top of page
  • EmiLou

Roteiro de 1 dia em Oxford Inglaterra, o que ver e fazer em 1 bate e volta de Londres

Atualizado: 8 de fev.

Aqui está nosso roteiro de 1 dia para você visitar a histórica cidade universitária de Oxford. Uma viagem de um dia para Oxford saindo de Londres é a opção mais fácil por causa das conexões de transporte entre as duas cidades.


Embora recomendemos gastar mais tempo, se puder, entendemos que o tempo é limitado. Por isso, nosso roteiro de Oxford abrange todas as principais atrações e as melhores coisas para fazer em Oxford em um dia. Com nossos 15 anos de conhecimento morando no Reino Unido, esse roteiro é perfeito para você seguir a risca! Confira o post.


Quando você pensa em Oxford, com certeza a primeira coisa que vem a sua cabeça é a universididade de oxford, acertamos? Oxford é sim uma cidade universitária bonita, movimentada e provavelmente a mais famosa do mundo. É uma cidade acadêmica de 1.000 anos com grandeza de cenário de filme.


Oxford é o lar da universidade de língua inglesa mais antiga do mundo. A cidade é apelidada de “Cidade dos Pináculos dos Sonhos”. É uma arquitetura linda, em tons de mel e a sensação é de que o tempo parou ali.


Oxford está localizada a apenas 56 milhas de Londres, tornando-se uma viagem de um dia fácil da capital do Reino Unido. E você poderá ver um bom número de destaques em um dia em Oxford.


Oxford é conhecida pelas 39 (Colleges) faculdades separadas com diferentes cadeiras acadêmicas e especialidades que constituem a Universidade de Oxford. São subcomunidades onde os alunos vivem e comem em seus próprios mundos, desenvolvendo sua própria história e costumes. As mais famosas faculdades sao a Christ Church, New College e Magdalen College.


Não há dados oficiais confirmando em que data a Universidade de Oxford foi fundada. As primeiras faculdades de Oxford foram fundadas em meados de 1200. Em meados do século XVI, toda a coleção estava completa. Juntas, as faculdades formam um labirinto de quilômetros quadrados incrível de arquitetura de pedra do velho mundo e pináculos eriçados, todos feitos de calcário bonito de Cotswolds. Os sinos tocam o tempo todo, como se a cidade estivesse comemorando.


Você definitivamente não pode ver todas as faculdades em apenas um dia em Oxford. Você terá que escolher e escolher. Mas você pode vislumbrar muitos delas apenas passeando pelo centro da cidade.


O que fazer em 1 dia no roteiro de Oxford

Aqui estão nossas escolhas para as principais atrações e melhores coisas para fazer em um dia em Oxford:


Tal como acontece com todos os nossos roteiros sugeridos, recomendamos que você use este itinerário de 1 dia em Oxford como guia. Você pode adaptá-lo aos seus interesses individuais, necessidades e ritmo da sua viagem.


Também damos dicas de visita e opções de outras coisas para ver perto de Oxford se você tiver mais de um dia.


Recomendamos começar seu um dia em Oxford com uma visita guiada para conhecer o "terreno", os famosos walking tours. Ou você pode reservar uma excursão em grupo pequeno com um ex-alunos da universidade ou uma excursão a pé guiada privada de 2 horas. Uma visita guiada garantirá que você veja detalhes que, de outra forma, poderia perder.


--> Para reservar o seu walking tour clique aqui.


--> Caso você prefira fazer o walking tour do Harry Potter clique aqui.


A cidade é pequena, mas cheia de pontos históricos, como por exemplo, a Blackwell’s que é a famosa livraria de Oxford, localizada na Broad Street, que alguns pensam ser (mais um) local que inspirou o Beco Diagonal nos filmes de Harry Potter. Fundada em 1879 por Benjamin Henry Blackwell, é uma das maiores livrarias acadêmicas e especializadas do mundo. É o paraíso dos amantes de livros. Se você ama livros e não tomar cuidado, voce pode ser sugado por horas a fio apenas foleando os livros. Você encontrará quase todos os livros sobre todos os tópicos imagináveis. Não se esqueça de dar uma olhada no Norrington Room no andar de baixo. Não é incomum ver autores famosos nesta livraria lendo um romance recente ou dando uma palestra.


