top of page
  • EmiLou

Guia prático de como alugar um carro na Inglaterra, Reino Unido (UK): Tudo o que você precisa saber

Atualizado: 16 de jun.

Você está pensando em alugar um carro do Reino Unido na sua próxima viagem e está com receio de dirigir? Não se preocupe, as irmãs viajantes irão te ajudar!


Embora seja extremamente fácil viajar de trem pelo Reino Unido, temos que admitir que pode haver algumas vantagens em andar de carro. Alugar um carro lhe dará flexibilidade para explorar áreas de difícil acesso, como o Cotswolds no interior da Inglaterra, além de não precisar se preocupar com horários, ir e voltar de estações de trem ou carregar e arrastar bagagem pesada por aí. As desvantagens óbvias são: as ruas são do lado contrário, você tem que dirigir à esquerda, as leis de trânsito são bem diferentes, é difícil encontrar vaga de estacionamento, dirigir em estradas movimentadas e super estreitas, rotatórias em rodovias, além do custo adicional do aluguel do carro, estacionamento e gasolina no seu orçamento.


Há uma série de considerações que recomendamos levar em conta antes de alugar um carro no Reino Unido. E neste post, responderemos a todas as perguntas frequentes e cobriremos tudo o que você precisa saber sobre aluguel de carros no Reino Unido.


Viajar pela Inglaterra é muito fácil, porque o transporte público funciona muito bem, quer seja de trem, ônibus ou barco, você sempre chega no seu destino tranquilamente. E realmente não há necessidade de alugar um carro para andar pela Inglaterra ou pelo Reino Unido todo. Nos nossos primeiros 8 anos morando em Londres, não sentimos nenhuma falta de carro, fazíamos tudo a pé ou com a ajuda dos transportes públicos.


Mas com o tempo as coisas vão mudando e quando nos mudamos para Wimbledon, que já é em uma zona mais afastada do centro de Londres, começamos a perceber que um carro ia fazer uma grande diferença nas nossas vidas. Agora que estamos morando no interior da Inglaterra então nem se fala, é inevitável, você precisa de um carro!


E é o mesmo pensamento em se tratando de viajar para o Reino Unido, você não precisa de carro para passear pelos grandes centros como Edimburgo, Cardiff, Glasgow e Londres, mas se quiser explorar mais o interior do país, não tem jeito, alguns passeios só são viáveis, e se tornam muito melhores, quando são feitos de carro. Além do que, viajar de carro lhe dá a liberdade de uma viagem mais relaxante, de parar onde você quiser, de passar mais ou menos tempo em cada atração turística e descobrir mais cantos escondidos.


Agora antes de pegar o carro é preciso lembrar de algum pontos importantes:


Quem pode alugar carro no Reino Unido UK?

Existem algumas restrições de idade mínima para aluguel de carros no Reino Unido:

  • Você deve ter pelo menos 21 anos de idade para alugar um carro e possuir sua carteira de motorista por um mínimo de 1 ano.

  • Condutores com menos de 25 anos podem estar sujeitos a uma sobretaxa de condutor jovem. A cobrança ou não de uma taxa também depende da classe do carro e do tamanho do motor.

  • Os limites máximos de idade variam entre 70 e 80 anos, dependendo da empresa.


Carteira de Motorista

Se você possui uma carteira de habilitação completa válida do Brasil, ou de qualquer país não Europeu, você poderá dirigir no Reino Unido por até 12 meses e estar em boas condições. Apesar da carteira de motorista internacional não ser obrigatória, ela ajuda caso você tenha algum problema. Nós sempre recomendamos tirar a carteira internacional. Caso você não tenha, você precisa andar com seu passaporte no carro o tempo todo (sua carteira de motorista não-Européia só é valida acompanhada pelo passaporte).


Observação: Sua licença precisa estar em boas condições. Você também precisará mostrar seu passaporte ao retirar o carro.


