top of page
  • EmiLou

O que fazer em Rouen na Normandia, França

Atualizado: 30 de jan.

Rouen é uma bela cidade para se visitar se você estiver interessado em história medieval. Esta linda cidade francesa com uma torre do relógio que remonta ao século 14 e casas em enxaimel saídos de um conto de fadas tem uma impressionante catedral histórica (Catedral de Rouen), onde Ricardo Coração de Leão está enterrado. Sua bela arquitetura e a história são impressionantes. Passamos uma manha passeando pelas ruas de paralelepípedos, admirando as casas de madeira e aproveitando o dia com o carro estacionado são e salvo no nosso hotel.


Nós chegamos no domingo à noite. E ficamos hospedadas no Radisson Blu, bem no centro de Rouen. O hotel tem uma localização central, a apenas 10 minutos a pé da catedral, e um belo terraço de onde você pode admirar a torre onde Joana D'Arc foi presa ( a torre fica ao lado do hotel).


Assim que chegamos, demos uma voltinha pela cidade para reconhecer o território, mas infelizmente estava chovendo, ou seja, deixamos para fazer toda a programação turísticas no dia seguinte pela manhã.


O bom e que a cidade é pequena e pode ser explorada toda à pé, e conseguimos fazer tudo em uma única manhã.



Rouen é a capital administrativa da Normandia. Apelidada de “a cidade dos 100 campanários”, que dominam o horizonte da cidade, Rouen tem uma história rica, museus interessantes e boa gastronomia.


Rouen possui o centro medieval mais bem preservado de toda a França, com uma bela arquitetura. A peça central impressionante de Rouen é a imponente Catedral Gótica de Notre Dame, consagrada em 1063 na presença de Guilherme, o Conquistador (mais conhecido pelos Ingleses como William the Conqueror). A catedral é incrível por dentro, especialmente a intrincada e sinuosa L'Escaliere de Librairie (A Escadaria dos Livreiros), que uma vez levava à biblioteca da catedral.


Existem varias tumbas no seu interior como o do Viking Rolo, que foi o primeiro Duke da Franca. No entanto, uma das tumbas mais importantes dentro da Catedral de Rouen é a de Ricardo Coração de Leão, onde repousa seu coração.


Rouen também testemunhou a terrível morte da Donzela de Orléans. Foi em Rouen, no início do século XV, que Joana d'Arc foi capturada e julgada. Ela foi queimada na fogueira aos 19 anos em 1431 pelos britânicos.


O que fazer em Roeun:


Place de la Pucelle e Hôtel de Bourgtheroulde

O nome da praça levou muitos a acreditar erroneamente que este era o lugar onde Joana d'Arc havia sido queimada na fogueira. Na verdade, a empregada foi morta na praça adjacente da Place du Vieux-Marché.


A bela casa gótica Bourgtheroulde (pronuncia-se 'Bourtroud') data do século XVI. Serviu de residência a Guillaume II le Roux, Lorde Bourgetheroude e membro do Tesouro da Normandia. Embora predominantemente gótico, existem algumas influências renascentistas visíveis do pátio. Depois de ter abrigado um banco por muitos anos, tornou-se um hotel de 5 estrelas na década de 2010.


Place du Vieux-Marché

A Place du Vieux Marché é sem dúvida a praça principal da cidade velha de Rouen. Com suas casas de enxaimel e restaurante, é dominado pela moderna igreja de Santa Joana d'Arc.


A igreja memorial moderna e espetada de 1979 está em desacordo com as belas casas de enxaimel marrom e branco ao redor. Há quem veja na forma da igreja um barco virado ou a pira em que o Santo foi queimado. A igreja é encimada por um telhado de ardósia trapezoidal encimado pela igreja. A característica alongada forma uma passarela através da praça. Além disso, as telhas escamosas do telhado combinam com as janelas em forma de peixe.


No interior da igreja, 13 vitrais da era renascentista formam uma parede de vidro de 500 metros quadrados. Banha o interior com uma luz excepcional. Estas belas janelas datam do século XVI. Eles originalmente decoraram outra igreja que foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, as autoridades anteciparam os danos da guerra e colocaram as janelas em segurança. Eles guardaram até encontrarem seu novo lar, cerca de 40 anos depois.


Uma pequena placa comemorativa e uma cruz de 20 metros de altura marcam o local em que Joana d'Arc foi queimada viva em 30 de maio de 1431. Nas paredes adjacentes, são visíveis as marcas de uma antiga igreja destruída no passado.


Rue du Gros Horloge

Às vezes chamada pelos locais de “Rue du Gros”, esta rua de 420 metros de comprimento é famosa pelo relógio astronômico (o “Gros Horloge”). Encantadores edifícios em enxaimel construídos em bases de pedra à prova d'água margeiam a pitoresca rua de paralelepípedos. Alguns deles apresentam mísulas de carvalho ricamente decoradas. Alguns especialistas datam algumas das casas ao longo da Rue du Gros Horloge antes da época da morte de Joana d'Arc na fogueira em 1431.



O relógio astronômico conhecido como Le Gros Horloge é o orgulho do povo de Rouen. Ele domina um arco renascentista que atravessa a rua histórica desde 1527. O relógio fica aproximadamente equidistante entre a Place du Vieux Marché e a catedral. O próprio Gros Horloge remonta ao século 16 e seu movimento de 1389. Um campanário gótico flanqueia o Gros Horloge. Foi construído entre os séculos XIV e XV e abriga os sinos ligados ao movimento do relógio.


FATO CURIOSO: A Rue du Gros-Horloge tornou-se a primeira rua de pedestres na França em 1971. Além do seu ambiente histórico, a popularidade da rua se deve às inúmeras lojas e armazéns. A vista da catedral ao longe, elevando-se sobre as fachadas em enxaimel, é incrível.


Place de la Cathédrale e Catedral de Rouen

O marco mais distinto de Rouen, visto de longe, é a imponente catedral, cuja torre tem 151 metros de altura. Da Place de la Cathédrale, a igreja aparece em toda a sua glória, com o Tour de Beurre (torre de manteiga) à direita e o Tour Saint Romain à esquerda.



Rue Saint-Romain

Há muitas casas em enxaimel que fazem fronteira com o lado norte da rua. Na rue Saint-Romain estão as ruínas de uma antiga capela onde terminou o julgamento de Joana d'Arc em 29 de maio de 1429. É também lá que sua reabilitação foi proclamada em 1456.


Saint Maclou Church

A Igreja de Saint-Maclou é sem dúvida uma das igrejas mais marcantes de Rouen. Uma igreja extravagante dedicada a Saint Malo, é considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica em Rouen, ao lado da catedral e da Igreja de Saint Ouen. Uma torre bem elaborada encima a torre da lanterna desde o século XIX.


Esta é sem dúvida uma das igrejas mais magníficas por fora (e por dentro) que já vi.

O detalhe na arquitetura é alucinante de tão bonito. É muito grandioso e bonito e deve estar na sua lista de lugares para visitar em Rouen, na França!


A torre de Joana D'Arc / Donjon de Rouen

Estranhamente com vista para uma área residencial, a torre medieval é tudo o que resta do outrora poderoso castelo de Rouen. O rei da França ordenou seu desmantelamento no século XVI. No entanto, apenas a fortaleza permanece até hoje. Leva o nome de Joan of Arc Tower desde que a donzela entrou no castelo antes de sua prisão pelos ingleses.


Depois de ter visto as atrações principais, procuramos um restaurante para almoçarmos e partir para o nosso próximo destino, Bayeux.


Leia também o nosso roteiro de carro pela Normandia.


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day

Comments


bottom of page