A Broad Street termina no Teatro Sheldonian. Esta é uma pequena joia arquitetônica que foi uma das primeiras grandes encomendas do arquiteto Sir Christopher Wren. Ele era então um professor de astronomia em Oxford. O teatro foi construído a partir de 1663 para servir de cenário para as cerimônias de graduação de Oxford. O teatro é modelado no Teatro de Marcelo em Roma. Possui uma distinta cúpula branca, de onde você terá vistas panorâmicas. O teatro é cercado por 12 bustos de imperadores romanos que parecem bastante assustados e ostentam barbas de diferentes estilos. Eles foram encomendados por Wren e esculpidos por Christopher Bird. Os bustos foram apelidados de “os Filósofos” e “os 12 Apóstolos”. Dentro do teatro há murais do século XVII que retratam o triunfo da verdade sobre a ignorância. Eles foram pintados durante o reinado de Carlos II.


A Radcliffe Camera é uma das principais atrações de Oxford e seu marco mais fotografado. O “Rad Cam” foi construído como uma adição à Biblioteca Bodleian em 1737. Os fundos foram doados pelo Dr. John Radcliffe, médico do Rei William e da Rainha Mary. Câmera é uma palavra latina para câmara ou quarto. A Rad Cam tem uma rotunda imponente de 140 pés que não parece deslocada em Roma. É a terceira maior cúpula do Reino Unido.


No interior da Radcliffe Camera, você encontrará uma biblioteca cheia de luz, circular e com colunas. Foi o primeiro de seu tipo na Grã-Bretanha e exemplifica perfeitamente os princípios palladianos, usando um padrão simétrico e repetitivo.


Hoje, a Rad Cam serve como sala de leitura para a Biblioteca Bodelian. Você só pode entrar na Rad Cam participando do tour de 90 minutos da biblioteca Bodleian.


A venerável Biblioteca Bodleian é o núcleo espiritual de Oxford. É uma das bibliotecas mais antigas da Europa. No Reino Unido, é o segundo em tamanho apenas para a Biblioteca Britânica em Londres.


A biblioteca Bodleian possui mais de 13 milhões de itens impressos em três salas de leitura. Os viciados em livros estarão no sétimo céu. A biblioteca abriga muitos livros e mapas raros. Um de seus itens mais famosos é o Mapa Gough, que é um mapa medieval da Grã-Bretanha. Outros itens famosos incluem manuscritos de 18 peças de Shakespeare, uma cópia do Messias de Handel e quatro manuscritos originais do século XIII da Carta Magna. A biblioteca guarda TODOS os livros e publicações da Grã Bretanha, todos os livros publicados obrigatoriamente tem que ter uma cópia ali.


Infelizmente a Bodleian não é uma biblioteca de empréstimo. Nenhum livro sai do espaço. Os alunos que entram têm que fazer o “Juramento de Bodley”, pelo qual juram não trazer fogo ou chamas para a biblioteca. Para visitar a Biblioteca Bodleian, é necessário pré-agendar uma visita guiada. Você pode reservar um tour de 30, 60 ou 90 minutos pela biblioteca em seu site, reserve aqui.


Você pode reservar passeios online com até 30 dias de antecedência. Alguns ingressos são reservados para os visitantes do mesmo dia. O complexo Bodleian Library também inclui a Weston Library, a Divinity School e a Duke Humphrey's Library.


A Biblioteca Weston abriu inicialmente em 1946 como a nova Biblioteca Bodleiana. Em 2015, recebeu uma grande reforma e foi rebatizada como Biblioteca Weston pelo príncipe William. O Weston tem um Ascott Gate ornamental do século XVII recuperado de uma propriedade. Ele diz “Se você é bom, entre. Se for perverso, de maneira alguma.”


A Biblioteca Weston é gratuita para visitação. Ele também tem quilômetros de livros e alguns tesouros preciosos. Você encontrará uma cópia da Bíblia de Gutenberg, manuscritos de autores famosos e a infame intimação judicial de Oscar Wild. Wild foi o romancista que foi julgado por “indecência grosseira” em 1895.


A Divinity School (Escola da Divindade) é um espaço sublime com um belo e intrincado teto abobadado. Este edifício medieval foi construído em 1400 para ser usado para palestras, exames orais e discussões sobre teologia. Isso a torna a parte mais antiga sobrevivente construída de qualquer universidade.


A entrada para a Divinity School custa £ 2,50 por pessoa. Este quarto funcionava como a enfermaria dos filmes de Harry Potter.


