top of page
  • EmiLou

Rothenburg Od der Tauber, A Vila de Natal de conto de fadas da Alemanha

Atualizado: 7 de jun.

Rothenburg od der Tauber é considerada a vila Natalina Alemã - a vila de conto de fadas da Alemanha. É uma das cidades medievais mais encantadoras de toda a Europa e uma parada obrigatória em qualquer visita à Alemanha.


Rothenburg od der Tauber é uma cidade murada localizada em um planalto com vista para o rio Tauber, daí seu nome oficial de Rothenburg ob der Tauber.


Traduzido literalmente como "Fortaleza Vermelha no Rio Tauber". Por que vermelho? Provavelmente porque alguns dos telhados da cidade são vermelhos.


Rothenburg ob der Tauber é a cidade que você imagina quando fecha os olhos e pensa na Alemanha dos livros de histórias.


Na verdade, toda a vila parece um set de filmagem. Especialmente na época do Natal, quando o Mercado de Natal de Rothenburg transforma toda a cidade em um país das maravilhas do inverno.


No entanto, essas ruas estreitas de paralelepípedos ladeadas por casas de enxaimel estão repletas de mais de 1.000 anos de história fascinante.


A história de Rothenburg ob der Tauber

Considerada uma “Cidade Imperial Livre” por quase 500 anos, o status permitiu que os cidadãos de Rothenburg ob der Tauber desfrutassem de um padrão de vida melhor do que os das cidades vizinhas. Franconian Rothenburg foi relutantemente anexado ao Reino da Bavaria em 1802.


Embora ainda faça parte da Bavária hoje, muitos residentes se identificam mais como francônios do que como bávaros.


Durante um ataque de bombardeio da Segunda Guerra Mundial, uma parte da cidade pegou fogo, mas a cidade em si foi amplamente poupada devido ao seu significado histórico (e ao Secretário Adjunto de Guerra dos EUA, John J. McCloy, que conhecia a beleza da cidade). Após a guerra, o apoio financeiro internacional ajudou a restaurar totalmente as áreas destruídas. Hoje, rigorosas leis de preservação protegem seu centro histórico.


Mercado de Natal em Rothenburg ob der Tauber

A cidade exala alegria das festas de natal e é decorada com esmero E embora nós amamos estes vilarejos em qualquer época do ano, o mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber ajuda a tornar a cidade uma das melhores cidades alemãs de Natal pela Europa.


Agora, tenham em mente que Rothenburg é insamente turístico!


Esta famosa vila natalina na Alemanha é cheia de turistas em qualquer mês do ano, mas em dezembro é quase insano. Principalmente porque muito dos turistas fazem aquele famoso bate e volta de uma outra cidade da Alemanha. A cidade começa encher as 10 da manhã e começa a esvaziar depois das 5 da tarde.


Então, neste ponto, você pode estar se perguntando: “nossa, isso parece horrível! Eu quero uma pequena vila natalina na Alemanha vazia e bem tranquila para passear! Bem, Rothenburg deve ser um dos poucos lugares que VOCÊ DEVE IR!



Rothenburg ob der Tauber é uma das cidades muradas medievais mais bem preservadas da Alemanha e mesmo cheio de turistas você ainda consegue andar pela cidade e curtir, principamente se você pernoiar na cidade, e se for durante a semana, como nos fómos.


Mas, apesar de ser impossível tirar uma boa foto das ruas de paralelepípedos ladeadas por casas em tons pastel sem outras pessoas por perto, de alguma forma isso não importa. O fascínio e a magia que esta cidade exala é impressionante! É incrivelmente fácil se sentir transportado de volta no tempo com esta linda cidadezinha.


E estar presente no famoso mercado de Natal em Rothenburg ob der Tauber?? Pura Magia!


Quando visitar os mercados de Natal em Rothenburg?

O mercado de Natal de Rothenburg é chamado Reiterlesmarkt e geralmente acontece nas praças da cidade do final de novembro até 2 dias antes do Natal. Lembre-se que no dia 25 de Dezembro na Europa, nada abre.


Sei que já dissemos isso, mas é muito importante definir suas expectativas de forma realista: vai estar cheio!


