top of page
  • EmiLou

ROTEIRO DE LONDRES: O que fazer a pé em 1 dia? Caminhada ao longo do Rio Tâmisa (lado sul)

Atualizado: 8 de fev.

Se você estiver em Londres por um curto período de tempo, ou quiser aproveitar a proximidade dos principais pontos turísticos, você está com sorte, porque um passeio a pé de 1 dia em Londres é extremamente viável. E uma das coisas que mais recomendamos a todos os visitantes de primeira viagem a Londres, é andar a pé pela cidade.


Claro, que o ideal para conhecer Londres são no mínimo de 3 a 5 dias inteiros para curtir a cidade com folga e com calma, podendo usufruir das experiências que apenas essa cidade pode proporcionar. Mas, se você tiver apenas um dia em Londres, você não poderá passar horas passeando pelos museus, desfrutando de um almoço tranquilo ou esperando em uma fila atrozmente longa para andar no London Eye. No entanto, você pode sim ver a maioria dos principais pontos turísticos de Londres caminhando pela cidade. E ca entre nos, não há nada melhor do que se perder em uma cidade e caminhar por suas ruas apenas admirando a cidade.


Agora, mesmo que você tenha mais de um dia, recomendamos seguir este guia de caminhada para ver todos os principais pontos turísticos em pouco tempo. Há muito mais coisas para ver e fazer em Londres e você não vai querer perder tempo, não é mesmo?!


Onde ficar hospedado em Londres

Tudo vai depender do seu orçamento, leia nosso post completo aqui com nossas recomendações.


Roteiro de 1 dia a pe, passando pelos principais pontos turísticos de Londres

Por conveniência, nosso passeio a pé em Londres começa na estação de Victoria. Para ver o máximo de pontos turísticos de Londres em um dia, você precisará caminhar pelo menos 8 km, então esteja preparado com sapatos confortáveis, SEMPRE confira o clima, a temperatura no app do tempo do seu celular e se vista adequadamente caso esteja frio em Londres. Se você não pode ou não deseja caminhar tão longe assim, você pode pegar o metrô depois da London Eye na estação de Waterloo e ir até a estação de London Bridge e assim, economizar quase três quilômetros.


Saindo da estação de Victoria, você pode andar pela Victoria Street ate chegar no Parliament Square, alternativamente você pode pegar o metrô até a estação de metrô de Westminster (Jubilee Line, linha cinza do metro) e começar o passeio por lá.

Parlamento Inglês

Big Ben

Saindo da estação de Westminster, você vai dar de cara com o Big Ben e o Parlamento Inglês - dois monumentos ícones, a cara de Londres!!! Vá para praça do Parlamento, onde você pode tirar excelentes fotos dos monumentos citados. Dali você verá um dos ícones mais conhecidos de Londres, a Abadia de Westminster (Westminster Abbey), de 700 anos, onde os reis e rainhas da Inglaterra são coroados desde 1066. Houve 16 casamentos reais realizados na igreja desde 1100, mais recentemente o casamento do príncipe William e Kate Middleton.


A igreja não é mais classificada como catedral, mas ainda está aberta ao culto, portanto, os visitantes só são permitidos a partir das 9h30, de segunda a sábado. Se você deseja entrar, há uma taxa de entrada de £27 e as reservas devem ser feitas on-line com antecedência.


Agora você tem duas alternativas: explorar a area ao sul do rio Tamisa ou a area norte do rio Tamisa. Nós recomendamos sempre a área sul do rio, pois o visual é bem mais charmoso. Por isso você precisa de mais de 1 dia para conhecer Londres pra você pode fazer o lado norte indo do Palácio de Buckingham, passando por Trafalgar Square e chegando no centro de compras no West End de Londres (faremos um post com mais detalhes sobre o lado norte algum dia - fique ligado!)


Voltando ao nosso roteiro ao longo da margem sul do Tâmisa, cruzando a ponte de Westminster Bridge Road você vai para o próximo ponto turístico, o London Eye. Construída para a celebração do ano 2000, a London Eye é uma roda gigante muito popular entre os visitantes. O passeio de 30 minutos sobrevoa a orla e oferece vistas espetaculares de 135 metros de altura. Custa cerca de £32.50 (standard Agosto de 2022). Os ingressos podem ser comprados online com o fura fila aqui. Se você não comprar os ingressos com antecedência, poderá enfrentar uma longa espera.


Continue sua caminhada ao longo da Queen's Walk (a orla do rio Tâmisa), mas se for muito longe cansativo , você pode pegar o ônibus 381 e descer na parada Blackfriars Road, mas vale lembrar que você vai perder muitos pontos turísticos se pegar o ônibus.


