glühwein, também conhecido como vinho quente. Isso é inegociável quando se trata de guloseimas do mercado de Natal! O que nós amamos no Glühwein em Stuttgart especialmente é que eles tinham uma enorme variedade de canecas em diferentes cores e formatos. Você tem que trazer um para casa! Nós trouxemos as nossas.


Localização do mercado de Natal em Stuttgart

Como em muitas grandes cidades, o “Mercado de Natal de Stuttgart” é, na verdade, composto por vários pequenos mercados espalhados pela cidade. A boa notícia é que em Stuttgart todos esses locais estão próximos uns dos outros. Aqui estão os locais que você precisa ter certeza de visitar:


Marktplatz

É aqui que você encontrará o "principal" mercado de Natal em Stuttgart e muitos dos destaques do feriado, incluindo o gigante calendário do advento na Rathaus, uma grande árvore imponente e, claro, inúmeras barracas para fazer suas compras. Embora existam produtos típicos do mercado de Natal, como enfeites, velas e artesanato, uma seção peculiar que não vimos em nenhum outro lugar é um corredor cheio de vários produtos de limpeza, como ferramentas especiais, sabonetes líquidos, etc! Foi estranho, mas diferente.


Schillerplatz

Este é um mercado aconchegante com uma grande árvore cintilante em um cenário panorâmico que consiste no antigo Castelo de Stuttgart e na igreja Colegiada, entre outros. Embora longe da agitação do mercado principal, esta praça abriga um mercado de rua duas vezes por semana e realmente ganha vida durante a temporada do mercado de Natal de Stuttgart.


Karlsplatz

Karlsplatz é onde você encontrará o Mercado de Inverno de Stuttgart com temática finlandesa, repleto de todos os tipos de delícias nórdicas, desde Glögi quente e salmão a suéteres maravilhosos e assentos aquecidos dentro de um Lavvu real. Stuttgart em dezembro fica frio, e este pequeno mercado é um ótimo lugar para se aquecer, guarda essa dica!


Schlossplatz

Na Schlossplatz, você encontrará cabanas de madeira aconchegantes dispostas ao longo de um dos cenários mais magníficos da cidade, ao lado de outros favoritos do feriado, como a pista de patinação no gelo de Stuttgart.


Clima

Vai preparado par o frio! Quando estivemos lá em Dezembro de 2017, nevou e as temperaturas chegavam a -5C.




Foto tirada no taxi a caminho do hotel


Nossa visita ao mercado de Natal de Stuttgart

Day 1

Assim que chegamos no aeroporto, nosso táxi estava nos esperando e nos levou para o nosso hotel. Ficamos hospedadas no Althoff Hotel am Schlossgarten e como já era noite e estávamos muito cansadas jantamos no hotel mesmo e fomos dormir para levantar cedo e explorar a cidade.

Na manhã seguinte fomos caminhar pela cidade. Caminhando fomos parar em Königstrasse. Conhecida como zona comercial, é a maior rua comercial de pedestre da Alemanha. Nós recomendaríamos passear por algumas ruas laterais para se perder um pouco e explorar outros pontos.


Königstrasse é a rua principal que você vê ao sair da estação de trem e fica no coração da cidade. Há uma abundância de biergartens, restaurantes e cafés para acalmar sua fome enquanto você faz compras.


No meio da tarde, fomos para o objetivo principal da viagem o mercado de natal!


Para nós, os mercados de natal na Alemanha são algo especial que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Aromas de canela, noz-moscada, vinho quente e pão de mel preenchem o ar. Não tem igual!


Uma das nossas partes favoritas sobre o mercado de Natal em Stuttgart é que o mercado tem muito a oferecer que não vimos em outras cidades. Todos os telhados das banquinhas do mercado por exemplo, eram elaboradamente decorados e se espalhavam por uma vasta área. Cada barraquinha exibia uma decoração no telhado única, primorosamente decorado. Com exposições deslumbrantes de bugigangas, luzes, ursinhos de pelúcia, frutas, renas mecânicas e muito mais para impressionar - afinal, há uma competição amistosa todos os anos para o telhado da barraca mais bonito e mais bem decorado, então não é surpresa que eles vão com tudo.





