top of page
  • EmiLou

Dicas do que fazer em Caen na França

Atualizado: 8 de fev.

Rica em história e de caráter firme, Caen é a joia rara da Normandia. Depois de Rouen e Le Havre, esta bela cidade é a terceira maior da Normandia. William the Conqueror (Guilherme, o Conquistador), fundou Caen no século 11 e, desde então, a cidade testemunhou alguns dos eventos mais significativos na história.


Seu portfólio histórico inclui a Batalha de Caen na Segunda Guerra Mundial e o cerco do Rei Eduardo III na Guerra dos 100 Anos, entre outros. Acidade de Caen também é uma ótima opção para servir como base para passear pela Normandia ou para conhecer as Praias do desembarque do dia D.


No entanto, Caen é muito mais do que as memórias trágicas daqueles tempos sombrios de guerra. Ao visitar a cidade, você encontrará uma impressionante variedade de monumentos e locais icônicos que marcam a exuberante história da cidade, como museus, abadias e igrejas. Confira aqui neste post o que fazer en Caen!


Caen

Caen é a maior cidade da Baixa Normandia (Basse Normandie) e uma das mais importantes da Normandia. O rio Orne, atravessa e corta a cidade em dois. Na margem esquerda do rio fica a parte antiga da cidade com ruas medievais e edifícios antigos. Do lado direito do rio fica a cidade mais moderna e movimentada de Caen.


Caen é bem conhecida graças aos restos de edifícios históricos grandiosos construídos durante o tempo de Guilherme, o Conquistador (que tornou-se rei da inglaterra em 1066). A cidade era o local de sua residência favorita e ele foi enterrado aqui na cidade que ele tanto amava, junto com sua esposa.


As memórias trágicas daqueles tempos foram preservadas no Museu da Paz – o Memorial de Caen.


O que fazer em Caen

Embora a maior parte da cidade de Caen tenha sido praticamente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial em 1944, a cidade de Caen foi rapidamente reconstruída após a guerra e algumas dos locais importantes felizmente não foram danificados. A arquitetura moderna se mistura com o pouco que resta da parte histórica - seu castelo, ruas medievais e algumas igrejas. Você não deve esperar ver uma charmosa cidade antiga como Bayeux por exemplo.


1. Castelo de Guilherme - Caen Castle

Uma das maiores fortificações muradas da Europa, este castelo foi construído para Guilherme, o Conquistador, que fez de Caen um grande centro de poder na Normandia. Danificado durante os bombardeios de 1944, o castelo foi restaurado e suas extensas muralhas e torres proporcionam uma visão impressionante. Dentro das muralhas, explore os dois museus do castelo, o Musée des Beaux-Arts (Museu de Belas Artes) e o Musée de Normandie (que explora a história e a etnografia da região). Também merecem uma visita no Castelo de Caen a Salle de l'Échiquier (Câmara do Tesouro) e a Igreja de Saint-Georges.

Informações: O castelo abri todos os dias e a entrada é gratuita.


2. Quartier du Vaugueux

Depois de visitar o castelo de uma passadinha no Quartier du Vaugueux, que fica bem ao lado do Castelo de Caen. Aproveita para ficar com as cameras e os telefones em mãos, pois esse lugar é um dos mais instagramáveis da cidade. Um verdadeiro charme!!


Esse era um antigo bairro medieval, e sobraram apenas poucas casa antigas de pé e algumas charmosas ruas de paralelepípedos bem conservadas para contar história


Você também irá encontrar muitos restaurantes e cafés por lá! Nós almoçamos por lá, nos dois dias que estivemos em Caen.


3. Memorial de Caen (Memorial da Segunda Gerra Mundial)

Uma das principais atrações turísticas é o Museu Memorial de Caen, também chamado de 'Museu da Paz' ou o 'Memorial de Caen' em francês. O museu dá aos visitantes uma visão detalhada das tragédias do século 20, incluindo as duas guerras mundiais, os desembarques na Normandia, a Guerra Fria até o colapso do Muro de Berlim. Se você quiser ver apenas a seção da Segunda Guerra Mundial do museu, meio dia seria suficiente. Para apreciar plenamente todo o museu e o jardim, você precisa planejar passar um dia inteiro lá.