Caminhando pela orla do rio, você ira passar pelo SouthBank Centre, (nessa area você encontra varias opções de restaurantes e pubs). Logo a frente você ira se deparar com o Shakespeare Globe, que é uma reconstrução do Teatro Globe, um teatro Elizabetano para o qual William Shakespeare escreveu suas peças, no bairro londrino de Southwark, na margem sul do rio Tâmisa. O teatro original foi construído em 1599, destruído pelo incêndio em 1613, reconstruído em 1614 e demolido em 1644. O moderno teatro Globe é uma aproximação acadêmica baseada em evidências disponíveis dos edifícios de 1599 e 1614. É considerado bastante realista.

Shakespeare Globe

E continuando a sua caminhada você finalmente ira se deparar com o Tate Morden, um museu de arte moderna gratuito localizado em uma antiga estação de energia da Segunda Guerra Mundial. Com certeza vale um pouco do seu tempo. Todas as coleções permanentes são gratuitas, mas pode ser cobrada uma taxa para exposições temporárias, muitas das quais você provavelmente achará que valem muito a pena.


Saindo do Tate Morden, você ira passar na frente da Millennium Bridge, aquela mesma que apareceu no filme do Harry Potter, essa ponte da de frente para a St Paul's Cathedral e se quiser visitar a catedral você só precisa cruzar a ponte. Mas recomendamos que você continue caminhando ao longo do caminho à beira-mar, passando em frente a Hay's Galleria, uma pequena galeria bem bonita que costumava ser o armazém usado para o armazenamento do chá trazido para Londres. É arquitetura impressionante. É um exemplo legal de arquitetura de uso misto e como um edifício pode ser reimaginado!

St Paul's Cathedral

Daqui você tem a opção de continuar andando em frente ou seguir a rua que leva diretamente ao Borough Market.


O Borough Market é uma meca gastronômica, repleta de produtos alimentícios de alta qualidade para provar e levar para casa. Existem dezenas de restaurantes, cafés, vendedores de produtos hortícolas, padarias, açougues… você entendeu, né?! Certifique-se de ir lá quando estiver com fome! Este lugar foi feito especialmente para pessoas como eu que gostam de experimentar comida e bebida local.


Caso você pule o Borough Market, você pode seguir caminhando passando pelo City Hall ate chegar na Tower Bridge. Ou terminando sua visita no Borough Market você também pode seguir para a Tower Bridge .

City Hall

A Tower Bridge foi construída pela necessidade de ter mais formas de atravessar o Tâmisa quando a população de Londres começou a aumentar. Levou quase 8 anos para ser construída e inaugurada em 1894. Você pode tirar ótimas fotos ao longo da caminhada ou parar dentro da ponte Tower Bridge para ver a vista através dos pisos de vidro, a casa de máquinas e aprender mais sobre sua história.


Nos gostamos de caminhar por ela e admirar sua beleza e complexidade. Em 2009, foi realizado um grande projeto de restauração da ponte. Foram usados ​​mais de 22 mil litros de tinta azul, mas deve durar até 25 anos.


Se voce quiser e ainda tiver fôlego e tempo, cruze a ponte e vá até o palácio e fortaleza chamado Torre de Londres (Tower of London), que é um museu que abriga símbolos centenários de realeza. E também já foi uma prisão! Voce precisa levar um bom tempo para passear e aproveitar ao máximo a experiência dentro da torre.

Torre de Londres

Se você planeja entrar, você vai querer chegar no final da tarde, quando as multidões começarem a diminuir, que é quando este passeio a pé o deixará lá, então você terá o resto da tarde para aproveite o museu.


Certifique-se de reservar seus ingressos para a Torre de Londres com antecedência para não ficar desapontado quando chegar e não conseguir comprar ingressos. Certas épocas do ano são extremamente movimentadas na torre.


Claro que existem dezenas de outras coisas legais para fazer em Londres além de ver os principais pontos turísticos, mas se você tiver apenas um dia e quiser preservar seus pés para o resto de sua viagem, você provavelmente vai querer parar por aí.


Clique no mapa abaixo para ver o trajeto com direções:


Conclusão

Esta longa caminhada, com tempo adequado em cada parada, levará de 5 a 8 horas para ser concluída. Depois de fazer este passeio a pé de um dia por Londres, temos certeza que você vai adorar a cidade tanto quanto nós.


Salve esse post!


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 



Comentarios


bottom of page