top of page
  • Lou

MERCADO DE NATAL NA ALSÁCIA, FRANÇA: COLMAR & STRASBOURG

Atualizado: 30 de jan.



Os melhores mercados de Natal na França ficam em Colmar e Estrasburgo (Strasbourg), porque o Natal na Alsácia é um verdadeiro conto de fadas! Pra mim o Natal é a melhor época do ano, e os mercados de natal são um dos melhores destinos de inverno da Europa, e ainda por cima tem um clima todo especial, um verdadeiro clima de festa.


Sei que parece piegas, mas é totalmente verdade! Desde que visitei Luxemburgo na época do Natal, me apaixonei! Viajei a trabalho, e não criei nenhuma expectativa e simplemente me encatei com a cidade toda decorada. Iniciou-se assim minha pequena obsessão com os mercados de Natal, e claro minha irmã também compartilha dessa obsessão, tornando-se uma tradição viajarmos todos os anos para um Mercado de Natal diferente na Europa.


Já fazia um tempo que queríamos conhecer a Alsácia, que é uma região da França que tem uma aparência semelhante à da Alemanha. O controle dessa região foi alternado entre a França e Alemanha ao longo dos séculos, daí a semelhança, o resultado é uma mistura única de suas duas culturas – pense nisso como a França com um toque diferente. A região fica bem na fronteira com a Suíça e Alemanha.


Demorei um pouco para organisar essa viagem, porque sempre achava um pouco confuso para chegar na regiao. Mas na verdade é super fácil, vou contar:


Como chegar em Colmar e Estraburgo

O melhor da Europa é como ela é acessível. Existem alguns aeroportos perto de Colmar. Você pode escolher entre Basileia (Basel), Estrasburgo (Strasbourg), Baden, Estugarda (Stuugart) ou Zurique. Para ser sincera, acredito que você possa até voar para aeroportos como Frankfurt e pegar o trem ou alugar um carro de lá.


Decidimos voar de Londres para o Euroairport em Basileia/Basel (que não fica na Suíça, mas na França) O Aeroporto de Basel é sensacional! Ele é muito internacional pois fica na fronteira entre 3 paises (França, Suíça e Alemanha). Inicialmente parece confuso, mas é super prático, é so escolher o país que você que sair, e você sai por uma porta de saída diferente (o lado francês, o lado alemão ou o lado suíço).


Saímos pela pelo lado francês do aeroporto e alugamos um carro de lá e fomos direto para Colmar, que serviu como a base perfeita pra gente. O trajeto entre o Aeroporto e Colmar é rápido, apenas 40 minutos de um estrada maravilhosa, muito bem asfaltada, parece um tapete.


Mas existem maneiras alternativas como o Flixbus indo para Saint Louis diretamente do lado de for a lado francês do Aeroporto. Vai custar € 2,50 para chegar à estação ferroviária de Saint Louis. Lá dentro você pode comprar sua passagem para a Colmar. O trem vai para Mulhouse, Colmar e Estrasburgo e custa € 13,60. Não se esqueça de validar sua passagem na máquina amarela antes de embarcar no trem.


Aonde ficar

Não há como negar o quão movimentada esta região é na época do Natal, por isso é melhor reservar com antecedência. Ficamos hospedadas aqui, que fica localizado fora da cidade velha (o centrinho de Colmar é onde ficam os mercados). Preferimos ficar neste hotel que fica fora da cidade velha, devido ao estacionamento. Nem todos os hoteis da velha cidade têm lugar pra estacionar o carro e a cidade não permite carros no centro, e para evitar dores de cabeça optámos pela opção mais fácil. Hotel com estacionamento grátis. Do hotel ao mercado de natal, você precisa caminhar uns 10 minutinhos, então não é muito longe. E a cidade é linda, então você já aproveita para tirar foto e admirar a paisagem!


Roteiro

Nós passamos 2 dias inteiros em Colmar e 1 dia em Strasbourg, fizemos um bate e volta. Muitas pessoas fazem ao contrário, ficam em Strasbourg e vão passar 1 dia em Colmar. Mas como eu tinha lido que a cidade de Colmar era menor e bem mais aconchegante, não pensei duas vezes e marquei nosso hotel em Colmar.


E que bom que fizemos isso! Ambas as cidades são lindas e com boas estruturas, mas Colmar por ser uma cidade pequena você se sente mais acolida e realmente no espírito natalino.


Vale lembrar que fomos durante a semana, viajamos na quarta de manhã de Londres e voltamos no sábado à noite, os mercados de natal no fim de semana tendem a ficar bem mais cheios, já no sábado sentimos a diferença e nem conseguíamos andar direito pelas ruas dos mercados.


Sem dúvida nenhuma vale ficar mais dias em Strasbourg, nós não conseguimos conhecer a cidade toda, nós apenas conhecemos os mercados (que são 11 mercados no total). Por outro lado, conhecemos toda a cidade de Colmar, a cidade símbolo da região.


Clique aqui para ler sobre o mercado de Natal em Colmar, ou/e


Clique aqui para ler sobre o mercado de Natal em Estrasburgo/Strasbourg



Comments


bottom of page