Se você ficar mais de 12 meses no país, você precisará trocar seus documentos por uma carteira do Reino Unido ou passar em um teste de direção do Reino Unido após esse período.


Ah! E Muito importante, não esqueça de verificar se a validade da sua carteira está em dia. Parece meio óbvio, mas a quantidade de pessoas que esquecem de checar a validade de seus documentos de viagem estão em dia antes de viajar e acabam perdendo a viagem, ou neste caso não podendo dirigir, não é pequena. Então não custa lembrar!


Quando reservar o aluguel do carro?

Recomendamos reservar seu carro com bastante antecedência, especialmente durante a alta temporada.


Escolhendo o carro certo para sua viagem

A maioria dos carros no Reino Unido é de transmissão manual (câmbio manual), portanto, se você preferir (ou estiver acostumado) dirigir um automático, é ainda mais importante fazer sua reserva com antecedência. Pra quem não está acostumado com a mão inglesa, recomendamos sempre dirigir um carro automático, assim você não precisa se preocupar em passar a marcha com a mão esquerda e é só focar na direção.


Observe também que, se sua carteira de motorista for apenas para carro automático, você não poderá alugar um carro manual no Reino Unido.


Vale lembrar que geralmente há menos disponibilidade para automáticos, então reserve com antecedência para evitar desapontamentos.



Considere o tamanho do veículo

Maior não é melhor quando se trata de escolher um veículo para sua viagem pelo Reino Unido. (Principalmente se sua intenção é viajar pelo interior do país, nas zonas rurais). Você pode achar que os carros são menores do que você está acostumado, mas com estradas estreitas e vagas de estacionamento pequenas para manobrar, você pode se arrepender de escolher um carro grande!


Considere a quantidade de bagagem que você vai levar. Será que as malas cabem no porta-malas do carro? Pode valer a pena alugar 2 carros menores em vez de um microônibus maior ou um carro gigante se você estiver viajando em um grupo grande. Realmente depende do seu nível de confiança ao dirigir nas estradas do Reino Unido (e se 2 membros do seu grupo estiverem felizes em dirigir).


Verifique seu seguro

Para dirigir no Reino Unido, é um requisito legal ter pelo menos um seguro de responsabilidade civil contra terceiros e isso deve ser incluído em todos os carros alugados. Isso cobre danos a outros veículos e propriedades, MAS não danos ao seu próprio veículo.


Collision Damage Waiver é um seguro que reduz o valor que o motorista teria que pagar se houvesse um acidente. Isso também normalmente inclui proteção contra roubo no caso de seu carro alugado ser roubado.


Infelizmente, embora dando alguma tranquilidade em caso de acidente ou veículo roubado, a maioria dos seguros CDW e de proteção contra roubo vêm com uma franquia que pode chegar a uma grande soma. A maioria das locadoras de veículos oferece opções de seguro adicionais para reduzir essa franquia a zero.


Certifique-se sempre de verificar os termos e condições de todos os seguros ao contratá-los, para entender o que você tem e o que não tem cobertura.


Sempre, recomendamos que você pague pelo seguro total. Dirigir em um país diferente já tem seus desafios e riscos normais, e quando tudo é tão diferente como o Reino Unido, infelizmente os pequenos acidentes são ainda mais prováveis. E ainda mais quando você vai para o interior da Inglaterra onde é tudo mais distante e remoto.


GPS vs Placas

GPS é a melhor invenção do mundo, caso você não tenha no seu celular alugue um GPS. Confie na gente, as placas do Reino Unido não são as melhores. Em momento algum as placas vão mostrar se você esta indo na direção sul, norte, leste ou oeste da rodovia.


Onde pegar o seu carro alugado?

A opção mais fácil para retirar seu carro alugado é no aeroporto ou na estação de trem. Uma ressalva a isso, é se você estiver voando para um dos aeroportos de Londres, como Heathrow ou Gatwick, e planeja ir para Londres por alguns dias antes de partir para sua viagem de carro.


