top of page
  • EmiLou

Piccadilly Circus, o ícone de Londres

Atualizado: 7 de fev.

Londres é uma cidade de muitos marcos turísticos famosos, porém poucos lugares na cidade tem o poder de te fazer sentir realmente em Londres como o ponto mais emblemático da capital Inglesa, a Piccadilly Circus. Com suas luzes de néon e painéis de LED que tornam a praça no coração da cidade muito vibrante atraindo turistas do mundo todo a se amontoarem nos degraus da estátua de Eros. E nós as irmãs viajantes iremos te contar um pouco mais sobre esse lugar!


Piccadilly Circus é uma das praças mais icônicas e movimentadas de Londres, conhecida por sua atmosfera vibrante e por ser um ponto de referência essencial na capital britânica. Localizada na junção de várias ruas importantes, incluindo Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket, Piccadilly Circus está situada no coração de Londres, tornando-se um ponto de encontro conveniente para moradores e turistas.


Por que é chamado de Piccadilly Circus?

Em primeiro lugar, uma questão que tem confundido turistas e moradores locais – como é que a área recebeu este nome incomum?


O termo ‘Piccadilly’ do nome remonta a 1612, quando um alfaiate chamado Roger Baker morava nas proximidades e fez fortuna vendendo piccadils – colares rígidos e elaborados usados ​​por pessoas elegantes no século XVII.

Foto de Roger Baker, o alfaiate e seu colar rígido chamado Piccadils
Roger Baker, o alfaiate e seu colar rígido Piccadils

Quanto à parte “Circo”, esta palavra vem da palavra latina “círculo”, e por isso era comumente usada pelos romanos para se referir a áreas públicas como esta. Embora o anel tenha se transformado ao longo do tempo no quadrado que conhecemos hoje, mas seu nome original permaneceu.


Vale lembrar que antes mesmo de virar Piccadilly Circus o nome era outro. O nome da praça era Portugal Street, em homenagem a lady Catherine de Bragança de Portugal que era casada com rei Charles II.


Piccadilly Circus era originalmente uma área residencial tranquila, mas começou a crescer em popularidade no século XIX como um centro comercial e de entretenimento. A área também se tornou um destino popular para turistas de todo o mundo, graças à sua proximidade com o Hyde Park, o Palácio de Buckingham e outros locais conhecidos de Londres.


Piccadilly Circus

Piccadilly Circus fica localizada no coração do “West End” Londrino, é cercada por edifícios icônicos, incluindo a famosa tela luminosa de LED da Piccadilly Lights, que exibe anúncios, informações e obras de arte digitais em grande escala. Por isso, muita gente compara Piccadilly Circus com a Times Square de Nova York com seus painéis luminosos bem perto da Broadway e seus teatros.


É justamente em na área de Piccadilly que fica a maioria dos teatros da cidade, na região também conhecida como “Theatreland” ou District Theatre. Outros edifícios notáveis em Piccadilly Circus incluem o Criterion Theatre, o Café de Paris e o Hotel Café Royal.


A praça é cercada por lojas de marca, restaurantes, teatros e cinemas, tornando-a um local popular para fazer compras, jantar fora e desfrutar de entretenimento.


Devido à sua atmosfera vibrante e às famosas luzes de néon, Piccadilly Circus é frequentemente usada como cenário em filmes, programas de televisão e comerciais, o que a torna reconhecível em todo o mundo.


Piccadilly Circus é um local icônico que encapsula a agitação e a energia de Londres. É um ponto de referência essencial e um local onde os viajantes podem mergulhar na vida urbana, desfrutar de compras, gastronomia, teatro e experimentar a essência da capital britânica.


Mesmo que você não inclua no seu roteiro em Londres, provavelmente a Piccadilly vai entrar no seu roteiro por Londres, porque Piccadilly Circus na verdade é um grande roundabout (grande rotunda) com interseções para várias ruas famosas da capital britânica, como por exemplo: Regent Street que te leva para Oxford Street e é o distrito das compras, Piccadilly Road que te leva para Green Park e Palácio de Buckingham, Shaftesbury Ave que te leva para o Soho e Chinatown e Coventry Street que te leva para Trafalgar Square e Covent Garden.


Estátua de Eros de Piccadilly Circus

A praça de Piccadilly Circus é famosa por uma riqueza de coisas, nomeadamente pelos seus letreiros de néon, diferentes exibições e pela fonte localizada no meio do entroncamento que é hoje um dos principais marcos da cidade. A estátua é um ponto de encontro tradicional, onde as pessoas se reúnem para apreciar a paisagem urbana.


Para aqueles que estão se perguntando como é chamada a estátua de Piccadilly Circus que fica acima da fonte, é a estátua de Eros. Retrata um belo arqueiro alado empunhando seu arco.


Erguido no final do século XIX para homenagear o trabalho humanitário de Lord Shaftesbury, o nome original do memorial é Shaftesbury Memorial Fountain. O verdadeiro tema da escultura pública é Antheros, o anjo da caridade cristã e irmão do deus grego do amor, mas os londrinos referem-se a ele como Eros.


