top of page
  • EmiLou

ROTEIRO DE 1 DIA EM CAMBRIDGE NA INGLATERRA – DICAS DO QUE FAZER!

Atualizado: 30 de jan.

Se você conhece uma coisa sobre a cidade de Cambridge, na Inglaterra, provavelmente é o fato de abrigar uma das universidades mais famosas do mundo. Assim como a cidade de Oxford, Cambridge ficou muito famosa por causa da sua Universidade e virou uma ótima opção para um day trip saindo de Londres. E com certeza, a Universidade de Cambridge é um espetáculo para ser visto, mas seria um erro passar o dia inteiro apenas na universidade. A cidade realmente tem muito a oferecer e, graças à sua universidade, há uma vibração muito especial em suas ruas cheias de estudantes andando pra cima e pra baixo pelas ruas estreitas de paralelepípedos.


Planeje sua visita a Cambridge com a ajuda deste roteiro e você descobrirá um lugar absolutamente fascinante com uma história incrivelmente cativante. Aproveite!

King's College in Cambridge


QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR CAMBRIDGE, INGLATERRA?

Quando se trata do clima, a melhor época para visitar Cambridge é o verão. As temperaturas são quentes, mas geralmente não muito quentes, para que você possa aproveitar o dia. Lembre-se de que você encontrará o clima típico Britânico por aqui, então a chuva é esperada. A primavera costuma ter menos chuvas, embora isso seja, é claro, acompanhado por temperaturas mais baixas.


Quanto aos eventos que você pode visitar em Cambridge, a Strawberry Fair é um festival dedicado à música e às artes que acontece todo primeiro sábado de junho. Depois, há também o Big Weekend, com muitos músicos e jogos para todos os gostos. O Cambridge Folk Festival é outro grande evento, e todos os festivais mencionados também têm uma longa e orgulhosa história. Existem muitos outros eventos ao longo do ano também, mas mesmo que você não tenha a sorte de visitar durante um, ainda terá momentos incríveis durante o seu dia em Cambridge.


UM POUCO DA HISTÓRIA DE CAMBRIDGE

A Universidade de Cambridge foi fundada em 1209 e, como tal, é a terceira universidade mais antiga do mundo – apenas Bolonha e Oxford são mais antigas! Existem aproximadamente 24.500 alunos lá, o que significa que aproximadamente 20% da população da cidade (125.000) são estudantes!


A própria cidade começou como um assentamento romano Duroliponte no século I dC.


Cambridge também abriga o que é hoje o esporte mais popular da Terra: a primeira partida de futebol, foi disputada em Cambridge! Não apenas isso, mas as regras criadas pelo Cambridge University Football Club foram adotadas pela Associação Inglesa de Futebol e se tornaram as primeiras regras oficiais do jogo.


Os membros do Pink Floyd Syd Barrett, Roger Waters e David Gilmour vêm de Cambridge.


Obviamente, a cidade recebeu o nome do rio Cam que flui através dela, mas há muito tempo, Cambridge era conhecida como Grantabridge, e o Granta é na verdade uma nascente do Cam.


No momento, a Universidade de Cambridge tem 121 ganhadores do Prêmio Nobel. Mais virão nos próximos anos, você pode ter certeza disso!


Isaac Newton desenvolveu sua teoria da gravidade como um estudante de Cambridge.


Mais da metade das pessoas que vivem na cidade usam a bicicleta como meio de transporte regularmente. Você pode querer alugar um para se misturar ou apenas ficar de olho nos ciclistas se decidir caminhar


ROTEIRO DE 1 DIA EM CAMBRIDGE

Fundada em 1209 depois que os estudantes fugiram de Oxford para escapar dos tumultos da cidade, Cambridge não olhou para trás. A cidade que deu ao mundo a biologia evolutiva, a fertilização in vitro, a inteligência artificial, os jogos de computador, a garrafa térmica e o futebol, usa história e realizações com uma confiança contida.


Caminhe pelos corredores da tradição, onde nasceram rituais peculiares, descobertas estranhas e fragmentos da cultura pop. Siga os passos das mentes líderes nas quais Isaac Newton, Charles Darwin, Stephen Hawking e Ali G desenvolveram seu ofício.