A Biblioteca do Duke Humphrey fica no andar de cima da Divinity School. Concluída em 1488, a biblioteca suntuosamente decorada leva o nome do irmão mais novo de Henrique V, famoso por Agincourt e Shakespeare. Está repleto de retratos dos fundadores de Oxford.


Mesmo em um passeio, você não pode entrar na magnífica sala medieval ou pegar os túmulos antigos. Mas você pode espiar a biblioteca de uma extensão em uma extremidade. Nos filmes de Harry Potter, Duke Humphrey's era a Biblioteca de Hogwarts.


New College não é realmente novo, como o próprio nome indica. A faculdade foi criada em 1379 como uma faculdade de graduação em Oxford. Os edifícios da faculdade foram construídos em estilo gótico perpendicular. O colégio também é conhecido pelos seus belos claustros do século XV. O refeitório medieval é o mais antigo de Oxford. Você também pode se lembrar de New College do filme de Harry Potter, Cálice de Fogo. Draco Malfoy é transformado em furão nos claustros.


Para o almoço, você pode se instalar no The Grand Café. É uma instituição de Oxford na High Street e o local do café mais antigo da Inglaterra.


Alternativamente, se você é uma pessoa do mercado, dirija-se ao Covered Market de Oxford na Market Street. É um mercado coberto com uma coleção peculiar de lojas e cafés, com produtos frescos, carne, flores e produtos de panificação.

É um ótimo lugar para almoçar durante sua viagem de um dia a Oxford.




Após o almoço, siga para Hertford Bridge que faz parte do Hertford College em Queen's Lane. Data de 1874. A mini ponte liga dois prédios do colégio. É uma ponte fotogênica apelidada de “Ponte dos Suspiros” por causa de sua semelhança com a ponte mais famosa de Veneza.


Embora seja pequena como a Ponte dos Suspiros, estilísticamente, parece mais com a Ponte Rialto. Dali aproveite para mergulhar no All Soul's College. A faculdade foi fundada como um centro de oração e aprendizado em 1438. Tem uma bela fachada gótica, com torres atraentes no quadrilátero norte. No interior, a capela tem uma abóbada em leque do séc. XV no vestíbulo e uma cobertura medieval em viga de martelo.


Bem ao lado do All Souls College está a Igreja da Universidade de St. Mary. Alguns acham que é o mais sonhador dos “pináculos dos sonhos” de Oxford. Da torre, você tem a melhor vista panorâmica de Oxford e da fachada da Radcliffe Camera. Você também pode tirar uma foto da Ponte dos Suspiros. A subida não é para os fracos de coração. São 127 degraus em uma escada em espiral medieval. Não há elevador. Os ingressos podem ser adquiridos na loja na entrada da Radcliffe Square. São 5€.


E se houver apenas uma faculdade que você visite, visite a Christ Church College. É uma atração absolutamente imperdível com um dia em Oxford. A grande faculdade simplesmente transborda história. É a maior e mais prestigiada das faculdades de Oxford. A faculdade foi fundado pelo chanceler de Henrique VIII, Cardeal Wolsey. A faculdade é a alma mater de 13 primeiros-ministros britânicos, Albert Einstein e Lewis Carroll. Fundada em 1525, a faculdade vem completa com sua própria catedral e galeria de arte.




A entrada principal da Christ Church é a Tom Tower do século XVII, projetada por Christopher Wren. O sino de 6 toneladas, apelidado de “Grande Tom”, toca 101 vezes todas as noites às 21h05. Parece absurdo, mas há uma razão para a loucura. Em 1663, Oxford tinha apenas 101 alunos. O toque de recolher era às 21h. A “hora de Oxford” estava então 5 minutos atrás da hora GMT agora usada. Assim, os sinos tocaram 5 minutos depois das 21:00.


O Great Hall no Christ Church College é um espaço renascentista espetacular. Já serviu como sede parlamentar de Carlos I durante a guerra civil inglesa. Mas é claro, que um dos prinicpais motivos de visitar a Christ Church e o refeitório, porque o Great Hall inspirou o Grande Salão do Castelo de Hogwarts, na série de filmes do Harry Potter (leia o post completo aqui). Embora os produtores construiram uma réplica de estúdio para usar nas filmagens a emoção é a mesma!