Foto da Estátua de Eros que fica no centro de Piccadilly Circus
Estátua de Eros em Piccadilly Circus

Como chegar em Piccadilly Circus?

Piccadilly Circus é um destino ideal para quem deseja visitar Chinatown, o bairro dos teatros do Soho, a área comercial de Oxford Street, Leicester Square ou Trafalgar Square, pois fica no centro deles.


Além disso, o Palácio de Buckingham, o Hyde Park, as Casas do Parlamento e o Big Ben também estão a poucos passos. Muito conveniente, né?!


Piccadilly fica na zona oeste e está localizada na zona 1 de Londres. A estação Piccadilly Circus do metrô de Londres está localizada logo abaixo do próprio Piccadilly Circus, com entradas em cada esquina, e é servida pela Piccadilly Line e pela Bakerloo Line.


Infelizmente não há elevadores na estação de metrô da Piccadilly Circus, apenas escadas rolantes e cerca de 40 degraus no total, desde o nível da plataforma do trem até a bilheteria e o nível da rua.


Portanto, se você precisar de acesso a um elevador, é melhor sair de Covent Garden ou Green Park, dependendo de qual área você deseja explorar primeiro.

Emi & Lou - as irmãs viajantes em Piccadilly Circus
Emi & Lou - as irmãs viajantes em Piccadilly Circus

O que você pode fazer em Piccadilly Circus?

Além da história e da fabulosa fonte, é também sinónimo de diversão, sendo apontada como um dos pontos centrais da festa na capital. Do chá da tarde londrino à típica e saborosa comida de pub, também há muitos lugares excelentes para comer na região.


O Pavilhão de Londres é outra atração notável da região – localizado na esquina da Shaftesbury Avenue com a Coventry Street. Foi inaugurado na segunda-feira, 30 de novembro de 1885, e foi o primeiro edifício estabelecido no Piccadilly Circus, no final da então recém-criada Avenida Shaftesbury. Foi, por muitos anos, um dos music halls mais conecidos em Londres - até os Beatles já tocaram lá.


Outro ótimo lugar para absorver algumas das artes e cultura da cidade é o Criterion Theatre, bem como a mundialmente famosa loja de departamentos Lilywhites, onde você sempre encontra uma barganha nos produtos desportivos (tênis, camiseta, roupa de ginástica e entre outras coisas).


No entanto, você não é um verdadeiro turista de Londres sem uma foto sob as luzes brilhantes de Piccadilly Circus. As luzes de Piccadilly podem ser encontradas no centro do circo, do outro lado da rua da estação do metrô de Londres e, embora sejam “apenas anúncios”, são um espetáculo que as pessoas vêm assistindo há décadas. A única vez que as luzes se apagaram foi durante o funeral da lady Diana e durante a segunda guerra mundial durante o Blitz.


A poucos passos de Piccadilly Circus fica Leicester Square, que é o epicentro do turismo em Londres. Além da estátua de William Shakespeare no centro, há também muitas atrações excelentes para famílias nas proximidades, como a Lego Store e o M&M’s World (nenhuma viagem a Londres está completa sem pegar uma das sacolas amarelas da M&M).


Faça uma curta caminhada ao sul da Leicester Square para chegar a outra área pública popular que apresenta uma seleção de estátuas, testamentos e memoriais entre duas grandes fontes no centro.


Trafalgar Square é também onde você encontrará a National Gallery e a National Portrait Gallery – duas das melhores galerias de Londres. A entrada em ambos os museus é totalmente gratuita, pelo que qualquer pessoa pode visitá-los durante o horário de funcionamento, mas esteja atento a algumas exposições que podem implicar uma taxa de entrada. Se você estiver procurando uma visão geral dos bairros próximos, você pode até fazer um passeio de ônibus ou a pé por Piccadilly Circus, Chinatown e Soho. Há passeios para tudo nesta área, desde passeios de lendas musicais até passeios de Harry Potter.


Se um dos motivos pelos quais você está em Londres é fazer compras sofisticadas, não deixe de visitar a Regent Street. Você também pode passear por esta famosa rua comercial para desfrutar de uma deliciosa refeição em um de seus muitos cafés e restaurantes.


Não importa o que você esteja procurando, você certamente passará em Piccadilly Circus. Portanto, junte-se à multidão e saiba por que o local lendário continua a ser uma das áreas mais queridas de Londres


Assista nosso vlog em Piccadilly Circus clicando aqui!



Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday 
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
 

Planejando sua viagem para Londres ou qualquer outro destino no Reino Unido?


Sinta-se à vontade para explorar todas as valiosas dicas disponíveis no site e canal no YouTube EmiLou Day By Day, que estão aqui para ajudar o seu planejamento.



Não deixe de conferir as recomendações de pubs e restaurantes, dicas de passeios bate e volta saindo de Londres, além das informações mensais sobre Londres, sempre atualizadas para manter você informado sobre os eventos mais interessantes ao longo do ano. Descubra todas as dicas para aproveitar Londres e o Reino Unido por quem entende de verdade! Irmãs Viajantes UK Travel Experts  🇬🇧✈️

 

Comments


bottom of page