top of page
  • EmiLou

Roteiro de 2 dias em Nuremberg

Atualizado: 7 de jun.

Nuremberg é a segunda maior cidade da Bavária e a capital da Francônia (não oficial). Já foi o coração do Sacro Império Romano, agora um baú de tesouros culturais alemães. Se você quer saber como pode explorar esta bela cidade, você está no lugar certo! Aqui, compartilhamos as melhores coisas para fazer em Nuremberg, vem com a gente!


Nuremberg pode não ser tão grande ou famosa quanto outras cidades alemãs como Munique ou Berlim. Mas isso não significa que não existem coisas fascinantes para fazer em Nuremberg, pelo contrário, tem bastante!


Esta cidade tem belas atrações turísticas. E se você gosta de história e experiências medievais, ficará mais do que maravilhado. Nos ouvimos falar dessa cidade por causa da Segunda Guerra Mundial, esta era a cidade queridinha de Hitler, e desde entao queriamos visitar. (Vocês sabem como somos fascinadas pelas histórias da Segunda Guerra Mundial né?! Alias leiam nosso post como visitar as praias do Dia D na Normandia)


Voltando a Nuremberg, suas ruas são charmosas e pitorescas. Cada olhar do caminho na cidade velha parece que há algo bonito para fotografar. Das pontes da cidade às igrejas, das ruas estreitas aos mercados ao ar livre, em quase todo o lado!


As atividades em Nuremberg podem ser avassaladoras se você gosta de história/cultura como nos. Não só a cidade tem mais de 50 museus, na verdade, mas Nuremberg inteira parece um museu aberto!


Nuremberg

Situada ao sul da Alemanha, a 170 km ao norte de Munique, Nuremberg é a segunda maior cidade da região da Baviera e e a capital da Francônia (não oficial) como falamos acima. A cidade tem pouco mais de meio milhão de habitantes e tem uma história muito antiga, que remota 1050, época em que seu famoso Castelo começou a ser construído.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi severamente destruída. Posteriormente, a maior parte das construções medievais foi restaurada e até mesmo sua grande muralha de 4 quilômetros de extensão, que circunda todo o centro histórico da cidade, continua em pé.


Nuremberg teve grande significado durante a época da Alemanha nazista, era nesta cidade que aconteciam as grandes convenções do Partido Nazista, conhecidos como Comícios de Nuremberg. Após a ascensão de Adolf Hitler ao poder em 1933, os Comícios de Nuremberg se tornaram enormes eventos de propaganda nazista, um verdadeiro centro para propagação dos ideais arianos e anti-semitas. Uma grande quantidade de edifícios e instalações foi construída para atender a estas assembléias, mas muitas não foram finalizadas com o final da guerra e foram parcialmente ou totalmente destruídas. No entanto, ainda hoje há muitos exemplos da arquitetura nazista que ainda podem ser vistos na cidade.


Quantos dias devo ficar em Nuremberg?

Uma viagem de um dia para Nuremberg é possível com certeza. Mas, 2 dias em Nuremberg é preferível, pois será o suficiente para ver as melhores atrações da cidade. Reserve mais um dia em Nuremberg para visitar mais museus e ter mais tempo para fazer compras se quiser.


Com dois dias, você tem tempo suficiente para ver as melhores partes de Nuremberg sem “pressa”.


Onde ficar hospedado em Nuremberg?

Se você estiver em Nuremberg de carro, prefira reservar um hotel fora das antigas muralhas da cidade. Encontrar estacionamento na cidade velha pode ser um desafio, por isso verifique se o seu hotel o inclui estacionamento.


Nós ficamos hospedadas neste hotel, que fica localizado no centro histórico, o hotel oferece uma mistura de design moderno e charme histórico. Este boutique hotel dispõe de quartos com uma decoração elegante e comodidades atenciosas. O hotel não possui estacionamento próprio mas tem um estacionamento público aberto 24h bem próximo caso você queira ir de carro.


Nós alugamos nosso carro com a Rentalcars mas no final da nossa viagem de Nuremberg na Alemanha para irmos para Rothenburg ob der Tauber. Enquanto explorávamos a cidade de Nuremberg, fizemos tudo a pé.


