top of page
  • EmiLou

Viajando de Eurostar: como ir de Londres a Paris de trem

Atualizado: 7 de fev.

Semana passada fomos passar um fim de semana em Paris com uma amiga e mostramos pelo nosso Instagram que viajamos para a França de Eurostar (se você não nos segue no Instagram, esse é o momento de dar uma pausa na sua leitura e seguir a gente por lá!). Recebemos algumas perguntas sobre como é viajar de Londres à Paris de trem, check-in, imigração, bagagem e resolvemos fazer um post para deixar tudo explicado no nosso blog. Também aproveitamos para fazer um vlog, clique aqui para assistir.


Se você acha que as viagens aéreas são sempre a forma mais eficiente de ir de uma grande cidade europeia a outra, pense novamente! O trem de alta velocidade Eurostar leva você de Londres a Paris – ou na direção oposta – em apenas duas horas e 16 minutos, viajando a velocidades de até 300 quilômetros por hora. Quando você considera as viagens de e para o aeroporto, procedimentos de segurança complexos e tempo de espera até a decolagem, voar entre as duas capitais não é necessariamente mais rápido. Isto é especialmente verdade porque os trens da Eurostar partem e chegam bem no centros das cidades, tornando muito mais fácil deslocar-se e iniciar a sua aventura urbana!


Para nós, as irmãs viajantes, não há maneira mais fácil de viajar entre Londres e Paris do que viajando de trem, principalmente se você mora em Londres. Para aqueles que moram fora de Londres como nós, (moramos no interior da Inglaterra, menos 1 hora de distância de Londres) é preciso levar em consideração a distancia, mas mesmo assim, ainda achamos que vale muito a pena a viagem de Eurostar!


De onde partem os trens Eurostar?

Na rota Londres-Paris, os trens Eurostar viajam entre a Estação Ferroviária Internacional St. Pancras, no centro de Londres, até a Gare du Nord, no centro de Paris. Os trens do Metrô de Londres (metrô) e do Metrô de Paris atendem frequentemente as estações, facilitando o acesso ao ponto de partida. Em Paris, a Gare du Nord também é servida pelo trem suburbano RER B.


Os trens de alta velocidade viajam a velocidades impressionantes por terra e sob o Túnel da Mancha (Chunnel), que passa abaixo do Canal da Mancha.


Eurostar para Disneyland Paris: uma rota alternativa

Pensando em reservar uma viagem para a Disneyland Paris? O Eurostar vai diretamente de Londres e Paris para Marne-la-Vallée durante as férias escolares e em outros horários. Com a capacidade de levar a bagagem que quiser e o tempo de viagem rápido, pode ser a forma ideal de presentear as crianças ou os adultos também (como nós mesmas já fizemos várias vezes).


Da estação Marne-la-Vallée, são apenas dois minutos a pé até o parque. Você pode então chegar facilmente ao centro de Paris, se desejar, usando o trem da linha suburbana RER A.


Se você reservar o serviço de bagagem Disney Express, poderá deixar suas malas na estação.


Como chegar na estação do Eurostar em Londres?

A estação do Eurostar fica em St. Pancras International que está convenientemente localizada no centro da área de King's Cross, em Londres, e é bem servido por serviços ferroviários, subterrâneos e de ônibus.


Endereço: St Pancras International Station, Euston Road, London, N1C 4QP


St Pancras International é que a estação tem intercâmbios com 6 linhas de metrô, então a estação tem fácil acesso à maioria das áreas de Londres


Como comprar as passagens do Eurostar?

As passagens de Eurostar podem ser compradas online pelo próprio site da Eurostar (maneira mais prática), por telefone ou diretamente da Estação de trem em Londres em St Pancras, ou de Paris na Gare du Nord.

Recomendamos a compra online, porque assim você já guarda a sua passagem diretamente no seu telefone ou você pode baixar o aplicativo do Eurostar que sua passagem já estará lá pronta para ser usada no dia da sua viagem. Você não precisa imprimir.


Obs. Crianças até 4 anos de idade não pagam para viajar de Eurostar (crianças que viajam no mesmo assento que um adulto - no colo do adulto).


Bagagens

Você tem direito a duas malas gratuitamente – muito mais do que em muitas companhias aéreas hoje em dia. Não existe limite de peso de bagagem. Mas lembre-se que você não despacha mala, como nos aviões, e você é o responsável por suas malas do início ao fim da sua viagem. Isto é, ninguém irá carrega-las para você!