RELÓGIO CORPUS E PRAÇA DO MERCADO

Passeie pelo Corpus Clock, uma das coisas mais interessantes para ver em Cambridge. Este relógio incomum foi inventado por John C Taylor, que deu ao mundo a chaleira elétrica controlada por termostato. O relógio tem um design dourado que ondula para se assemelhar ao big bang e a um monstro que come o tempo.


Vá para a Market Square, a praça principal da cidade. Um mercado opera neste local desde a Idade Média. Pegue qualquer coisa, desde comida de rua a vinil, CDs a planos de jardim ou uma lembrança 'cafona' para lembrar sua viagem de um dia a Cambridge.


Cambridge é uma das cidades universitárias mais famosas do mundo! Dada a longa história da cidade e o incrível impacto que sua universidade teve em todo o mundo, você tem muito para ver e explorar durante seu dia aqui. Não se preocupe; este itinerário cobre você e você poderá experimentar este lugar incrível em toda a sua glória. Vamos começar!


COMO VISITAR OS COLLEGES DE CAMBRIDGE

A Universidade de Cambridge funciona no mesmo estilo que a Universidade de Oxford (e como a maioria das Universidades do Reino Unido). A Universidade é dividida em Colleges, que são faculdades especializadas em diferentes matérias. Ou seja, quando você anda pela cidade você não verá a Universidade, e sim os seus inúmeros colégios.


As faculdades que você vai conseguir visitar, vai depender da época do ano, e do calendário escolar de cada um. A melhor época para visitação são os meses de verão, já que a Universidade está em férias, mas ao mesmo tempo, no verão a cidade fica toda mais vazia, pois os alunos vão embora para passar seu verão em outras partes do mundo. Você apenas encontra turistas! Além disso, a parte de pesquisa da Universidade funciona 12 meses por ano, ou seja, na verdade sempre existirá uma área ou outra restrita aos visitantes.


Para visitar, comece com o King's College

Se há um lugar que você deve visitar ao explorar a Universidade de Cambridge, tem que ser o King's College. Fundado pelo rei Henrique VI em 1441, este lugar tem uma longa e gloriosa história, mas também tem um visual deslumbrante, com os extensos gramados e a maravilhosa arquitetura ao seu redor.


No entanto, vir aqui e não visitar a Capela do King's College seria um grande erro, porque esta peça arquitetônica é de tirar o fôlego. O teto, os vitrais, o altar feito por Ruben… a igreja é primorosa em todos os sentidos da palavra e imperdível quando se está na cidade.


O ingresso custa £14, e vale muito a pena comprar com antecedência e pular a fila de turista.


Em seguida vá para o Queen's College

A próxima parada em seu dia em Cambridge é, naturalmente, o Queen's College. Além de ser muito bem preservado e bonito com uma arquitetura Tudor, esta faculdade tem muito a oferecer se você for do tipo explorador. O maravilhoso portal, a Torre Erasmus, o Claustro Court e muitos outros lugares como esse farão o tempo simplesmente voar


Mas a maior atração do Queen's College é a famosa Mathematical Bridge (A ponte matemática) que cruza o rio Cam. Construída em meados do século XVIII e graças às leis da geometria, a ponte tem um aspecto curvo, embora tenha sido totalmente construída com tábuas retas de madeira. É uma façanha de engenharia, tanto que existe uma cópia da ponte em Oxford.


Dizem que vários alunos tentaram desmontar e reconstruir a ponte, mas nunca conseguiram reproduzir a perfeição sem usar pregos e parafusos!


Parada obrigatória no Trinity College

Fundado por Henry VIII, o Trinity College é o maior e mais rico colégio de Cambridge. Entre no Grande Tribunal para ser transportado para um mundo de rituais e história. Tente correr pela quadra no tempo que leva para o relógio bater 12 horas, a tradição imortalizada no filme Carruagens de Fogo (embora a cena real tenha sido filmada no Eton College, na cidade de Eton ao lado de Windsor).


Este colégio tem a lista de ex-alunos mais impressionantes de todos os colégios juntos, e de seu campus já saíram nada menos do que 31 prêmios Nobel, das mais variadas categorias.