Roteiro de 2 dias:

Dia 1

Como você tem 2 dias em Nuremberg, pode ser mais flexível com sua visita. Se você nos perguntar, o clima é o principal fator a ser considerado na elaboração de roteiros. Principalmente porque haverá muita caminhada e algumas atrações turísticas são ao ar livre.


Típico passeios:

  • Veja os imponentes marcos de Nuremberg

  • Faça um passeio de lazer nos pontos pitorescos da cidade

  • Visite um local histórico

  • Descubra o Mercado de Natal de Nuremberg (aplicável apenas durante a época de Natal).

Fomos no Natal e não nos arrependemosl leia nosso post sobre o melhor mercado de natal da Alemanha, Nuremberg. Mesmo que a cidade estivesse extremamente movimentada, ainda conseguimos tempo para explorar a cidade além dos mercados de Natal


Lorenzkirche, ou Igreja de Saint Laurence,

A igreja de Saint Laurence (São Lourenço) é uma das belas igrejas de Nuremberg. É também uma das mais antigas e sua arquitetura impressiona os visitantes. Esta igreja gótica no centro de Nuremberg data de 1250. Com 12.000 tubos, a Lorenzkirche possui um dos maiores órgãos de igreja do mundo. Veja se a sua visita é combinada com um concerto.


Sua fachada o receberá com um espetáculo arquitetônico ao sair do metrô. Possui uma imponente rosácea de 9 metros de diâmetro que chama a atenção.


Lorenzkirche também tem um portal elaborado. Esses dois sozinhos podem explicar por que é uma das mais belas igrejas luteranas da Bavária. Abriga um dos maiores órgão de três tubos do mundo, entre e veja!


Explore o Mercado Handwerkerhof

Você deve saber antes de viajar para a Alemanha o quão bonito e idílico é o sul do país. Você vai querer sua câmera carregada ao explorar esta vila medieval dentro das muralhas da cidade de Nuremberg, que abriga charmosas lojas de artesanato e restaurantes rústicos.


Pegue suas lembranças, dê um passeio ou sente-se e desfrute de uma cerveja enquanto vê o mundo passar. Não fica muito mais bávaro do que isso!


Admire o Weinstadel

Uma das coisas mais históricas (e bonitas!) para fazer em Nuremberg é visitar este edifício. Teve muitas utilizações ao longo dos anos: já foi armazém de vinhos, casa de leprosos que só eram permitidos na cidade na Páscoa, e hoje em dia a torre ao lado é utilizada como alojamento de estudantes. É um ótimo lugar para fotografar das pontes próximas ao Weinstadel.




Castelo Imperial de Nuremberg

Kaiserburg Nürnberg (ou Castelo Imperial de Nuremberg) também é o destaque de uma visita a Nuremberg. Falando em importância histórica, o Castelo Imperial se destaca entre as atrações da cidade.


Construído no topo de uma colina para o melhor ponto de vista da paisagem circundante, o castelo paira sobre a cidade. Este lugar remonta a 1.000 anos atrás, então há uma história séria aqui.


Já foi a sede do poder do Sacro Império Romano. Reis e imperadores residiram aqui por várias décadas ou séculos. Descubra sua história visitando diferentes partes, desde Palas até a capela imperial, torres, etc.


Tem um museu, edifícios pitorescos, belos jardins e pontos de vista da cidade. Definitivamente, é um pacote completo que você não vai perder quando visitar Nuremberg. Aprenda muitas coisas no Museu do Castelo Imperial no caramanchão do castelo.




Casa de Albrecht-Dürer

Proximo ao castelo voce encontra Albrecht-Dürer Haus, a antiga residência de Albrecht Dürer, um importante artista alemão do renascimento que virou um museu. A casa foi construída por volta de 1420 e tem cinco andares. Desde 1871 a Albrecht-Dürer Haus é um museu dedicado à vida e obra de Dürer. O museu apresenta instalações de mobiliário de época, uma recriação da oficina de Dürer, na qual os visitantes podem assistir a demonstrações de técnicas de gravura e exibições rotativas de desenhos e gravuras do artista.


Albrecht Dürer foi um dos residentes mais influentes de Nuremberg, central para o Renascimento alemão e lembrado por suas pinturas e obras de impressão.