Procedimentos de check-in para trens Eurostar

Espera-se que os passageiros façam o check-in pelo menos 45 minutos antes da hora programada de partida e devem fazê-lo pessoalmente (o check-in online não está disponível).

  • imprima o seu bilhete com antecedência, ou

  • utilize um e-ticket baixando o applicativo da Eurostar no seu telefone, ou

  • faça o download do e-ticket e guarde no seu celular.

  • imprima os seus bilhetes utilizando a sua referência de reserva em centros dedicados junto aos quiosques de check-in na própria estação de trem no dia do seu embarque.

A entrada é feita através de portões automáticos; escaneie o código de barras da sua passagem e siga em frente.


Você será escaneado rotineiramente junto com suas malas. Na maioria das vezes, você não será solicitado a tirar os sapatos, mas precisará retirar casacos, moedas e outros itens dos bolsos e, às vezes, joias. Os procedimentos de segurança são geralmente mais rápidos do que nos principais aeroportos – embora isso possa depender dos regulamentos atuais e das orientações das autoridades locais.


Você não precisa separar os líquidos em plástico transparente e não existe mínimo de 100ml. Você pode levar o quanto quiser e embalagens de qualquer tamanho.


Você pode fazer o check-in até 40 a 45 minutos antes da partida do trem, para não ter que passar horas dentro da zona de embarque.


Imigração

Depois de passar pela área de segurança, você precisará apresentar seu passaporte às autoridades de imigração. Atualmente, você terá que passar por verificações de imigração junto às autoridades fronteiriças da França e do Reino Unido.


Ou seja, tenha em mão todos os documentos necessários para entrar e sair de cada país. Eles são bem exigentes exatamente como a imigração de um aeroporto.


Serviços nas estações Eurostar

As estações Eurostar em ambos os lados do canal da Mancha estão equipadas com vários serviços, incluindo restaurantes e cafés, lojas duty-free, tomadas para ligar telefones e computadores portáteis e acesso Wi-Fi gratuito.


Os viajantes da classe executiva e membros da Eurostar se beneficiam de linhas dedicadas e rápidas e de um lounge Business Premier. Refeições, lanches, bebidas quentes e frias, jornais e tomadas elétricas na maioria dos assentos estão disponíveis nos salões.

Dicas das irmãs: Sinceramente recomendamos que você compre seus 'snacks' antes mesmo de entrar na zona de embarque, antes de escanear sua passagem. Porque o shopping de St Pancras está lotado de opções boas e gostosas para a sua viagem de trem. Se você deixar para comprar dentro da estação do Eurostar você pode ficar decepcionado.
Emi & Lou nos assentos da Eurostar
Emi & Lou nos assentos da Eurostar

Como é dentro do trem?

As passagens são vendidas com assento marcado, mas você pode verificar o seu assento pelo próprio site da Eurostar e trocar se preferir. Na passagem você encontrará o número do vagão e sua poltrona.


Os trens são confortáveis, com tomadas para carregar celular, laptops e afins. Todos os vagões possuem banheiros, com espaço para guardar as malas grandes, ou você pode deixar sua mala de mão em cima do seu assento (tem espaço) e tem vagão restaurante onde você pode comprar café, bebidas e comidas como sanduíches por exemplo.


Nós nunca viajamos com malas grandes, sempre vamos a Paris com mala de mão, e por isso as malas ficam bem em cima da nossa poltrona do trem. Caso você vá com mala grande, recomendamos você assim que tiver chegando no seu destino final ficar perto da sua mala grande pra desembarcar com ela. Nunca ouvimos caso de roubo de mala dentro dos trens da Eurostar é mesmo que a gente nunca tenha levado mala grandes, conhecemos várias pessoas que já viajaram com malas grandes e deu tudo certo, as malas ficaram seguras.


Quando você chegar no seu destino final, você não precisará passar por nenhuma imigração, porque todos os procedimentos já foram feitos antes do embarque.


Preços das passagens

As tarifas podem ser competitivas em comparação com as viagens aéreas, especialmente se você reservar com antecedência. Você pode até conseguir bons negócios em assentos de primeira classe se começar a olhar com vários meses de antecedência. Embora seja reconhecidamente mais fácil encontrar passagens aéreas só de ida de EUR 30, quando você leva em conta o custo do transporte entre os aeroportos e os impostos das companhias aéreas, o Eurostar muitas vezes pode ser mais barato.

Nós viajamos em setembro de 2023 e compramos nossas passagens em fevereiro de 2023, o preço de uma passagem de ida e volta foi £65.


Conta aí, o que você prefere? Viajar de trem ou de avião?


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 


Comments


bottom of page