Neste caso, recomendamos esperar e pegar o seu carro alugado fora da cidade. Não aconselhamos dirigir dentro de Londres.


Observação: se você planeja retirar (ou devolver) seu carro alugado em um domingo, pode ser que isso só seja possível em um aeroporto, pois muitas empresas estão fechadas durante o dia perto da cidades menores. Planeje seu roteiro de acordo com isso!


Quais são as melhores locadoras de veículos?

Há uma infinidade de empresas de aluguel de carros para escolher no Reino Unido. Recomendamos comparar preços e ofertas no site Rental Cars para obter as melhores tarifas antes de fazer sua reserva. O site faz uma busca em todas as locadoras do país para achar os melhores preços. Escolha a melhor opção que se encaixe na sua situação e a reserva já é toda feita on-line mesmo.


Outros links para locadoras que operam no Reino Unido: Avis, Europcar e Enterprise Rent-a-car




Regras de trânsito

Ao alugar um carro no Reino Unido, é super importante aprender as regras de trânsito. Mas vale sempre lembrar que no Reino Unido dirige-se no lado ESQUERDO da estrada. Isso pode ser um pouco desconfortável no início mas depois você pega o jeito! Quando começamos a dirigir, era tudo muito novo, e cabeça dava um nó, tínhamos que nos forçar para não ir na contra mão, claro que com o tempo você se acostuma e tira de letra. Mas no caso de uma viagem rápida, de um passeio bate e volta, fica mais complicado. Então recomendamos que você se concentre, psicologicamente falando, esteja calmo e preparado pra ir contra o seus instintos.


Principalmente quando você chegar perto de cruzamentos, rotárias, saídas, certifique-se que você está na faixa correta e siga o fluxo do tráfego.


Estes são os principais fatos a saber sobre dirigir no Reino Unido:


Verifique cada seção abaixo para obter dicas específicas sobre como dirigir em Londres, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.


  • Dirija no lado esquerdo da estrada.

  • Ultrapassar no lado direito da estrada.

  • Os limites de velocidade são

    • Cidade: 30mph/48kph

    • Estradas Abertas: 60mph/96kph

    • Autoestradas: 70mph/112kph


As distâncias nos sinais são em milhas e os limites de velocidade são medidos em milhas por hora.


Você NÃO DEVE parar em qualquer área de emergência, acostamento, estrada de acesso, reserva central ou acostamento, exceto em caso de emergência, ou quando solicitado a fazê-lo pela polícia, agentes de trânsito, um sinal de emergência ou por sinais luminosos vermelhos piscando.



Existem 3 principais tipos de estradas no Reino Unido:

  • Auto-estradas (indicadas pela letra M, por exemplo, M5, M25) Os sinais de auto-estrada são azuis com texto branco. Eles se movem rapidamente e podem ter até quatro faixas de largura.

  • Estradas primárias (A & B) São vias de mão única ou dupla. Os sinais são verdes com texto branco.

  • Estradas não principais (A e B) Oferecem uma alternativa à rota principal. Os sinais são brancos com escrita preta.



Rotatórias (mais conhecido como roundabouts pelos ingleses): As rotatórias estão por todos os cantos nas estradas Britânicas e sempre que duas ou mais estradas se cruzam, em vez de ter viadutos, cruzamentos e sinal de trânsito, eles usam as rotatórias. A regra é clara, dê prioridade ao tráfego que se aproxima pela sua direita, decida o mais cedo possível qual saída você precisa tomar para se posicionar corretamente na rotatória. Caso sua saída seja logo a primeira a esquerda, permaneça no lado esquerdo. Caso contrário, se sua saída for a 2ª ou 3ª etc. permaneça na faixa de dentro (direita), vá rodando a rotatória até sua saída aparecer e aí sim você sinaliza e você passar pro lado de fora, na pista da esquerda, e daí você sua saída.