O telhado de viga de martelo paira acima. Ao redor da sala há retratos de estudiosos e primeiros-ministros do passado. A Christ College Picture Gallery apresenta uma coleção excepcional de obras dos séculos XIV a XVIII. Fica atrás da catedral da faculdade. Possui pinturas e desenhos dos pintores renascentistas italianos Filippino Lippi, Tintoretto e Michelangelo.


Além dos filmes de Harry Potter, o Christ's Church College pode ser mais conhecido por sua associação com Alice e o País das Maravilhas. Foi aqui que Lewis Carroll começou a evocar a história sobre uma garota que segue um coelho em um buraco e acaba em uma festa de chá maluca. A adorável Catedral da Christ Church serve a um propósito duplo. É a capela do Christ Church College e a catedral de Oxford. A catedral é a menor catedral do mundo e é um lindo tesouro da arquitetura. Começou a vida como uma simples igreja prioritária. Durante a Reforma, Henrique VIII decretou que era uma catedral.


Como praticamente todos os edifícios de Oxford, a igreja tem um elegante teto abobadado em leque. Há belos vitrais. E você encontrará uma linda pintura do artista pré-rafaelita e estudante de Oxford Edward Burnes-Jones.


Você pode tomar uma cerveja nas madeiras rangentes do Eagle and Child. O pub histórico é o lugar onde C.S.Lewis e J.R.R. Tolkein uma vez saciou sua sede. Eles se conheceram lá por quase 30 anos. Eles apelidaram o pub de “Pássaro e Bebê” e chamaram seu grupo literário de “os Inklings”.


Mais tarde, a dupla mudou suas conversões para o Lamb & Flag, de 500 anos, no bairro de Jericó, em Oxford. Muitos estudiosos de Oxford fizeram uma pausa líquida no King's Arms. Turf's Tavern é um buraco do século 13 no pub de parede que era frequentado por Bill Clinton.


Harry Potter em Oxford

Você é um fã de Harry Potter e esta viajando para Oxford? Como mencionamos acima, as cenas dos filmes foram inspiradas ou filmadas na Christ Church, na Bodleian Library, na Divinity School e no New College. Leia nosso post sobre os locais de filmagem de Harry Potter que você pode visitar em Oxford


Dicas para visitar Oxford

Aqui estão algumas dicas e coisas para saber sobre como visitar Oxford.


1. Planeje com antecedência

Você terá uma visita mais eficiente a Oxford se planejar com antecedência. Decida se você quer fazer um tour de um dia ou reservar algumas visitas guiadas.


Você também deve determinar seu meio de transporte com antecedência e reservar os bilhetes necessários online.


2. Como chegar a Oxford

Saia o mais cedo possível para que você possa aproveitar ao máximo seu dia em Oxford, de onde quer que esteja chegando no Reino Unido.


Dirigindo:

Oxford fica a 62 milhas a noroeste de Londres. Demora cerca de uma hora e meia para dirigir.


De trem:

Viajar de trem é provavelmente a maneira mais rápida de chegar a Oxford. Os trens partem da estação de Paddington do centro de Londres para Oxford a cada 30 minutos.


A viagem dura cerca de 1 hora. Ao chegar à estação de trem de Oxford, são cerca de 10 minutos a pé até o centro da cidade.


Reserve seu bilhete de trem na Trainline, você pode reservar um bilhete com hora de retorno aberto se não tiver certeza do horário em que retornará. É quase sempre mais barato reservar um bilhete com antecedência, por isso sugerimos fazer isso, se possível.


Ônibus:

Se você está fazendo uma viagem de um dia de Londres a Oxford, você está particularmente bem conectado pelo Oxford Tube. Este ônibus sai a cada 15 minutos, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Pegue-o em Victoria, Marble Arch, Notting Hill Gate ou Shepherd's Bush em Londres.


No caminho de volta, embarque na rodoviária de Gloucester Green ou na Oxford High Street. Uma passagem de volta custa £15 (ou £13 se você tiver menos de 27 anos) e é válida por três meses.


Existe também as opções dos ônibus: National Express, Megabus e Flixbus são mais baratos que o trem, embora demorem um pouco mais.


Por excursão guiada de um dia:

Se você quiser que outra pessoa cuide do transporte, você pode facilmente visitar Oxford em uma excursão guiada de um dia saindo de Londres.


Aqui estão algumas opções de passeio a serem consideradas:


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

コメント


bottom of page