top of page
  • EmiLou

Como sair do aeroporto de Gatwick para o centro de Londres (todas as opções explicadas)

Atualizado: 13 de mar.

Você está voando para o aeroporto de Gatwick, mas não tem certeza de como chegar ao centro de Londres? Neste artigo nós, as irmãs viajantes te explicamos sobre as diversas opções disponíveis para viajar para Londres para que você escolha a melhor para você.


O aeroporto de Gatwick é a escolha de muitos em Londres, não por ser o maior, mais moderno ou melhor abastecido, mas por ser o mais democrático! Embora esteja tecnicamente localizado em West Sussex, o Aeroporto de Gatwick continua a ser o segundo maior e mais movimentado aeroporto do Reino Unido, depois do aeroporto de Heathrow.


Situado a 47 km ao sul do centro de Londres, o aeroporto de Gatwick fica um pouco mais longe de Londres do que Heathrow, a cerca de 44 km de Londres, fica perto de Horley e perto de Crawley, é um dos aeroportos de pista única mais eficientes do mundo e chega a mais de 200 destinos em 90 países diferentes. E embora tenha apenas dois terminais, aproximadamente 35 milhões de passageiros passam pelo Aeroporto de Gatwick todos os anos. Esta é definitivamente uma das portas de entrada para umas férias de sonho em Londres, com os seus museus, passeios gratuitos e pubs!


Ao voar para o aeroporto é importante planejar como você chegará ao seu primeiro destino. Quanto mais antecedência você planejar sua transferência, melhores negócios poderá conseguir.


Aeroporto de Gatwick

Antes de começarmos, é preciso lembrar que Londres Gatwick tem 2 terminais de aeroporto – Terminais Norte e Sul


  • O Terminal Norte atende voos internacionais, europeus e domésticos.

  • O Terminal Sul atende voos internacionais, domésticos e fretados.

Os 2 terminais estão conectados através de um serviço de transporte GRATUITO (trem monotrilho/ monorail) que funciona nos dois sentidos e é bem fácil de usar. Com muito espaço para bagagem e passageiros. Os trens funcionam a cada 2 ou 3 minutos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O tempo de viagem é de cerca de 2 minutos. E nem pensar em caminhar entre um terminal ao outro, é muito longe! Pegue o trem!


O serviço de transporte pode ser encontrado perto das estações ferroviárias do aeroporto de Gatwick e está bem sinalizado.


Aeroporto de Gatwick


O aeroporto de Gatwick oferece uma ampla variedade de opções de transporte ferroviário e de ônibus aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente:


Como viajar para o centro de Londres saindo do aeroporto de Gatwick

O aeroporto de Gatwick oferece uma ampla variedade de opções de transporte, como trem, ônibus da National Express e EasyBus, conectando diversas partes da Inglaterra e o centro de Londres, com serviços praticamente 24/7.


O gosto pessoal e as circunstâncias determinarão principalmente a “melhor” maneira de viajar para o centro de Londres.


Fatores a considerar:

  • Para onde na cidade você está viajando?

  • Quantas pessoas tem no seu grupo de viagem?

  • A idade/mobilidade/níveis de energia do seu grupo de viagem.

  • O dia/hora do dia em que você planeja viajar.


Trem

Infelizmente o metrô de Londres não vai até o aeroporto de Gatwick. Para isso você precisará pegar o trem até a estação mais próxima com acesso a uma linha de metrô.


Porém a boa notícia é que a estação de trem fica dentro do aeroporto, basta subir ou descer as escadas rolantes e e você já está na área de check-in ou na plataforma do trem dependendo se você está chegando ou saindo do aeroporto.


Existem dois tipos de trens: o Gatwick Express, uma espécie de trem rápido e os trens regionais, que vão parando em cada estação ao longo do caminho.


  1. Trens Gatwick Express: é o trem rápido que conecta o aeroporto de Gatwick a estação ferroviária London Victoria em cerca de 30 minutos. O trem Gatwick Express é o meio de transporte preferido para ir e voltar do centro de Londres e do Aeroporto de Gatwick. Os trens diretos passam a cada 15 minutos e levam cerca de 30 minutos (ou 35 minutos aos domingos) entre os dois pontos de embarque. Com o primeiro trem saindo de London Victoria às 5h, último trem às 00h30. E o primeiro trem saindo do aeroporto de Gatwick, às 5h50 e o último trem às 01h35 - Gatwick Express é ideal para quem chega ou parte tarde da noite ou nas primeiras horas da manhã. O Gatwick Express só chega e sai do Terminal Sul, portanto, se você estiver chegando e/ou saindo do Terminal Norte, poderá seguir as indicações para o Terminal Sul e depois pegar o ônibus gratuito ou o monorail que opera entre os dois terminais. 24 horas por dia, 7 dias por semana e leva cerca de dois minutos de viagem.