Embora você nunca tenha Rothenburg só para você, se tentar ir aos mercados logo pela manhã e durante a semana, pode haver menos pessoas do que, digamos, ao meio-dia ou mesmo às 18h de um sábado. Como alternativa, embora muitas pessoas digam que ficar em Rothenburg após a partida dos excursionistas é um ótimo momento para estar na cidade, os Mercados de Natal são uma exceção porque eles podem realmente começar à noite, já que a magia das luzes iluminadas e das barracas envolve a cidade.


Agora, realmente há algo mágico sobre os mercados à noite, e nós recomendamos passear à noite.


Como chegar a Rothenburg ob der Tauber?

Rothenburg Ob Der Tauber está localizada no centro e sul da Alemanha, no estado da Baviera, e fica a apenas algumas horas de Munique, Nuremberg e Frankfurt, tornando a acesso bastante fácil de trem ou carro.


O aeroporto mais próximo de Rothenburg ob der Tauber fica em Nuremberg. De lá, você pode chegar à pitoresca cidade de carro, trem ou ônibus.


Dirigir é a opção mais rápida das três, com o tempo de viagem em torno de 1h e 10 minutos. Você pode alugar um carro diretamente no aeroporto de Nuremberg como fizemos.


Se você optar pelo transporte público, os tempos de viagem variam de 1 hora e 40 minutos (trem) a 2 horas e 20 minutos (trem e ônibus). Você também terá que mudar as conexões.


Primeiro de tudo, você precisa chegar à Estação Central de Nuremberg do aeroporto (U2).


Uma vez lá, você pegará o trem para Ansbach (S4 ou RE90), onde fará a baldeação para o ônibus para Rothenburg (732) ou continuará de trem para Steinach (RB80). De Steinach, você pegará o trem para Rothenburg (RB82).


Você notará que os horários de conexão dos trens são bastante apertados, mas, o horário sempre é respeitado e dá tempo de fazer a conexão.


Quanto tempo ficar em Rothenburg?

Algumas pessoas optam por visitar Rothenburg ob der Tauber em uma viagem de um dia, mas honestamente, isso é muito pouco, especialmente se você visitar durante o inverno, quando os dias são curtos. Por isso, procure passar pelo menos uma noite na cidade,


Se o seu itinerário permitir (e você nunca esteve em Rothenburg), sugerimos ficar 2 dias e foi exatamente o que fizemos. Isso permitirá que você não se sinta pressionado a fazer tudo corrento e nao curtir a cidade com calma, você poderá fazer todos os extras (como a Câmara de Tortura Medieval e uma caminhada na muralha da cidade) e poderá ver os mercados em toda a sua glória à noite .

Pousada Alemanha
Pousada que nos hospedamos na cidade

Durante nossa viagem a Rothenburg, passamos duas noites em uma pousada tipicamente Alemã, uma casa pequena, limpa e confortável hotel bem do lado de fora do portão central da cidade. Achamos que seria mais fácil para estacionar o carro do lado de fora das muralhas, já que a pousada possuía estacionamento grátis.


O que fazer em Rothenburg no Natal

  • Admire a decoração festiva e compre presentes e decorações de Natal. Rothenburg sem duvida nenhuma é o melhor lugar para se estar na época do Natal. A cidade antiga tem inúmeras lojas que vendem lindos enfeites de Natal e, embora os preços sejam um pouco mais salgados, admirar suas extravagantes decorações é totalmente gratuito. E quando escurece, todo o lugar se torna nada menos que mágico.

  • Bratwursts são uma comida de rua muito popular nos mercados de Natal, especialmente na Alemanha, então não deixe de experimentá-las. Em Rothenburg, eles vendem vários tipos, incluindo um de meio metro de comprimento.