A casa de madeira ao lado da Tiergärtnerplatz, na qual ele morou por quase 20 anos, de 1509 a 1528, foi convertida em um museu dedicado ao seu trabalho. É grátis com um Nuremberg Card ou você pode pagar € 7 para entrar.


Esfregue a "torre dos desejos" de Schöner Brunnen

Na praça central de Nuremberg, você encontrará o Schöner Brunnen, que se traduz como "bela fonte". Também é pensado para conceder desejos se você girar o anel dourado na grade da fonte três vezes enquanto faz o seu desejo. Por que não?


St Sebald Church

A Igreja de São Sebaldo é uma das poucas igrejas em Nuremberg, mas é considerada a mais antiga.


O interior da igreja é incrivelmente bonito, com arcos abobadados e artefatos antigos espalhados por todo o lugar.


Voce pode fazer um tour na igreja de rua Sebald, assim voce pode aprender tudo sobre a história do lugar, tal como eles reconstruíram esta igreja mais de duas vezes (mais recentemente por causa da Segunda Guerra Mundial), mas como também voce pode subir as torres da igreja.


Onde comer?

No primeiro dia recomendamos ir no Heilig-Geist-Spital que eh uma taverna histórica com fartos pratos regionais e cerveja em um salão antigo com vista para o rio.


O Heilig-Geist-Spital em Nuremberg foi o maior hospital da antiga Cidade Imperial Livre de Nuremberg. Foi usado como hospital e casa de repouso.


Sua capela também foi depositária das regalias imperiais, as joias da coroa do Sacro Império Romano, entre 1424 e 1796. As regalias, entre elas a Lança Sagrada, eram mostradas aos crentes uma vez por ano no chamado Heiltumsweisung (show de adoração ) no décimo quarto dia após a Sexta-feira Santa. Para as coroações, eles foram levados à Catedral de Frankfurt.


O hospital foi parcialmente construído sobre o rio Pegnitz, e hoje funciona como restaurante. Comemos um schnitzel delicioso.


Dia 2

O segundo dia na cidade é dedicado aos museus, é hora de aprendermos algo sobre os alemães e sua história. Sugerimos visitar os museus da zona sul da cidade.


Germanisches Nationalmuseum

Nuremberg permite que você descubra muitas coisas. Da história recente às raízes da cultura alemã, esta cidade oferece quase tudo. Com os mais de 50 museus da cidade, tenho certeza que sim. Mas você não precisa visitar todos os 50 museus. Porque tudo o que você precisa descobrir está no Germanisches Nationalmuseum. O museu possui artefatos que retratam toda a história da cultura alemã.


De roupas simples a armas usadas desde o nascimento da cultura alemã até agora – elas estão aqui. O Germanisches Nationalmuseum também guarda muitas obras de arte impressionantes dos tempos medievais! Alguns têm um significado profundo, que pode ser tão fascinante quando você os descobre.


Documentation Center Nazi Party Rally Grounds / Centro de Documentação Centro de Reuniões do Partido Nazista

Se Nuremberg tem uma atração turística única, tem que ser o Document Center Nazi Party Rally Grounds. Exelente local para aprender algo sobre a história recente, com certeza você irá achar o museu intrigante.


Com base no nome, sei que você já sabe o porquê. Você aprenderá muito sobre os nazistas aqui, desde suas causas até sua morte. Você também terá algumas informações sobre os eventos em Nuremberg a partir daqui.


Este museu está dentro de uma estrutura bastante imensa chamada Congress Hall. Sua arquitetura e tamanho permitem que você imagine os comícios nazistas. No entanto, você não precisa imaginar. O museu vai visualizar tudo.


Coma na famosa casa de bratwurst de Nuremberg

A Alemanha é um país que adora salsicha. Bem, isso está no próximo nível em Nuremberg. As pessoas viajam de todo o país apenas para provar as famosas bratwurst de Nuremberg.


Mais de 3 milhões de pequenas salsichas são produzidas todos os dias, o que é surpreendente.


As bratwurst de Nuremberg estão cheias de especiarias e são deliciosas. Normalmente vêm com chucrute ou salada de batata. Ou, se quiser comê-los da forma tradicional, tem 3 recheados dentro de um pãozinho com mostarda. Muito simples, mas cheio de sabor.