  1. Trens regionais (os trens 'normais' usados pelos Londrinos diariamente, ligando o aeroporto de Gatwick a dezenas de outras cidades e outras estações de trem no centro de Londres. As linhas dos trens são Southern Railways e Thameslink. Os cartões TfL Oyster podem ser usados ​​para viagens de trem começando ou terminando em Londres. A linha de trem da Southern faz a mesma rota do Gatwick Express, com quatro trens circulando a cada hora entre Gatwick e a estação Victoria. Os trens Gatwick Express demoram cerca de 15 minutos a mais, pois fazem paradas em Clapham Junction e East Croydon, portanto, se você estiver hospedado em algum lugar próximo a qualquer uma dessas paradas, comprar uma passagem para o Southern Train provavelmente seria uma opção mais conveniente. Você também pode economizar muito dinheiro em passagens de trem reservando-as online com antecedência ou usando um cartão Oyster. O tempo de viagem é de aproximadamente 40 minutos. Os bilhetes antecipados podem ser adquiridos online aqui. Outra opção para viajar de trem de e para o Aeroporto de Gatwick é o serviço Thameslink, que geralmente é mais barato que o Gatwick Express e o Southern Trains. No entanto, como o Thameslink atravessa o centro de Londres, os seus serviços são mais propensos a atrasos e podem não ser fiáveis ​​se planear viajar durante as horas de ponta da manhã. No entanto, o Thameslink pode ser uma opção melhor se você estiver hospedado em um hotel perto de St. Pancras ou Bloomsbury, pois se conecta convenientemente a ambos os distritos de Londres.



Fatores a serem considerados ao viajar de trem

  • O trem regional não para por muito tempo na estação ferroviária do aeroporto de Gatwick, pois não é uma estação terminal (a estação fica na linha Londres Victoria para Brighton).

  • Não conte com os funcionários da estação para ajudar a colocar e retirar sua bagagem do trem.

  • Não é possível reservar assentos no trem Gatwick Express.

  • Pode ser difícil se você tiver muita bagagem.

  • Pode ser necessário caminhar muito dentro/fora do trem.

  • NOTA: Sempre há mais caminhada do que você imagina, e lembre-se que você tem bagagem.

  • Os trens podem ficar muito cheios, principalmente nos horários de pico, pois os trens não são apenas um serviço aeroportuário.

  • Pode ser um desafio para crianças pequenas, idosos ou para qualquer pessoa com problemas de mobilidade.

  • Considere as viagens contínuas em termos de conexões de viagem.

  • Os trens Gatwick Express têm mais espaço para bagagem do que os trens Southern ou Thameslink, que também operam a partir de Gatwick.

  • Dependendo do dia/hora da viagem, os trens podem estar quase vazios ou muito cheios.

  • Os tempos e a pontualidade dos trens podem ser afetados devido a obras de engenharia planejadas ou impactos climáticos. Principalmente de manhã cedo, tarde da noite ou fins de semana (e feriados).


Em resumo:

  • 30 minutos (Gatwick Express)

  • 40 minutos ( Southern)

  • 30 a 50 minutos (Thameslink)



Aeroporto de Gatwick


Ônibus

A maioria das empresas de ônibus opera de e para o pátio do Terminal Sul, e algumas também podem fazer uma parada no Terminal Norte, fora das chegadas internacionais, no nível inferior.


Os ônibus da National Express tendem a ser a empresa mais popular para viajar de ônibus de e para o aeroporto de Gatwick e, embora demore cerca de três vezes mais que o trem, é uma opção muito mais barata para qualquer pessoa com um orçamento restrito.


Do Aeroporto de Gatwick, o National Express faz várias paradas entre a estação rodoviária de Victoria e os terminais Sul e Norte, que incluem Vauxhall, Stockwell, Streatham, Mitcham, Rosehill, Sutton Centre, Sutton Rail Station, Belmont, Banstead e Lower Kingswood. Os ônibus da National Express partem de do aeroporto de Gatwick para Londres Victoria (Coach). O tempo de viagem leva no mínimo 1 hora e 45 minutos.


Nota: O tráfego de Londres pode ser intenso durante todo o dia e, às vezes, durante a noite.


Ao comprar o seu bilhete, você também pode escolher o bilhete Add-On Flexível (custando £ 5 cada trecho), que permite embarcar em qualquer ônibus National Express disponível 12 horas antes ou 12 horas depois do horário de partida original; e você também tem a opção de alterar e/ou reembolsar seu bilhete até 24 horas antes da partida.


Você pode comprar uma passagem National Express em um dos balcões da National Express nos Terminais Norte e Sul. Cada passageiro tem direito a duas malas de 20kg e uma bagagem de mão, devendo apresentar ao motorista um bilhete impresso ou eletrônico antes de embarcar no ônibus.


  • Ônibus National Express – Custa aproximadamente £ 6 por viagem. Os ônibus vão de Heathrow até a estação rodoviária central de Londres Victoria. Cada viagem dura cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito, mas pode aumentar para mais de 2 horas.

