top of page
  • EmiLou

Mercado de Natal em Colmar - A verdadeira vila de conto de fadas da Disney

Atualizado: 30 de jan.

Colmar

Colmar é uma das cidades mais bonitas da França, que todos deveriam visitar. E dizem, que esta cidade foi a inspiração para a vila da Bela, no filme da Disney, A Bela e a Fera. E andando por suas ruas é como ver os contos de fadas da infância ganharem vida.


Colmar é uma cidade medieval cortada por rios e fica bem na rota de vinhos da região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha. Colmar é mais conhecida por sua abundância de casas com estrutura de enxaimel e por sua rica história medieval. É a terceira maior cidade da região e é muito famosa por seus mercados de Natal. Se você visitar na época do Natal, você logo descobrirá que o Natal em Colmar é um sonho!


Mercado de Natal de Colmar

Os Mercados de Natal de Colmar estão entre os mais conhecidos da região da Alsácia e talvez um dos mercados de Natal mais fotografados de toda a Europa. A razão para isso é bem simples, claro – os mercados de Natal em Colmar são absolutamente deslumbrantes!


A cidade parece um cenário saído de um filme da Disney, porém com o adicional de estar enfeitada com guirlandas, árvores cobertas de neve e luzes de natal, é difícil pensar em algo que pareça mais apropriado para as festas de fim de ano do que essa cidade! Há luzes e decorações em todos os lugares! Durante a temporada de inverno e especialmente durante o natal, a cidade é inundada por turistas todos os anos.


Colmar é frequentemente eleita uma das cidades mais bonitas da Europa, e possui muitos monumentos e bairros típicos. Além disso, Colmar tem vários museus interessantes, incluindo o muito famoso Museu Unterlinden ou o museu dedicado a Auguste Bartholdi, o escultor da estátua da Liberdade de Nova York que nasceu e foi criado em Colmar.


Colmar no Natal

A maioria das pessoas visita Colmar no inverno para seus mercados de Natal que duram cerca de 5 semanas, da última semana de novembro até o final de dezembro. E se você está se perguntando se vale a pena visitar o evento festivo anual em Colmar, então é hora de parar sua pesquisa! Consistentemente classificada como um dos melhores Mercados de Natal da Europa, a cidade é transformada em uma deliciosa extravagância de luzes cintilantes, muito instagramável.


Embora maravilhosa para visitar durante o dia, a cidade é realmente melhor vista à noite, quando uma deslumbrante exibição de luzes ilumina a cidade e seus muitos canais, transformando Colmar em um verdadeiro país das maravilhas do inverno.


E você realmente não precisa de um itinerário para visita-la. Basta passear com um vinho quente (Glühwein ou Vin Chaud) nas mãos, para te aquecer do frio, e caminhar pela pequena (quase mini) cidade. Tudo é lindo! Nos apaixonamos por todos os detalhes e pelas ruas transbordando de alegria natalina. Os prédios eram adornados com lindos ursinhos de pelúcia, estrelas e amuletos de Natal. Uma fofura so!


Os 6 Mercados de Natal de Colmar:

Tecnicamente, existem seis mercados diferentes, embora a maioria deles pareça funcionar juntos, principalmente se você visitar depois de escurecer. Tudo se torna uma névoa de vendedores sedutores, cheiros fantásticos e arquitetura inspiradora, impulsionando você de um centro de atividade para outro.


Todos os seis mercados de Natal de Colmar ficam situados bem no coração do centro histórico da cidade, cada um com o seu tema particular. A cada passo que damos ficamos mais apaixanadas pelo cenário que mais parece um de conto de fadas, cenário perfeito para as festividades. Se houvesse um lugar onde você encontraria a Bela Adormecida, Cinderela, a Bela e Branca de Neve, todas juntas, então Colmar, na Alsácia seria o lugar. As ruas de paralelepípedos fazem você se sentir como se tivesse acabado de entrar em um livro de histórias real e você pode ver como lugares, como esta vila mágica, teriam inspirado muitos dos contos de fadas que crescemos amando. Adicione a isso o tempero da magia do Natal e você estará no paraíso.