Espalhadas por Nuremberg estão as casas de bratwurst onde você pode almoçar ou jantar. Você pode pedir 6, 8, 10 ou 12 de cada vez e eles também vêm com pão / pretzels ao lado. Eles também são baratos com um prato de seis custando cerca de € 9


Recomendamos que você vá no tradicional Restaurant Bratwurstglöcklein im Handwerkerhof. O restaurante é bem típico, com excelente salsichas, boas saladas, serviço rápido, pessoal simpático, zona agradável, é imperdível!


Experimente o Nuremberg Lebkuchen, delicioso pão de gengibre na loja Wicklein

Experimentar um delicioso pão de gengibre estava no topo da nossa lista do que fazer em Nuremberg. Afinal, essa é uma das coisas pelas quais a cidade é mais famosa, então nos teriamos que experiementar!


Nuremberg Lebkuchen foi assado pela primeira vez por monges Frankonianos no século XIV. Como a cidade era um dos centros comerciais mais importantes da Europa, especiarias exóticas como canela, cravo, cardamomo, noz-moscada e amêndoas de vários lugares estavam facilmente disponíveis.


Isso não é como qualquer pão de gengibre que já provamos antes, e também não tem nada a ver com o nosso famoso pão de mel. A massa é muito macia como massa de biscoito e cheia de sabor dos temperos. Oficialmente, deve haver pelo menos 25% de nozes na massa para ser classificado Nuremberg Lebkuchen.


Dê um passeio ao longo de Weissgerbergasse

Se você está procurando o que fazer em Nuremberg, eu realmente recomendo visitar Weissgerbergasse. Esta é a rua mais pitoresca da cidade com antigas casas de madeira de ambos os lados.


Historicamente, era aqui que funcionava o comércio de couro na cidade. Cada casa frequentemente vinha com o próprio poço e jardim para destacar a riqueza da área.


Em vez dos curtumes movimentados da Idade Média, a Weißgerbergasse hoje é povoada por cafés, bares, pequenas butiques e oficinas de artesanato. Também é uma rua incrivelmente bonita para caminhar, especialmente à noite.


Uma maneira fantástica de ver esta área é em um passeio pela cidade de Nuremberg. Então você pode ver todos os melhores lugares da cidade!


Caminhe por Henkersteg, a famosa ponte de madeira

Achamos Nuremberg surpreendentemente pequena e, portanto, muito fácil de se locomover. De onde eu estavamos hospedadas, praticamente qualquer lugar ficava a 15 minutos a pé.


Um local que achei fascinante foi Henkersteg. Este lugar tem um passado horrível. Era sobre essa ponte de madeira que o “Henker” – o Carrasco – caminhava de sua casa isolada na ilha para a cidade. Na Idade Média, o carrasco não tinha permissão para ter contato com cidadãos honrados. É por isso que hoje a ponte é conhecida como Ponte do Carrasco



Como chegar em Nuremberg

Chegar a Nuremberg é bastante simples, nós voamos de Londres Heathrow pela British Airways diretamente para Nuremberg, mas são considerados voos 'domésticos', consequentemente os voos não são tão frequentes assim. Caso não exista essa opção no seu país/cidade, você pode voar para Munique.


Munique é um dos aeroportos mais populares da Alemanha, por isso há voos frequentes durante todo o dia.


Do aeroporto de Munique, pegue o trem para a estação central da cidade de Munique, que leva 45 minutos. E depois pegue outro trem para Nuremberg, que leva cerca de uma hora.


Pesquise a melhor rota de trem neste site.


No total, a viagem leva de 4 a 5 horas até Nuremberg, mas garanto que vale a pena!



Caso você prefira, voce pode alugar um carro e utilizar as maravilhosas rodovias da Alemanha, a viagem dura cerca de 2 horas. A cidade de Nuremberg esta bem próxima da seção norte da Rota Romântica, dai você pode até adicionar outras cidades lindas muradas da Alemanha no seu roteiro. Assim como nós fizemos!


Se precisar de mais informações sobre como alugar um carro na Europa, leia nosso post clicando aqui


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day

Comments


bottom of page