O Memorial de Caen fica em um platô com o nome do general Eisenhower no topo de um penhasco sob o qual ficava a sede alemã em junho/julho de 1944. O museu foi criado em cima de um bunker alemão com doações da Grã-Bretanha, Canadá, Tchecoslováquia, França, Alemanha, Polônia, EUA e a URSS.


4. Musée des Beaux-Arts

Veja a grande coleção no Musée des Beaux-Arts com pinturas de luminares como Monet e Reubens, o museu traça a história das artes europeias desde a Itália renascentista até a arte contemporânea moderna.


5. Abbaye aux Homes e Abbaye aux Dames

O Abbaye aux Hommes, também apelidada de Abadia de Saint-Etienne, é a obra-prima arquitetônica e foi construida em 1066 a mando de Guilherme, o Conquistador, para guardar seu túmulo. Seus planos para uma última viagem sombria e digna não saíram como planejado, no entanto, e depois que o cortejo fúnebre pegou fogo, houve brigas impróprias nas ruas pelo cadáver em decomposição. A procissão foi adiada ainda mais quando o pagamento foi exigido por uma família em cuja terra o túmulo foi construído. Centenas de anos depois, o túmulo foi saqueado por desordeiros durante a Revolução Francesa e tudo o que resta do grande líder é um fêmur, resgatado do rio Orne.


A abadia costumava ser um mosteiro beneditino. Agora, serve como parte da prefeitura de Caen e hospeda o túmulo do ex-duque da Normandia e rei da Inglaterra William. Feita com a pedra da cidade, um calcário jurássico, a igreja é o auge da arquitetura românica, que influenciou ainda mais as abadias inglesas.


Os edifícios aqui são góticos, pois permanecem ilesos, apesar da Revolução Francesa e da Segunda Guerra Mundial. Os visitantes também costumam visitar o Abbaye aux Dames quando visitam o esplêndido Abbaye aux Hommes.


A Abbaye aux Dames foi fundada pela esposa de Guilherme, a Matilda como expiação. Ela esperava que a alma de seu marido e a sua própria fossem salvas ao fazê-lo, pois ela se casou com seu primo William. Ambos foram excomungados pelo Papa por seu “pecado”.


Aonde ficar em Caen

Como quase todas as principais atrações estão localizadas no centro, ficar no centro histórico de Caen é o local mais conveniente para encontrar acomodações. Poderá ir a pé às abadias, ao castelo e à grande maioria dos restaurantes e lojas da cidade. Se você estiver chegando de trem, a estação de trem de Caen fica do outro lado do rio e a apenas 20 minutos a pé do centro histórico (ou uma curta viagem de táxi).

Nos ficamos no Best Western Plus Le Moderne, eles oferecem garagem, que por sinal e bem pequena mas da para manobrar e bem perto tem um estacionamento publico aberto 24 horas que pode ser uma outra opção.


Como chegar em Caen

A viagem de carro de Paris a Caen leva cerca de três horas, é muito fácil e você pode usar a rodovia A13 se quiser ir diretamente de Paris para Caen, na Normandia.


O serviço de trem direto da estação Paris Saint-Lazare complete a viagem em menos de duas horas. Há também um pequeno aeroporto nos arredores de Caen com voos domésticos durante todo o ano e voos internacionais durante a alta temporada de verão para o Reino Unido, Espanha e outros países.



Considerações finais da nossa road trip pela Normandia na França:

A França é um país perfeito para uma road trip (viagem de carro) e especialmente a Normandia. As estradas são fáceis de navegar, há muitos lugares para parar no caminho, a comida é incrível e toda a família vai adorar.


Nossos destaques:

A paisagem - Praias de desembarque do Dia D da Normandia

História e Cultura – As antigas cidades de Rouen e Caen

A arquitetura – O magnífico local da UNESCO de Le Mont-Saint-Michel, e as pitorescas aldeias da Normandia em enxaimel.

Gastronomia – As deliciosas galettes, cidra e Calvados e iguarias regionais.

Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comentários


bottom of page