  • Place des Dominicains (Praça da Igreja Dominicana)

Como o próprio nome sugere, um dos maiores Mercados de Natal de Colmar fica perto da antiga Igreja Dominicana, que desde então foi transformada em um museu com obras de arte da Alsácia. Se chegar a Colmar de carro, este é provavelmente o primeiro mercado que frequentará durante a sua visita à cidade.


No total, existem várias dezenas de chalés de estilo bávaro dispostos em torno da igreja em forma de ferradura. De vin chaud a produtos artesanais, este mercado vende tudo o que você poderia esperar de um mercado europeu tradicional. Este é também um dos mercados da cidade onde voce pode beber o teu Glühwein numa caneca, em vez de um copo de plástico!


  • Place Jeanne d'Arc

Com foco em produtos artesanais, você certamente não ficará desapontado se optar por visitar a Place Jeanne d'Arc. Situada em meio a um mar de casas de enxaimel, a Praça da Place Jeanne d'Arc é dedicada a alimentos e outros produtos originários da Alsácia e além. Vá aqui para vinhos locais, pão de gengibre, Bredele de Natal e muito mais!


  • Place de l’Ancienne Douane

Para quem deseja seguir os passos de um dos franceses mais famosos que já viveu em Colmar (ou seja, o homem que projetou a Estátua da Liberdade), é necessário ir até a Place de l'Ancienne Douane, que em tradução literal é para o inglês como 'Ancient Customs Square', pois uma escultura de Auguste Bartholdi pode ser encontrada aqui.

Foto da seta que tem por toda a cidade indicando o caminho ate o museu


Caso contrário, note que um dos maiores Mercados de Natal de Colmar se encontra na praça, à sombra da histórica Igreja da Colegiada (que só manteve o status de Catedral por cerca de uma década).


No total, cerca de cinquenta chalés estão presentes, vendendo desde produtos da Alsácia até decorações de Natal. Ao cair da noite, a antiga Alfândega é iluminada com mil luzes cintilantes.


  • Place de La Cathedrale

A melhor experiência gastronômica do mercado de Natal esta na Place de la Cathedrale. Como o próprio nome sugere, este Mercado de Natal fica à sombra da Colegiada de São Martinho (Praça da Catedral é um pouco impróprio, considerando que o edifício eclesiástico foi apenas uma catedral por cerca de uma década!)


Apresentando uma seleção de nove chalés sob uma cobertura (tornando este o outro Mercado de Natal 'semi-interior' em Colmar), as cabines são dispostas em semicírculo em torno de mesas onde você pode sentar e desfrutar de seus achados gourmet em pequenos bancos.


Embora não existam opções sem carne, quem frequenta este mercado pode esperar descobrir muitas especialidades da Alsácia, bem como algum vin chaud!

Entre os mercados, toda a cidade se ilumina. Em alguns lugares, há cores chocantemente brilhantes e, em outros, as luzes suaves e brancas iluminam as ruas.


  • Koïfhus (mercado interno de Natal de Colmar)

Mesmo que esteja chovendo em sua viagem a Colmar, tente não entrar em pânico, pois há até um mercado coberto onde você pode aproveitar o melhor da alegria festiva protegido da chuva. Situado em um prédio a poucos passos da Place de l'Ancienne Douane, o mercado interno dá ênfase especial a produtos artesanais e vintage.


Situado em dois andares, os destaques incluem muitas peças de joalheria exclusivas, mapas vintage e livros de antiguidades e produtos de madeira torneados à mão. Portanto, se você está procurando um presente ou lembrança extra exclusivo de sua viagem a Colmar, recomendo ir a este mercado!


  • Petite Venise

Se você já viu uma foto de Colmar online, sem dúvida já viu uma foto da mundialmente famosa 'Petite Venise'. É claro que a maioria das cidades tem sua própria fama como sendo a 'Veneza do local x', mas a versão de Veneza de Colmar é particularmente bonita e atrai multidões o ano todo.