  • O vinho quente é a bebida perfeita para o Natal, na nossa opinião! Claro, existem vários outros como glogg, chocolate quente ou gemada, mas nada supera uma caneca de vinho tinto quente com especiarias como canela e cravo. Além disso, ajudará a mantê-lo aquecido enquanto você se move de estande em estande, admirando a decoração e comprando presentes. Além disso, se você quiser um tipo especial de lembrancinha, temos uma dica para você! Muitos Mercados de Natal na Europa fizeram canecas especialmente para servir vinho quente durante todas as épocas festivas. A primeira vez que você compra uma caneca de vinho quente, eles pedem um depósito (geralmente em torno de 5 euros). Isso é para a caneca. Dessa forma, você pode levar seu vinho quente enquanto explora o mercado de Natal e obter recargas de outras barracas, se desejar. Quando terminar de beber, basta devolver a caneca em qualquer uma das barracas que vendem vinho quente e eles devolvem o depósito. No entanto, você também pode manter a caneca como lembrança e o depósito funcionará como um pagamento por ela. Nós temos essas canecas de todos os mercados de Natal que já vistamos na Europa, nosso armário da cozinha esta loatdo!

  • Experimente os vários tipos de doces em oferta. De pão de gengibre em diferentes formas e formas a maçãs cobertas de açúcar, há muitos doces para experimentar nas barracas de comida no mercado de Natal de Rothenburg ob der Tauber.

  • Visite a loja Käthe Wohlfahrt. Aqui voce encontra todos os enfeites de natal possiveis e inimaginaveis. Tudo muito lindo e de muito bom gosto. Conseguimos nos controlar (principalmente porque já temos muitos enfeites), então compramos apenas uma estrela dourada nova para a nossa árvore de natal e alguns outros enfeites muito delicados e um pequeno presépio.

  • Visite o Museu do Natal. Em Rothenburg, você pode visitar um museu de Natal. Fica numa das lojas maiores (Käthe Wohlfahrt) na cidade antiga. O museu mostra como o Natal era celebrado e como os costumes evoluíram ao longo dos anos na Alemanha. Você também verá muitas decorações históricas, como árvores de Natal, arcos de velas, etc. A melhor coisa é que o museu fica aberto o ano todo, então você ainda pode entrar mesmo se for fora do período de Natal.

Lembre-se:

  1. Não há tempo ruim, apenas roupas ruins

Esse é um ditado popular na Alemanha e por um bom motivo. Temos MUITA chuva aqui, e não, não é garantido que haverá neve encantadora caindo em seu Gluhwein fervente até dezembro.

Mas, se formos abençoados com um Natal branco, isso também significa uma outra sacola de roupas prontas para o clima!


2. Reserve Acomodação com Antecedência

Se você gosta de viajar e ter uma variedade de hotéis com "preços razoáveis" como opcoes, convém reservar com antecedência, pois eles lotam rapidamente. Nos rersevamos o nosso com 6 meses de antecedencia e ja nao tinha tanta opcao assim, muitos inclusives ja estavam lotados.


3. Confira a programação diária de eventos

Certifique-se de verificar a programação diária oficial para o dia exato em que você está lá (link acima ou pare no escritório da TI na Marktplatz para obter um). e até mesmo fazer estatuetas de chocolate! Há algo todos os dias, então planeje de acordo e eu prometo, adicionar esses pequenos toques fará com que sua experiência de Natal mágico transborde em uma experiência de Natal de conto de fadas!


Informações Importantes:

Como a maioria das coisas na Alemanha, quase tudo fecha, no dia 25 de Dezembro.


Estacionamento Rothenburg ob der Tauber

Como esta é uma cidade murada medieval, a maior parte do estacionamento turístico será fora das muralhas, com uma curta caminhada até Altstadt.


Estacionamento público

Se você seguir as indicações para P3 e P4, essas são boas, estacionamentos próximos à cidade murada. No entanto, se você não chegar de manhã, espere que eles encha. Estes custarão cerca de 5 euros / dia


Estacionamento da Estação Ferroviária

Outra opção, se você estiver bem em caminhar um pouco, é ir até a Kaufland (loja) perto da estação de trem, que fica a cerca de 10 minutos a pé das paredes.


Boa viagem!


Se você gostou das dicas, aproveita e segue também a gente no Instagram @emiloudaybyday
Assim você poderá acompanhar todas as nossas viagens em tempo real!
Confira também nosso canal no YouTube EmiLou Day by Day

Comments


bottom of page