  • A frequência depende da hora do dia, varia de 1 a 4 ônibus por hora.

  • Funciona por volta das 4h às 22h.



EasyBus é outra ótima (e barata!) opção para quem deseja viajar entre o Aeroporto de Gatwick e o centro de Londres, e a empresa certamente dá à National Express uma corrida pelo seu dinheiro. Normalmente os ônibus partem a cada 15 minutos a 20 minutos (durante os horários de pico) e geralmente funcionam das 3h às 23h. do aeroporto de Gatwick.


A EasyBus opera de e para os terminais Norte e Sul para Earls Court, West Brompton, London Waterloo e a estação rodoviária London Victoria. A parada final é em West Brompton, no entanto, essa parada pode não ser conveniente, a menos que você esteja hospedado em um hotel ou albergue na área de Kensington.


Earl's Court serve como local de entrega e retirada (que estão localizados na Lillie Road), e os passageiros podem escolher se desejam ser deixados nos terminais Norte ou Sul quando viajam do centro de Londres.


Com o easyBus, você pode usar o mesmo bilhete para viajar no próximo ônibus disponível (até 60 minutos antes ou depois) do horário de reserva selecionado, para que você não precise se preocupar em perder o ônibus reservado. Porém, se você atrasar mais de uma hora, terá que adquirir outro ingresso.



Fatores a considerar ao viajar de ônibus do Aeroporto Gatwick para Londres

  • Muito espaço para guardar bagagem nos ônibus National Express.

  • Espaço limitado nos ônibus.

  • Os ônibus proporcionam uma boa vista da cidade e uma boa diversão para as crianças.

  • Não é caro.

  • O tempo de viagem pode ser variável dependendo do trânsito, obras rodoviárias e condições meteorológicas.



Aeroporto de Gatwick


Transfer no Aeroporto de Gatwick

Obviamente depende do seu destino, mas os preços podem começar em torno de £50.


  • Útil para grupos de cerca de 4 pessoas e se algum membro do grupo tiver desafios de mobilidade.

  • Opção de reservar um transfer compartilhado ou privado em carro particular ou shuttle.

  • A duração depende do trânsito e do destino final.

  • Uma boa opção ponto a ponto.

  • O preço é definido para que não haja surpresas desagradáveis.

  • Reduz o estresse, pois o motorista está lá para buscá-lo.


Se você estiver hospedado em um hotel em Londres com um grupo grande e/ou com sua família, contratar uma van para levá-lo de e para o Aeroporto de Gatwick seria a opção mais conveniente. Embora seja caro, se você estiver viajando em um grupo grande pode ser econômico se cada um de vocês dividir os custos.


No entanto, se você quiser evitar o incômodo de carregar sua bagagem e definir vários horários, contratar uma van pode poupar muito estresse. Você pode pedir ao motorista para encontrá-lo ou a um membro do seu grupo no saguão de desembarque depois de passar pela alfândega e recolher sua bagagem, e ele pode deixá-lo na porta do seu hotel em Londres.



Táxi

Sem taxas fixas, a tarifa é baseada no taxímetro e na duração da viagem. Encargos adicionais por bagagem e número de passageiros.


Infelizmente, os icónicos táxis pretos de Londres não operam no Aeroporto de Gatwick, pois fica muito longe do centro da cidade; no entanto, isso não significa que não haja muitas empresas de táxi diferentes para você escolher; (cerca de 600 deles para ser exato).


A Checker Cars é a operadora de táxi “oficial” designada para Gatwick, e outras empresas incluem Airport Cars Gatwick, Gatwick Airport Taxi, Gatwick Taxi, AirportCars, Western Cars & Taxis Gatwick e Jewel Cars Gatwick Taxi, apenas para citar alguns.


Existem quiosques de táxi localizados fora de ambos os terminais do aeroporto, e você sempre pode ligar e reservar seu táxi com antecedência para que o motorista possa encontrá-lo no saguão de desembarque após passar pela alfândega.


Os táxis geralmente cobram por taxímetro, no entanto, algumas empresas de minitáxis oferecem tarifas fixas de e para Londres.


O aeroporto de Gatwick também fez parceria recentemente com a Uber, para que os passageiros possam fazer uma viagem de £ 15 de ou para Gatwick até o centro de Londres. No entanto, para obter esta promoção, você precisará se inscrever em uma conta no Uber pela primeira vez.


Fatores a considerar ao pegar um táxi no Aeroporto de Gatwick

  • Tarifas dependentes de

    • Dia e hora da viagem.

    • O número de pessoas no grupo de viagem.

    • Pode ser caro se baseado no taxímetro.

  • O tempo de viagem pode ser variável dependendo do trânsito, obras rodoviárias e condições meteorológicas.

  • Uma opção a considerar para idosos ou para qualquer pessoa com problemas de mobilidade.

  • Uma boa opção de viagem ponto a ponto.


Mais dicas de Londres:

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️


Comments


bottom of page