A Capela do Trinity College é um belo edifício que remonta ao século XVI. Mas o destaque é a Biblioteca Wren, projetada pelo Christopher Wren, o mesmo arquiteto que desenho a Catedral de Saint Paul, em Londres. A biblioteca contém manuscritos dos séculos XII e XIII, bem como o caderno de anotações de Isaac Newton. A biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 12h00 às 14h00 e aos sábados de manhã das 10h30 às 12h30.


O acesso à Wren Library é feito pelos fundos, via Garrett Hostel Lane ou Queen's Road and the Avenue. Não há acesso público ao Wren do Grande Tribunal.


Explorar o Museu Fitzwilliam

Um pouco ao sul do Queen's College fica o Fitzwilliam Museum, uma instituição muito respeitada em cujos salões você tem muito para ver. Existem itens no museum originários de todas as culturas antigas mais importantes, como Grécia, Roma e até Egito. Mas também há obras de alguns dos artistas mais ilustres, como Rubens, Rembrandt e outros.

Vale a pena mencionar que logo a leste do museu fica o Parker's Piece, o local da primeira partida oficial de futebol já disputada, então, se você é um entusiasta do esporte, talvez queira dar uma olhada. De qualquer forma, reserve um tempo e visite o museu – valerá a pena!


Igreja Redonda

A Igreja Redonda é um monumento interessante, modelado na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Inspirado na rotunda


Foi construída no século XII, 1130 antes da universidade. A exposição de Cambridge no interior da Igreja, dá uma visão sobre a formação da cidade.


Sedgwick Museu de Ciências

O Sedgwick Museum of Earth Sciences foi fundado em 1728 para abrigar o estoque de fósseis, minerais e rochas da universidade. Inclui cerca de 2.000 itens coletados por Charles Darwin em sua viagem ao redor do mundo entre 1831 e 1836.


Fazer o famoso Putting

Uma outra opção de passeio é o Punting é uma espécie de rito de passagem turístico em Cambridge e das nossas atividades ao ar livre favoritas no Reino Unido. Como se fosse um passeio de gôndola/canoa pelo rio Cam. Você pode alugar um punt, pegar um quant pole e fazer você o mesmo se tiver coragem, ou sentar, relaxar e fazer um passeio guiado pelos próprios estudantes da Universidade de punting e contando um pouco mais das curiosidades de cada Colégio.


Na rota guiada, prepare-se para flutuar sem esforço pelos fundos das faculdades, sob a Ponte dos Suspiros e pela ponte matemática geometricamente agradável. Compre seus ingressos aqui.


Outra opção para quem tem dificuldades de andar ou não quer andar tanto, é fazer o ônibus Hop On Hop Off pela cidade, quando fomos pela primeira vez com nossos pais à Cambridge nos passeamos de ônibus e aprendemos muito com o áudio em português.


COMO CHEGAR EM CAMBRIDGE SAINDO DE LONDRES

Apesar de ser um pouquinho mais longe, existem varias opções de trem:


De trem: Pegar o trem é uma das formas mais populares para os turistas que viajam para Cambridge. O trem principal sai de London King's Cross para a estação de Cambridge. O primeiro serviço começa às 04h03 e o último serviço é às 01h05. Isso significa que, se você realmente quiser fazer uma viagem de um dia, pode pegar um dos primeiros trens e passar o dia inteiro em Cambridge antes de voltar para Londres à noite.


O tempo de viagem varia. A rota mais rápida leva apenas 48 minutos, e a rota mais longa, que para em mais estações, leva 1h:31m. O tempo médio de viagem é de 1h:09m.


Os preços variam bastante. Se você reservar bilhetes individuais com algumas semanas de antecedência, geralmente poderá obter bilhetes baratos por £ 12. Os bilhetes abertos fora do horário de pico geralmente custam cerca de £ 26,90, o que não é tão ruim.


Cambridge é bem mais compacta que Oxford, os Colleges (Faculdades) são todos um do lado do outro e bem no centro da cidade, então por esse motivo, 1 dia será suficiente para conhecer bem a cidade.



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day
 
Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?

Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.


Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 



Commentaires


bottom of page