É também aqui, no coração de uma das partes mais pitorescas do leste da França, que você logo descobrirá o Mercado de Natal Infantil de Colmar. Divertido para toda a família, os destaques incluem um presépio mecânico, muito suco de maçã quente e até mesmo a chance de postar uma carta para o Papai Noel!


Outros lugares

Alguns edifícios - como a Casa das Cabeças (traducao literal do House of the Heads) e a área ao redor de Petite Venise - têm luzes projetadas, mostrando calendários do advento, estrelas cintilantes e cenas de inverno. Tudo é feito em um esforço coordenado para tornar a cidade ainda mais especial.


Colmar é uma cidade muito menor do que Estrasburgo, mas o que falta em tamanho é compensado pela grande quantidade de charme natalino. Colmar simplesmente supera todos no Natal! Pode não haver uma lista enorme de atrações, mas isso é compensado pela beleza. Especialmente na região conhecida como Pequena Veneza (Little Venice). Talvez a área mais romântica e pitoresca de Colmar, com seus canais, ladeados por casas de pão de gengibre coloridas, decorados no Natal com pequenas cenas fofas de mini-férias para realmente adicionar à magia do Natal em Colmar. Há também um mercado interno de comida que certamente vale a pena uma visita.


Você também pode reviver sua infância no Musee du Jouet, que fica em um antigo cinema. O museu apresenta uma coleção de brinquedos do século 19 até os dias atuais, mostrando como a sociedade mudou ao longo dos anos. Em três andares, os visitantes podem descobrir brinquedos antigos ou personagens de desenhos animados; de ursinhos de pelúcia vintage, as primeiras bonecas Barbie.


Você também encontrará videogames, Playmobil, maquetes, robôs e um impressionante conjunto de trens em miniatura. Os brinquedos e jogos aqui expostos vêm de todas as partes do mundo e pertenceram a diferentes gerações de crianças.Nos fomos durante a semana e voltamos no sábado à noite, e pudemos perceber que os finais de semanas são bem mais cheios e agitados, então para a foto perfeita do Instagram, vá bem cedo!

Você já experimentou um mercado de Natal na Europa? Se não, você está perdendo sério! A atmosfera é simplesmente contagiosa. É realmente a época mais mágica do ano e está cheia de possibilidades.


Sem dúvida a vista mais famosa de Colmar, o Petite Venise no Natal fica cheio de pessoas tirando fotos de seus magníficos edifícios e observando projeções de cores, neve e cenas natalinas rastejando pelas fachadas. A poucos passos de distância, na Place des Six Montagnes Noires, fica o mercado infantil.


Os chalés do mercado infantil de Natal têm mercadorias e alimentos semelhantes aos da maioria dos outros mercados, mas este é o local para passeios a cavalo mecânico, o presépio único e a caixa de correio do Papai Noel. Se você tiver sorte, poderá até avistar o próprio Papai Noel.





Vale a pena visitar Colmar no inverno?

Graças às casas de enxaimel e muitas ruas de paralelepípedos, sem mencionar os belos canais, Colmar é um belo destino para visitar o ano todo. No entanto, Colmar no inverno é realmente linda e é provavelmente a melhor época do ano para visitar.


Algumas das melhores coisas para fazer em Colmar no inverno são passear pelo Parc du Champ de Mars (que tem iluminações de Natal para a época festiva), passear por La Petite Venise (Pequena Veneza) e visitar o Museu do Brinquedo de Colmar.


Como Chegar a Colmar

Colmar é muito fácil de chegar de trem – são 35 minutos de Estrasburgo, 45 minutos de Basel ou 2 horas de Zurique. Existem alguns trens diretos de Paris Gare de l'Est para Colmar e mais com uma mudança em Estrasburgo (tudo em torno de 2,5 horas). Se você estiver viajando de avião, Estrasburgo tem um pequeno aeroporto com voos de vários destinos da França e da Europa Central, ou os principais aeroportos mais próximos são Paris, Basel-Mulhouse-Freiburg ou Zurique.


Mais informacoes clique aqui




Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day



Comments


bottom of page