O mercado em Stuttgart está espalhado por todo o centro da cidade. São mais de 250 barracas no total e é um dos maiores e mais antigos mercados da Alemanha. Com muitas barraquinhas vendendo produtos tradicionais e artesanais. Nós compramos uns gorros, luvas e meias super quentinhas nessa parte do mercado.

Outra coisa que realmente se destacou para nós ao visitarmos o mercado de natal de Stuttgart foi que eles tinham muitas barraquinhas de comida exclusivas! Enquanto nos mercados mais tradicionais você pode esperar ver as mesmas comidas repetidamente, no mercado de Natal de Stuttgart havia uma grande variedade, desde clássicos tradicionais como nozes cristalizadas e salsichas até achados mais incomuns, como currywurst trufado, ravióli alemão e muito mais .


Fomos na Karlsplatz conferir a aconchegante vila natalina finlandesa completa, com longas fileiras de pequenas bandeiras finlandesas, barracas de madeira que vendem Glögi (como um vinho quente Finlandês).


Comemos por lá no mercado mesmo, tanta variedade que nem sabíamos o que comer.

Cada bandeira significa uma comida diferente

O mercado estava extremamente lotado a noite e como comecou a nevar, foi a nossa 'deixa' para voltarmos para o quentinho do hotel.


Day 2

Pela manhã de domingo, passamos explorando a cidade. Usamos o famoso ônibus Hop On Hop Off Tour para nos levar pela cidade, bem turista mas valeu a pena pra gente. Compramos um passe de 24 horas, fizemos as duas linhas verde e azul e fomos em todas as belas áreas de Stuttgart, incluindo Schlossplatz, Parque Killesburg, Karlshöhe,e a Torre de TV.


O ponto de ônibus era em frente ao nosso hotel, mais perfeito que isso impossível! E além de estar muito frio para andar pela cidade foi um ótimo negócio. Conhecemos a cidade toda do quentinho do ônibus.


Museu Mercedes Benz

Bem, não somos as maiores amantes de carros, mas a chefe da Emi que é alemã falou que não poderíamos perder este museu, mesmo se não fôssemos fãs de carros. Aproveitamos a carona do ônibus hop on & hop off com seu ponto de ônibus estratégico em frente ao museu e fomos conferir o lugar. E não é que a alemã tinha razão?!

Assim que você entra no edifício metálico curvo com uma dupla hélice, parece quase como se você tivesse entrado em algum universo distópico futurista com seus incríveis elevadores e paredes de concreto nuas.


Lá dentro você encontra desde as primeiras invenções desenvolvidas pelo fundador da empresa Karl Benz e até a mais recente, fazendo um verdadeiro mergulhando na história marcante da marca, e outro mostrando a grande diversidade de veículos fabricados pela Mercedes-Benz.


É muito impressionante ver as origens dos carros modernos de hoje, ao todo, são 160 veículos e 1.500 ou mais exposições.


Voce consegue visitar o museum em 1 hora. Mas se você quiser olhar cada detalhe mehor, separe mais algumas horas.

Assim que fizemos a volta completa pela cidade no ônibus, voltamos para o mercado de natal para comer e beber mais um pouco já que iriamos embora a noite. Então tínhamos que aproveitar.

Passamos a tarde inteira por la e voltamos para Londres a noite.


Amamos nossa experiência apesar do frio e com certeza queremos voltar, ou pelo menos conhecer outros mercados de natal na Alemanha. O gostinho de quero mais ficou na gente.


Até a próxima vez em Stuttgart - Auf Wiedersehen ... por enquanto.



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page