O uso do cinto de segurança é obrigatório por lei (para todos os ocupantes do veículo) e crianças menores de 12 anos devem usar cadeirinha.


Avançar um sinal vermelho é proibido no Reino Unido – virar à esquerda em um sinal vermelho só é permitido quando há uma seta específica indicando que você pode.


Os limites de teor de álcool no sangue na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte são de 80 microgramas por 100 mililitros de respiração. Na Escócia, isso é menor e é de 50 microgramas por 100 mililitros de respiração.


É proibida a utilização de celular durante a condução (com exceção do sistema mãos-livres)


As leis de trânsito no Reino Unido são ditadas pelo Código da Estrada, que se aplica a qualquer pessoa que esteja na estrada.


Principais autoestradas?

M1 – Corre de norte a sul ao longo do leste de Londres a Yorkshire (então se torna a A1(M)

M6 – Corre de norte a sul ao longo do oeste de Leicestershire até as fronteiras escocesas.

M25 – auto-estrada orbital de Londres

M5 - Auto-estrada principal através do Sudoeste


Passagem de Pedestres

'O Reino Unido é muito amigável com os pedestres, nas faixas de pedestres que eles chamam de "zebra cross', o motorista é obrigado a parar e deixar o pedestre caminhar pela faixa, quando o pedestre colocou o pé na calçada em segurança você pode andar com o carro.


Etiqueta no trânsito

Os Ingleses são muito educados e eles também levam essa educação para o trânsito. Sempre que puder de passagem a um outro carro, principalmente se for em estrada pequenas do interior, e acene agradecendo caso alguém tenha te dado passagem.


Postos de Combustíveis

A gasolina é chamada de Petrol no Reino Unido. Muitos postos de gasolina, especialmente aqueles ligados a grandes supermercados, como Tesco e Sainsbury's, ou ao longo de rodovias, estão abertos 24 horas. Observe que a gasolina é vendida por litro. Certifique-se de não colocar o combustível errado em seu carro alugado, então verifique antes de colocar gasolina/diesel para garantir que você tenha o combustível certo!


As áreas de serviço são bem mais espalhadas e distantes umas das outras, e raramente estão bem na beira da estrada. Geralmente as placas de aviso para essas áreas de serviço na verdade te levam pra uma cidadezinha nos arredores daquela rodovia e de lá você encontra postos de gasolina, hotéis, banheiros, cafés e restaurante.


Estacionamento Park & Ride

Como já mencionado, não é muito fácil encontrar vagas de estacionamento pelas cidades. Em Londres por exemplo, é quase impossível estacionar, além de que, se você for dirigir no centro de Londres, você terá que desembolsar um taxa a chamada congestion charge.

Consequentemente, uma excelente opção são os serviços Park & ​​Ride que você encontra em cidades como Oxford e Cambridge. Que são uma forma fácil e cômoda de se deslocar sem ter de se preocupar em conduzir ou estacionar no centro da cidade. Simplesmente estacione seu carro no local Park & ​​Ride mais conveniente para você, entre no ônibus e vá para o seu destino de viagem com facilidade.


Mas caso você queira estacionar dentro do vilarejo ou da cidade tenha sempre em mãos moedas. Quando você estacionar seu carro, você precisa comprar um bilhete na máquina do ‘Pay and Display’ e o exibir o bilhete no para-brisa. O bilhete é limitado no tempo e o custo do estacionamento é calculado de acordo. Algumas máquinas são bem antigas e só aceitam moedas. Existe a possibilidade de pagar pelo applicativo, e a máquina dará todas as informações. Mas as vezes a internet não é muito boa e você não consegue baixar o app para pagar o estacionamento, por isso tenha sempre moedas em mãos.


Esperamos que tenhamos respondidos todas as suas dúvidas, mas se tiver mais entre em contato com a gente e podemos atualizar o post com suas dicas!

Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Commenti


bottom of page